Questões de Concurso Público Prefeitura de Ubaí - MG 2025 para Especialista em Educação Básica
Foram encontradas 30 questões
( ) A tendência pedagógica tradicional não valoriza a figura do professor como o centro do processo de ensino-aprendizagem, atribuindo-lhe um papel passivo na transmissão do conhecimento.
( ) A tendência progressista defende que o ensino deve ser centrado no aluno, com foco na construção do conhecimento a partir das experiências e contextos do estudante.
( ) A tendência tecnicista enfatiza a formação de habilidades específicas e a aplicação de métodos de ensino pautados na padronização e na eficiência.
( ) A tendência crítica busca uma educação libertadora, voltada para a transformação da realidade social e o desenvolvimento da consciência crítica dos alunos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo:
I- O planejamento da prática docente, sob a perspectiva crítica, visa apenas à transmissão de conteúdos teóricos, sem considerar as realidades sociais e culturais dos alunos.
II- A escola crítica visa promover o desenvolvimento da consciência dos alunos, incentivando-os a questionar e transformar a sociedade em que estão inseridos.
III- A abordagem crítica propõe, no planejamento da prática docente, um ensino centrado unicamente na figura do professor como detentor do saber.
IV- O planejamento da prática docente, na perspectiva crítica, deve ser flexível, adaptando-se às necessidades e ao contexto dos estudantes, promovendo uma aprendizagem ativa e reflexiva.
Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
( ) Os PCN incentivam a utilização exclusiva de métodos tradicionais de ensino, priorizando a memorização de conteúdos pelos alunos.
( ) As orientações metodológicas dos PCN destacam a importância de contextualizar o conteúdo escolar, relacionandoo à realidade social e cultural dos alunos.
( ) A avaliação, segundo os PCN, deve ser contínua e diagnóstica, visando acompanhar o desenvolvimento do aluno e orientar o processo de ensino-aprendizagem.
( ) Os PCN recomendam que o professor atue como mediador no processo educativo, promovendo a construção ativa do conhecimento pelo aluno.
( ) O trabalho em grupo, de acordo com os PCN, não é considerado uma estratégia relevante no processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo:
I- A avaliação formativa visa acompanhar o desenvolvimento do aluno ao longo do processo educativo, permitindo ajustes nas estratégias de ensino para favorecer a aprendizagem.
II- A avaliação somativa foca a verificação final do desempenho do aluno, não havendo implicações no planejamento pedagógico subsequente.
III- A avaliação diagnóstica é realizada somente no início do período letivo para identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos.
IV- A avaliação emancipatória promove a autorreflexão e a autonomia do estudante, valorizando a construção do conhecimento de forma crítica e contextualizada.
V- A avaliação quantitativa é a única forma de mensurar o aprendizado, garantindo neutralidade na interpretação dos resultados.
Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
( ) A interdisciplinaridade visa integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma aprendizagem contextualizada e significativa para os alunos.
( ) O trabalho com projetos favorece o desenvolvimento da consciência crítica dos estudantes, estimulando a reflexão sobre a realidade social.
( ) O conhecimento é construído de forma coletiva e dialógica, sendo a interdisciplinaridade uma ferramenta para superar a fragmentação do saber.
( ) O trabalho com projetos deve seguir um roteiro rígido, inflexível e previamente estabelecido pelo professor, com o objetivo de garantir a disciplina do corpo discente e a organização do conteúdo a ser abordado
( ) A interdisciplinaridade busca romper com o ensino bancário, promovendo um processo educativo dinâmico e participativo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo:
I- Os PCN enfatizam a necessidade de desenvolver competências exclusivamente cognitivas, desconsiderando aspectos afetivos e sociais.
II- A interdisciplinaridade é destacada como estratégia para promover uma aprendizagem contextualizada e significativa.
III- Os PCN propõem a valorização da diversidade cultural como elemento essencial para a formação cidadã.
IV- A avaliação é orientada para o acompanhamento contínuo do desenvolvimento do aluno, valorizando processos e não apenas resultados finais.
V- Os PCN possuem foco na memorização de conteúdos específicos, priorizando a repetição como método de ensino.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas
I- A Lei Brasileira de Inclusão garante às pessoas com deficiência o direito à educação inclusiva, assegurando-lhes atendimento educacional especializado no ensino regular.
II- A Resolução CEB/CNE n.º 02/2001 orienta que as escolas devem oferecer atendimento educacional especializado em ambientes separados, com turmas exclusivas para alunos com deficiência.
III- A Lei n.º 13.146/2015 prevê a eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas e comunicacionais para garantir a acessibilidade plena às pessoas com deficiência no ambiente escolar.
IV- As Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica recomendam que os professores de educação básica devem ser preparados para adotar práticas pedagógicas inclusivas, adaptando o currículo e as metodologias ao perfil dos alunos.
