Questões de Concurso Público Prefeitura de Montes Claros - MG 2024 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 40 questões

Q3067293 Terapia Ocupacional
Existem hoje, disponíveis para uso no Brasil, uma diversidade de instrumentos que podem ser utilizados no processo de avaliação do desenvolvimento infanto-juvenil, a fim de potencializar o processo terapêutico ocupacional e o processo de cuidado como um todo. Marque a opção que apresenta instrumentos utilizados para avaliar apenas o desempenho funcional:
Alternativas
Q3067294 Terapia Ocupacional
As práticas e atuação do profissional de terapia ocupacional na reabilitação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo ocorre a partir de intervenções, com o intuito de aprimorar o desempenho ocupacional em todas as áreas de vida, com o enfoque na demanda principal do paciente. Essas crianças podem apresentar dificuldades na recepção, modulação, integração e organização dos sentidos, o que interfere diretamente na sua habilidade de interagir com pessoas e objetos, resultando em dificuldades no desenvolvimento de atividades lúdicas, ocasionando diminuição da capacidade de planejar e executar atividades motoras e cognitivas e má organização do comportamento. A abordagem de Integração Sensorial, chamada Ayres Sensory Integration, é um tratamento muito utilizado hoje. Analise as afirmativas a seguir.
I- Abordagem que organiza a oferta sensorial adequada ao perfil do indivíduo, gerenciando um equilíbrio entre a demanda sensorial, liberdade de escolha e a necessidade individual, ajustando, assim, o desafio de modo a promover a resposta adaptativa, com o objetivo de atingir as suas necessidades específicas.
II- Destaca-se entre seus objetivos terapêuticos: o desempenho funcional, as capacidades de autorregulação e as habilidades sensório-perceptivo-motoras.
III- Abordagem sistemática que orienta o raciocínio clínico e uma metodologia que enfoca os resultados relacionados à ocupação e revisão, em que aborda um formato necessário, fornecendo um método para descrever o processo de raciocínio, incluindo uma justificativa baseada em dados para decisões de tratamento.
IV- Abordagem clínica e reabilitadora para distúrbios do processamento sensorial, baseada no princípio neurocientífico da plasticidade neural, que defende que as células nervosas se adaptam e modificam seu funcionamento para garantir a sobrevivência.

Quais afirmativas se relacionam ao referido método de atuação?
Alternativas
Q3067295 Terapia Ocupacional
A Lista de Procedimentos da Terapia Ocupacional (LPTO), definida pela Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (ABRATO), contém como procedimento terapêutico ocupacional a “prescrição e confecção de recursos de tecnologias outras assistivas”. Os terapeutas ocupacionais são profissionais habilitados para avaliar as funções e as atividades dos pacientes, bem como os contextos e os ambientes em que eles estão inseridos para orientar o paciente, seus familiares/cuidadores e a equipe assistencial em relação à aplicabilidade dos recursos de tecnologia assistiva. O conjunto de ferramentas e estratégias utilizadas pelos indivíduos para a produção de intenção e significado durante uma interação social, de modo a gerar uma mensagem compreensível sobre necessidades, sentimentos e desejo; voltada para o aprimoramento da funcionalidade de pessoas com deficiência por meio do uso de produtos, recursos, estratégias, métodos e serviços que possibilitem o desempenho de atividades necessárias ou pretendidas.
O texto descreve qual categoria da tecnologia assistiva?
Alternativas
Q3067296 Terapia Ocupacional
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional reconheceu, por meio da Resolução n° 383 de 2010, a especialidade “terapia ocupacional em contextos sociais”, sendo descritas as áreas de atuação do terapeuta ocupacional em contextos sociais, dentre elas, a assistência social. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) fundamenta seus princípios na universalização e igualdade dos direitos sociais, no respeito à dignidade e autonomia do indivíduo, família e comunidade, assim como na difusão dos programas, serviços, benefícios e projetos assistenciais; no direito à convivência familiar e comunitária, além da igualdade de direitos. Pesquisas demonstraram que houve crescimento do número de terapeutas ocupacionais no SUAS. Em relação às intervenções da terapia ocupacional nesse serviço de assistência, analise as afirmativas a seguir, e marque V (verdadeira) ou F (falsa),
( ) As intervenções são na direção da prevenção e transformação da realidade em que se encontram, buscando resgatar e efetivar o direito dos indivíduos à participação em atividades significativas que possibilitem oportunidades factíveis de viver com dignidade, realizar trocas sociais, prosperar, desenvolver potenciais e projetos de vida em variadas esferas da vida, e encontrar satisfação, em consonância com suas culturas e crenças.
( ) A terapia ocupacional conduz processos e ações singulares, não sendo o sujeito o protagonista participante das atividades que propõe, essas como mediadoras de transformação real. Desse modo, a atitude e o seu processo de construção – saberes e significados –, proporcionam empoderamento e potencializam a capacidade de produção.
( ) A terapia ocupacional contribui com a práxis da assistência social, em diferentes equipamentos e serviços, e identifica convergências entre o trabalho da terapia ocupacional e as proposições da PNAS e dos serviços e ações desenvolvidos pelo SUAS.
( ) Entre os equipamentos, percebe-se que o Centro Dia é o equipamento que abarca a maior parte dos profissionais de terapia ocupacional inseridos no SUAS no Brasil, seguido das Unidades de Acolhimento, CRAS, Centros de Convivência, CREAS, Centros Pop, Gestão Municipal, Família Acolhedora e Gestão Estadual.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA, de cima para baixo. 
Alternativas
Q3067297 Terapia Ocupacional
A Portaria SAS/MS n.º 661, de 2 de dezembro de 2010, reconhece o direito de terapeutas ocupacionais prescreverem Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPMAL). Profissional esse que busca por estratégias para influenciar a relação entre pessoa, ambiente e ocupação e facilitar a participação e inclusão das pessoas na sociedade. Uma das possibilidades de intervenção é o uso da tecnologia assistiva, que é a área de conhecimento que possibilita adaptações e modificações e engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Sendo a cadeira de rodas parte do arsenal de recursos da tecnologia assistiva, que auxilia a locomoção das pessoas com mobilidade reduzida, em relação à prescrição realizada pelo terapeuta ocupacional, analise as afirmativas a seguir e marque V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) Devem considerar o diagnóstico terapêutico ocupacional, as possibilidades de tratamento, a implementação da intervenção e a mensuração dos resultados. É necessário um olhar detalhado sobre as ocupações significativas do sujeito atendido, suas habilidades e padrões de desempenho, seus contextos e sua disponibilidade em modificar a forma de envolvimento nas ocupações.
( ) Precisa considerar critérios pessoais, características sociais ou necessidades ambientais, que influenciam o desejo ou a habilidade de uma pessoa para utilizar dispositivos de tecnologia assistiva. A indicação inadequada dos mesmos pode levar à frustração pessoal ou ao desperdício de recursos.
( ) O modelo teórico Matching Person and Technology (MPT) pode ser usado como base. Ele consiste em várias medidas que proporcionam a prática individualizada e centrada na pessoa, possibilitando a investigação de fatores relacionados ao dispositivo, disponibilidade e expectativa para o uso da tecnologia.
( ) Para auxiliar na seleção da tecnologia assistiva apropriada, deve-se considerar as necessidades, os objetivos e as preferências do cliente, assim como as barreiras pessoais, sociais e ambientais que podem afetar o seu uso, a perspectiva de treinamento e a possibilidade de suportes adicionais para ampliar o seu uso.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA, de cima para baixo.
Alternativas
Q3067298 Terapia Ocupacional
Correlacione as colunas a seguir de acordo com os instrumentos utilizados para avaliação da participação ocupacional, independência e cognição em adultos e suas principais características apresentadas.
1. MOHOST 2. MEEM 3. MIF
( ) Avalia o nível de independência funcional nas atividades da vida diária (AVD), subdivididas em subescalas motora (autocuidado, mobilidade, controle de esfíncter, transferência, locomoção) e cognitiva (comunicação e cognição social).
( ) Instrumento utilizado para rastreio cognitivo e apresenta propriedades psicométricas de validade para a população brasileira. Dividido em seis itens: orientação, registro, atenção e cálculo, evocação, linguagem e práxis, cópia.
( ) Avaliação observacional da participação ocupacional. Dividido em seis fatores: motivação para ocupação, padrão de ocupação, habilidades de comunicação e interação, habilidades de processo, habilidades motoras e meio ambiente.

Assinale a alternativa que apresenta à sequência CORRETA, de cima para baixo.
Alternativas
Q3067299 Terapia Ocupacional
De acordo com a Portaria n.º 336, de 19 de fevereiro de 2002, o Ministro da Saúde define que a equipe técnica mínima de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), para o atendimento de 30 (trinta) pacientes por turno, tendo como limite máximo 45 (quarenta e cinco) pacientes/dia, em regime intensivo, será composta por: 
Alternativas
Q3067300 Terapia Ocupacional
De acordo com a Lei n.º 8.080/1990, constitui o Sistema Único de Saúde:
Alternativas
Q3067301 Terapia Ocupacional
A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) é uma das principais ferramentas utilizadas com o objetivo de guiar diagnósticos e mapear estatísticas e tendências de saúde em nível mundial. A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou, em junho de 2018, a 11ª revisão da CID, aprovada em maio de 2019, com revisão e atualização científica, implementação de novas ferramentas e formato eletrônico e mais acessível. A CID-11 estabeleceu critérios diagnósticos do Autismo semelhantes ao DSM-V. As mudanças no diagnóstico incluíram:
I- Propõe o agrupamento dos critérios relacionados à comunicação e à sociabilidade em uma única categoria.
II- Não houve a remoção de outras condições como a Síndrome de Asperger e o Distúrbio Pervasivo de Desenvolvimento Sem Outra Especificação.
III- Criação de um domínio amplo denominado Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar todos os diagnósticos anteriormente classificados como Transtorno Global do Desenvolvimento.
IV- A inclusão de sintomas sensoriais.

Estão CORRETAS as afirmativas
Alternativas
Q3067302 Terapia Ocupacional
As demências possuem destaque como fator importante de morbidade e mortalidade com relevante impacto devido à perda progressiva de memória e outras habilidades cognitivas, como a atenção, fluência verbal, lucidez e grau de vigília que se deterioram com a evolução da doença. Esses sintomas levam ao declínio da capacidade funcional com perda gradual da autonomia, que propicia dificuldades na realização de suas atividades de vida diária, prejudicando o paciente em seu desempenho social e ocupacional. Na atuação junto a essa população idosa se faz importante, ao terapeuta ocupacional, avaliar a funcionalidade por meio das Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD). Marque a alternativa que estabelece o instrumento utilizado para essa avaliação.
Alternativas
Q3067303 Terapia Ocupacional
A teoria e a intervenção do método de Integração Sensorial de Ayres®, vem se destacando dentro da terapia ocupacional ao implementar sua prática baseada em evidências. O terapeuta ocupacional devidamente qualificado deve seguir o rigor científico e direcionar suas intervenções de acordo com a Medida de Fidelidade©, aplicando os princípios da Integração Sensorial na prática clínica, utilizando-se de avaliações padronizadas e orientando o raciocínio clínico e profissional por meio de dados avaliativos. De forma a apoiar a qualidade dos serviços prestados, a prática baseada em evidências e para orientar o raciocínio clínico e profissional dentro da terapia ocupacional, foi operacionalizado por Schaaf e Mailloux (2015) o instrumento Data-Driven Decision Making (DDDM). Constituído por oito etapas, é um processo sistematizado, replicável e que fornece uma estrutura de raciocínio clínico por meio do processo de terapia ocupacional, tendo como foco a utilização de dados para orientar e medir os resultados. Relacione a segunda coluna às etapas listadas na primeira. Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Etapa 6 Etapa 7 Etapa 8
( ) Preparar a intervenção. ( ) Conduzir uma avaliação abrangente. ( ) Identificar medidas de resultados (proximais e distais). ( ) Gerar hipóteses. ( ) Medir os resultados e monitorar o progresso. ( ) Identificar potenciais e desafios de participação. ( ) Conduzir a intervenção. ( ) Desenvolver e escalonar metas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a relação estabelecida de cima para baixo.
Alternativas
Q3067304 Terapia Ocupacional
Instrumentos padronizados e confiáveis são indispensáveis para se obter uma avaliação e posteriormente alcançar condutas adequadas de tratamento. A amplitude de movimento articular (ADM) é um parâmetro importante para reabilitação e pode ser mensurado por diferentes instrumentos como é o caso do uso do:
Alternativas
Q3067305 Terapia Ocupacional
As órteses são recursos de Tecnologia Assistiva (TA) amplamente utilizados no processo de reabilitação física, podendo atuar como facilitadores para as pessoas com algum tipo de deficiência ou lesão, no que diz respeito às funções e estruturas corporais, atividades e participação. Para um paciente com diagnóstico clínico de Tenossinovite de Quervain, um distúrbio musculoesquelético, com queixas de dor, paresia e limitações funcionais, qual o tipo de órtese que pode ser indicada?
Alternativas
Q3067306 Terapia Ocupacional
A Resolução n.° 500, de 26 de dezembro de 2018, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), reconhece a especialidade de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar. Os contextos escolares se encontram estruturados em torno de ocupações diversas, sendo o terapeuta ocupacional habilitado para atuar na educação regular e/ou especial na perspectiva inclusiva, em salas de recursos multifuncionais, e em outros contextos educacionais formais e não formais em todas as modalidades, etapas e níveis de ensino. A Educação Infantil é caracterizada por ocupações relacionadas a/à/ao
Alternativas
Q3067307 Terapia Ocupacional
O processo de envelhecimento é naturalmente acompanhado por diversas alterações multifatoriais e progressivas que podem comprometer a funcionalidade, independência e qualidade de vida da pessoa idosa. A perda da massa muscular e consequentemente da força e potência muscular é a principal responsável pela deterioração na mobilidade e na funcionalidade desses indivíduos. O declínio da força e mobilidade da pessoa idosa, interfere na realização de atividades essenciais para o desempenho funcional, como caminhar, sentar, levantar, subir escadas, entre outras. Como indicador geral de força e potência muscular, na prática clínica, a avaliação da Força de Preensão (FPM) vem sendo empregada como indicador de força global e funcionalidade. Marque qual dos dispositivos é utilizado para avaliar a FPM:
Alternativas
Q3067308 Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais
A Lei Orgânica do município de Montes Claros (MG) divide o município nas categorias de sede, cidade e distritos. Para a criação de um novo distrito, é necessária  
Alternativas
Q3067309 Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais
Analise as afirmativas a seguir sobre as competências do município de Montes Claros (MG), conforme a sua Lei Orgânica.
I- Compete ao município de Montes Claros (MG) as eleições diretas aos cargos públicos de prefeito, vice-prefeito e seus vereadores.
II- Compete ao município estabelecer normas de edificação, de loteamento, arruamento e zoneamento urbano e rural.
III- Compete ao município manter programas de educação do pré-escolar e do ensino fundamental, com cooperação financeira e técnica da União e do Estado de Minas Gerais.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3067310 Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais
A posse dos vereadores e a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal ocorre no primeiro dia de janeiro do ano sob a presidência do Juiz de Direito da Comarca do município. O vereador que não tomar posse nessa primeira reunião, deve fazê-lo, observando o motivo justo e aceito pela maioria absoluta dos membros da Câmara, no prazo de
Alternativas
Q3067311 Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais
A Câmara Municipal de Montes Claros (MG), baseada nos Art. 44 e 45 da Lei Orgânica do município, estabelece regras ao cargo de vereador. Marque a alternativa que apresenta motivo para perda do mandato de vereador do município.
Alternativas
Q3067312 Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais
Analise os itens a seguir considerando os objetivos da assistência social a ser prestada pelo município a quem dela necessitar, constantes na Lei Orgânica do município de Montes Claros (MG).
I- a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
II- o amparo às crianças e adolescentes carentes.
III- a promoção da integração ao mercado de trabalho.
IV- a promoção e integração à vida comunitária.

Estão CORRETOS os itens 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: C
5: B
6: E
7: A
8: D
9: B
10: C
11: E
12: D
13: E
14: A
15: B
16: C
17: E
18: A
19: D
20: B