Na essência do debate acerca da objetividade e da subjetivid...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024
Banca:
COTEC
Órgão:
Prefeitura de Montes Claros - MG
Prova:
COTEC - 2024 - Prefeitura de Montes Claros - MG - Sociólogo |
Q3067254
Sociologia
Na essência do debate acerca da objetividade e da subjetividade nas ciências sociais residem duas possibilidades de
alcance da realidade social. Tais perspectivas elucidam duas abordagens distintas de esclarecer e decodificar os
fenômenos, por meio de preceitos individualistas e holistas, que sugerem epistemologias correspondentes e, o mais
fundamental, formas diversas de aquisição de conhecimento (Braga; Martins, 2015). Sobre os preceitos do individualismo
metodológico, analise as assertivas a seguir.
I- A fenomenologia é a base filosófica do individualismo metodológico e, nessa perspectiva, os fenômenos são considerados como consequência da natureza egoísta e individualista dos atores sociais.
II- Do ponto de vista epistemológico, o individualismo metodológico realiza microanálises, a partir de microfundamentos, buscando alcançar a regularidade e os padrões estáveis nos eventos, para a formulação de leis gerais.
III- Para descrever as ações dos atores sociais, o individualismo metodológico não toma como unidade básica de análise conceitos coletivos como grupo, estado, economia etc., já que não é a partir deles que a compreensão da sociedade se estabelece.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
I- A fenomenologia é a base filosófica do individualismo metodológico e, nessa perspectiva, os fenômenos são considerados como consequência da natureza egoísta e individualista dos atores sociais.
II- Do ponto de vista epistemológico, o individualismo metodológico realiza microanálises, a partir de microfundamentos, buscando alcançar a regularidade e os padrões estáveis nos eventos, para a formulação de leis gerais.
III- Para descrever as ações dos atores sociais, o individualismo metodológico não toma como unidade básica de análise conceitos coletivos como grupo, estado, economia etc., já que não é a partir deles que a compreensão da sociedade se estabelece.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)