V- A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência dispõe que a inclusão escolar deve ser feita apenas por meio da matrícula de alunos com deficiência em turmas especiais, sem que haja modificações no currículo do ensino regular.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista as ideias que se podem inferir da passagem indicada.
I- A informação entre parênteses “(em 2024, 366!)” indica que o ano de 2024 passou tão devagar que pareceu ter um dia a mais, quando, na verdade, teve os mesmos 365 dias de todos os anos.
II- Os últimos dias do ano são usados, habitualmente, para fazer uma retrospectiva do que foi experienciado durante o ano de 2024.
III- A informação entre parênteses “(em 2024, 366!)” constrói uma ironia, pois expressa que o ano de 2024 foi permeado por acontecimentos ruins, dando a impressão de que teve mais dias.
IV- A ação de relembrar o que foi vivido durante o ano tem, principalmente, o objetivo de focar e verificar os erros cometidos para que eles não se repitam.
V- A informação entre parênteses “(em 2024, 366!)” permite concluir que 2024 foi um ano bissexto, que é o ano ao qual é acrescentado um dia extra ao mês de fevereiro, ficando com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias.
Estão CORRETAS as afirmativas
I- A maturidade, advinda com o tempo, permite a simplificação da vida. II- Os sonhos e os desejos significativos desaparecem com a maturidade. III- O alcance das metas, na maturidade, é essencial para evitar a frustração. IV- O desrespeito aos próprios limites traz como consequência a ansiedade. V- O controle de todos os acontecimentos da vida é um objetivo inatingível.
Estão CORRETAS as afirmativas
Tendo em vista o contexto em que foi empregada, infere-se que a palavra “start” foi usada com sentido de
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista a estrutura linguística de composição dessa passagem.
I- Em “viver uma vida ansiosa”, verifica-se o emprego da figura de linguagem pleonasmo como recurso de expressão.
II- Em “me preocupar menos”, o pronome oblíquo átono “me” foi usado, informalmente, proclítico, pois, formalmente, estaria enclítico, resultando a forma “preocupar-me”.
III- Em “quando a gente não aceita”, o termo “a gente” é marca de coloquialidade que poderia ser substituída pelo pronome pessoal “nós”, com o qual o verbo “aceita” deveria concordar.
IV- Em “dançar conforme a música”, verifica-se o emprego da linguagem conotativa e essa expressão assume, no texto, o sentido de aceitar a vida com ela é.
V- Em “quando a gente não aceita o que se apresenta”, o pronome “se” foi usado proclítico, de acordo com a norma, pois a palavra “que” é atrativa.
Estão CORRETAS as afirmativas
É CORRETO afirmar que, na passagem, os parênteses foram usados para inserir
Texto 02
I- A pergunta do personagem, no primeiro quadro, é justificável, já que as palavras “preço” e “valor” nem sempre têm a mesma significação.
II- Anésia usa a contextualização das palavras “preço” e “valor” como estratégia para provar a sua tese de que essas palavras são antônimas.
III- As palavras “preço” e “valor” são sempre antônimas, independentemente do contexto em que forem empregadas.
IV- Dolores está certa ao considerar que as palavras “preço” e “valor” são sinônimas, porque se sabe que, em determinados contextos, essas palavras podem assumir a mesma significação.
V- Anésia usa a linguagem conotativa para construir os exemplos e defender a sua tese de que as palavras “preço” e “valor” são antônimas.
Estão CORRETAS as afirmativas
Texto 02

Analise as afirmativas tendo em vista as ideias que se podem inferir do texto.
I- A figura de linguagem hipérbole está presente na expressão “A maior prova”, a qual foi usada como um recurso de argumentação.
II- A referência a uma variação linguística regional é usada para construir a argumentação apresentada no texto.
III- O termo “trem” está presente na fala dos habitantes de Minas Gerais substituindo vários outros nomes, e, no texto, foi usado para se referir à palavra “avião”.
IV- O preconceito linguístico está presente no texto em relação ao uso da palavra “trem” pelos habitantes do Estado de Minas Gerais.
V- A palavra “trem” é característica da linguagem dos mineiros e forma a expressão “trem de pouso”, que substitui o termo “rodas”.
Estão CORRETAS as afirmativas
I- O termo “avião” foi usado como sujeito paciente da ação verbal “foi inventado”. II- A locução verbal “foi inventado” indica que o verbo “inventar” está apassivado. III- O termo “por um mineiro” exerce a função sintática de agente da ação “foi inventado”. IV- A locução verbal “foi inventado” corresponderia à forma “inventou”, na voz ativa. V- O termo “um mineiro” seria o agente da ação “inventou”, a qual estaria na voz ativa.
Estão CORRETAS as afirmativas