Questões de Concurso Público Prefeitura de Montes Claros - MG 2024 para Sociólogo
Foram encontradas 15 questões
I- A fenomenologia é a base filosófica do individualismo metodológico e, nessa perspectiva, os fenômenos são considerados como consequência da natureza egoísta e individualista dos atores sociais.
II- Do ponto de vista epistemológico, o individualismo metodológico realiza microanálises, a partir de microfundamentos, buscando alcançar a regularidade e os padrões estáveis nos eventos, para a formulação de leis gerais.
III- Para descrever as ações dos atores sociais, o individualismo metodológico não toma como unidade básica de análise conceitos coletivos como grupo, estado, economia etc., já que não é a partir deles que a compreensão da sociedade se estabelece.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
( ) Por focalização entendemos a eleição de um segmento específico da população como alvo de uma política social, que redistribui bens e serviços, de acordo com a necessidade e a partir de um condicionante prévio.
( ) Contrastando com as políticas focalizadas, temos as políticas universais, que concedem benefícios a todos aqueles que estão inseridos no mercado de trabalho.
( ) Uma política social meritocrática relacionada a uma concepção de direitos deve ser garantida igualmente a todos os cidadãos, independentemente de contribuições sociais.
( ) A política social brasileira adotou, de 1988 para cá, somente medidas e ações universalistas.
A sequência CORRETA é, de cima para baixo:
I- A história é um processo de criação, satisfação e recriação das necessidades humanas. O progresso da alienação e da propriedade privada é uma implicação da expansão da divisão do trabalho. Por isso, o mundo real não pode ser inferido do estudo do mundo ideal; é o mundo ideal que tem que ser interpretado como uma resultante histórica do mundo real.
II- A constituição de uma economia de troca é resultante de um processo histórico. e o capitalismo, embora seja um modo de produção específico, tem condições de produção que podem ser consideradas universais e características de todas as formas de economia.
III- A participação geral da vida política é o ideal a que se propõem todos os Estados, porém, na prática, o Estado é uma forma alienada de atividade política, na qual o que se verifica é uma luta de interesses de setores. A verdadeira democracia exige que a alienação entre o indivíduo e a comunidade política seja ultrapassada através da resolução da dicotomia entre os interesses individuais e o caráter social da vida política.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Entre as assertivas a seguir, qual está em desacordo com os princípios da História de Vida enquanto método de análise dos fenômenos sociais?
• Gerou uma consciência falsa da realidade ao não denunciar a desigualdade de oportunidades entre negros e brancos.
• Tratou a miscigenação (um fato biológico) e a democratização (fato sociopolítico) como fenômenos semelhantes.
• Funcionou como uma cultura política e um obstáculo para enfrentar a verdadeira questão racial no Brasil.
Com relação à ideia de desmercantilização do trabalho, analise as afirmativas a seguir.
I- A concepção de desmercantilização deve incorporar a possibilidade de cada cidadão decidir e optar livremente por não trabalhar quando assim considerar ou julgar necessário, podendo e tendo como sobreviver dignamente por meio da sua inserção no mercado.
II- A desmercantilização do trabalho é uma pré-condição para que os trabalhadores tenham um nível tolerável de bem-estar e segurança social. Sem desmercantilização os trabalhadores teriam maiores dificuldades em agir coletivamente.
III- A desmercantilização do trabalho faz referência ao grau de autonomia e independência que as políticas sociais conseguem garantir aos indivíduos de sobreviverem através das relações do mercado, uma vez que a mercantilização fortaleceria a organização dos trabalhadores e enfraqueceria o poder e a autoridade dos patrões.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
( ) Em uma visão positivista do mundo, a ciência é vista como o único caminho para se chegar à verdade e para entender e explicar os fenômenos, já que é impossível prevê-los e controlá-los.
( ) O positivismo repreende a aproximação das ciências sociais com as ciências da natureza e defende a adoção de métodos próprios e distintos dos adotados pela física, uma vez que os objetos dessas ciências são diferentes.
( ) O elemento mais importante de uma base empírica é o fato. A experimentação é uma estratégia questionável, e a neutralidade do pesquisador é uma condição indispensável.
( ) Para o Positivismo, é possível descobrir as leis e estabelecer as relações de causa e efeito que permeiam os fenômenos analisados, observando a clara dicotomia entre ciência e ação.
A sequência CORRETA é, de cima para baixo:
I- Uma das formas mais tradicionais de se caracterizar a pobreza tem sido defini-la como insuficiência de renda. Para medir sua incidência sobre as populações, são utilizados indicadores como o PIB per capita de um país.
II- O conceito de pobreza absoluta está relacionado à linha da pobreza, representada por um valor de renda capaz de garantir a satisfação de necessidades básicas, sejam elas alimentares ou outras.
III- O PIB é um indicador de pobreza adequado tanto para economias baseadas em trocas monetárias, nas quais o atendimento às diversas necessidades é garantido através do dinheiro, como para aquelas em que a obtenção do bem-estar não se dá apenas através do dinheiro.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
1. Um indivíduo, ao fazer uma escolha, avalia a eficiência relativa de cada meio e as consequências da sua utilização em relação à prossecução de outros propósitos que possa ter também.
2. Um funcionário público que entra todos os dias na sua repartição à mesma hora não se comporta apenas movido pelo hábito, o seu comportamento é determinado pela validade de uma regra administrativa.
3. Um agente social consegue impor a sua vontade, em uma dada situação, mesmo que para tal tenha que entrar em oposição a outros com os quais mantém uma relação social.
4. As atividades de uma equipe de funcionários desenvolvem-se numa base regular, constituindo deveres oficiais e bem definidos, pois o funcionário não é o dono do lugar, e a sua carreira é regida por uma concepção abstrata do dever.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação CORRETA com os respectivos conceitos, considerando as afirmativas de cima para baixo.
( ) A construção de agenda é a última fase do ciclo político, quando os problemas passam do nível privado para o público.
( ) O processo de criação de soluções para o problema diz respeito ao estágio de formulação de políticas, quando é definido o que fazer e como fazer, a partir dos instrumentos necessários à implementação da política.
( ) A implementação de políticas é o primeiro estágio do ciclo, quando se coloca a decisão em prática. Trata-se da administração da política e do provimento de serviços, que podem envolver órgãos não governamentais e empresas estatais.
( ) A avaliação das políticas se refere ao processo de aferir se uma política está funcionando na prática, envolvendo os meios que são empregados e os objetivos que são atendidos.
A sequência CORRETA é, de cima para baixo: