Questões de Concurso Público UFPE 2019 para Técnico Especializado em Linguagem de Sinais
Foram encontradas 50 questões
1) Em: “Os educadores podem não saber disso, mas estudos que envolvem neurociência têm mostrado evidências
importantes que relacionam (...).” (1º parágrafo), a palavra destacada equivale a ‘sinais’. 2) No trecho: “Então não seria interessante que cientistas e educadores trabalhassem (...)?” (2º parágrafo), a palavra destacada significa o mesmo que ‘criativo’. 3) Em: “De acordo com o neurocientista Roberto Lent, que trabalha com plasticidade e evolução do cérebro na UFRJ” (3º parágrafo), o termo grifado alude à capacidade adaptativa do cérebro. 4) No trecho: “A ideia (...) é justamente prover de informações científicas políticas públicas na área de educação (...).” (7º parágrafo), o termo destacado significa o mesmo que ‘constatar’.
Estão corretas:
1) O termo “Hoje” introduz no enunciado uma circunstância de tempo e cumpre, assim, um papel próprio da classe dos advérbios. 2) O plural dos substantivos da sequência “educadores, cientistas, economistas, fonoaudiólogos e pesquisadores” cumpre, também, o papel de universalizar essas categorias profissionais. 3) O termo “várias”, estabelecendo um sentido quantitativo, exerce a função comum à classe dos numerais. 4) No segmento “áreas de conhecimento”, o termo “de conhecimento” (destacado) limita o sentido de ‘áreas’, uma função própria dos adjetivos.
Estão corretas:
1) No período que inicia o texto: “Os educadores podem não saber disso”, o pronome destacado aponta para um segmento ainda por vir: “estudos que envolvem neurociência têm mostrado evidências importantes (...).”. 2) Em: “Trocando em miúdos: mais tempo na quadra de esportes pode significar melhores notas na escola.” (1º parágrafo), a expressão “trocando em miúdos” sinaliza que o locutor vai repetir, resumidamente ou de maneira diferente, o que disse antes. 3) No trecho: “Essa é a proposta da Rede Nacional de Ciência para Educação” (2º parágrafo), a ‘proposta’ referida no trecho está explicitada em: “A relação entre esportes e desempenho acadêmico é um exemplo clássico desse trabalho ‘em rede’.”. 4) Releia: “ ‘Baseado nisso, o governo não deveria tornar educação física uma disciplina opcional’ ”, diz Lent.” (5º parágrafo). O segmento “Baseado nisso” deve ser entendido como “baseado em estudos recentes sobre os benefícios dos exercícios físicos para o cérebro”.
Estão corretas, apenas:
1) O acento gráfico da palavra “miúdo” obedece ao mesmo princípio que o das formas “raíz” e “saír”. 2) No trecho: “Outros trabalhos mostram também que a endorfina, neurotransmissor produzido com a prática de exercícios, melhora a disposição”, as vírgulas separam um segmento explicativo. 3) Como no trecho “Mais: exercícios físicos ajudam no sono” (6º parágrafo), a palavra “mais” também está em conformidade com o padrão de escrita em: “Sem mais nem menos, resolveram adiar a partida.”. 4) O último Acordo Ortográfico convencionou que a palavra ideia passaria a ser grafada sem acento gráfico. Dentro desse mesmo princípio, também perderam o acento as palavras “ilheu” e “heroi”.
Estão corretas, apenas:
( ) Algumas pesquisas realizadas nos Estados Unidos comprovam que a qualidade da interpretação começa a cair a partir de vinte minutos do início de seu ato, pois é um trabalho que exige esforço cognitivo e causa cansaço mental. ( ) A memória possui um papel fundamental na prática da interpretação simultânea, pois, na compreensão, análise e retenção da mensagem para sua enunciação na língua-alvo, o intérprete utiliza suas habilidades de concentração e processamento da mensagem. ( ) Interpretar é tomar decisões muito rapidamente, e uma boa decisão não depende do acúmulo de informações disponíveis, mas, sim, da capacidade de extrair, ao máximo, o melhor significado para contemplar um texto ou discurso. ( ) A interpretação simultânea não é uma atividade complexa, apesar de suas fases serem quase sobrepostas, com utilização de dois códigos linguísticos distintos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Estão corretas:
Aponte, entre as alternativas a seguir, aquela cujo conteúdo não representa uma dessas dificuldades.
1) Reforma da estrutura física da sala de aula. 2) Disposição física das pessoas em sala de aula. 3) Adequação da forma de expor a aula por parte do professor. 4) Presença do intérprete de língua de sinais.
Os requisitos que devem ser observados em salas de aula com presença de alunos surdos são, apenas: