Questões de Concurso Público Prefeitura de Areial - PB 2021 para Professor B - Língua Portuguesa
Foram encontradas 40 questões
É preciso diálogo
É preciso diálogo
Avalie as proposições, abaixo, e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, considerando que, no decorrer do texto, a expressão “Reconheço até que o chutar o balde faz parte do diálogo” (linha 4)
( ) compõe o repertório da variedade linguística, sendo reconhecido como uma expressão idiomática.
( ) constitui um jargão comumente utilizado por determinados grupos profissionais.
( ) integra o conjunto discursivo da variação de registro, apresentando marcas da linguagem popular.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
Leia a Piada e avalie as proposições que seguem.
- Pai! O professor baixou a nota da minha redação porque usei “mormente”, em vez de “sobretudo”.
- Bem feito! Eu lhe disse para não sair desprotegido nesse tempo frio!
Fonte: VIANA, Chico. Escrever é sobretudo Comunicar. Piadas Linguísticas. Mundo Texto. Consulta à internet. Acesso em 12/09/2020.
I- O diálogo acima promove uma confusão de sentido sobre os termos “mormente” e “sobretudo”.
II- O humor do texto se estabelece em consequência do uso de duas palavras parônimas.
III- A ambiguidade que causou o efeito humorístico, além do sentido de “mormente”, é observada também, pela polissemia do termo “usar”.
É CORRETO o que se afirma apenas em
Sherazade
É preciso diálogo
Avalie as proposições abaixo e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, observando que no enunciado “Acredito no diálogo. Sempre acreditei” (linha 1), há uma indicação temporal que
( ) se refere a um momento delimitado na escala do tempo por meio do emprego de um termo adverbial.
( ) equivale à ocorrência da enunciação enfatizada por um tempo indeterminado.
( ) demarca a circunstância da ação que se dá em um tempo específico.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
É preciso diálogo
Aconstrução linguística “Mesmo no mais duro, no mais áspero, ponho a minha fé” (linha 1) contempla
I- uma declaração que faz referência a segmentos do texto anteriormente citados.
II- um discurso progressivo evidenciado por termos da mesma cadeia semântica.
III- um recurso discursivo que contradiz a temática realçada no texto.
É CORRETO o que se afirma apenas em
É preciso diálogo
No fragmento do texto “Tudo vale quando se quer chegar ao outro honestamente” (linha 5), o termo
I- “Tudo” implica numa afirmação de caráter genérico e abrangente.
II- “quando” remete a um efeito de sentido temporal com intenção de persuasão.
III- “honestamente” pode ser substituído por “de forma honesta” sem prejuízo semântico/sintático.
É CORRETO o que se afirma em:
Flores trocam de cor para se adaptar às mudanças do clima
Flores trocam de cor para se adaptar às mudanças do clima
Em relação à composição discursiva do texto, o autor emprega procedimentos argumentativos para
I- convencer o leitor a refletir sobre descobertas científicas, por meio da citação de resultados de pesquisa.
II- mostrar e dar credibilidade à temática pela explicitação de termos e dados estatísticos comprobatórios.
III- revelar informações sobre determinadas espécies de plantas que respondem de forma imprecisa aos raios ultravioletas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Flores trocam de cor para se adaptar às mudanças do clima
Flores trocam de cor para se adaptar às mudanças do clima
No enunciado “Invisíveis ao olho humano, mas flagrados por polinizadores, esses pigmentos servem também como uma espécie de protetor solar, evitando danos ao pólen.” (linhas 5-6), o termo "também"
I- estabelece uma relação de comparação entre dois segmentos do texto.
II- indica uma vinculação de acréscimo com sentido argumentativo.
III- atribui destaque para causar ênfase à temática exposta.
É CORRETO o que se afirma apenas em
Sherazade
Na construção do enunciado “não foi por sua juventude nem pela harmonia de suas formas que seduziu o tirano” (linhas 1-2), o emprego do termo "nem"
I- marca uma relação de adição entre os segmentos "juventude" e "harmonia das formas" que caracterizam a bela Sherazade.
II- reforça uma declaração de equivalência entre duas particularidades que se alternam para configurar "a destreza de Sherazade".
III- indica a unidade de negação que estabelece a união entre os termos "juventude" e "harmonia".
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Sherazade
Sherazade
Sherazade
A Lei 9394/96 foi sancionada em 1996 e estabelece as diretrizes e bases para a educação brasileira. De acordo com esta Lei, a educação básica, nos níveis fundamental e médio, deve ser organizada seguindo regras comuns. Atente às assertivas e responda o que se pede.
I- Carga horária mínima anual de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
II- Nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar deve admitir formas de progressão parcial e total.
III- Cabe a cada instituição de ensino expedir históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações cabíveis, tendo em vista a sua autonomia pedagógica.
IV- O controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu Projeto Pedagógico e normas curriculares, exigida a frequência mínima de setenta por cento do total de horas letivas para aprovação.
V- Acarga horária mínima anual, no ensino médio, deve ser ampliada progressivamente, para mil e quatrocentas horas, devendo os sistemas de ensino oferecer, no prazo máximo de cinco anos, pelo menos mil horas anuais de carga horária, a partir de 2 de março de 2017.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Sobre a BNCC, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) As discussões sobre a BNCC foram iniciadas em 2015. O documento para a educação infantil e ensino fundamental teve sua quarta versão aprovada em dezembro de 2017.
( ) A BNCC é um documento que prevê estratégias adequadas à aprendizagem da pessoa com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
( ) As áreas de Linguagem e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias são obrigatórias nos três anos do ensino médio.
( ) A BNCC está ancorada no ensino por competências. Neste documento competência é compreendida como “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”.
( ) Na BNCC a educação integral, independentemente da jornada escolar, é compreendida como “construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea”.
A sequência CORRETA das alternativas é:
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) é um fundo especial e de natureza contábil. Sobre o FUNDEB, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) A Lei 11.944/2007 Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.
( ) De acordo com a Lei que regulamenta o Fundeb, o valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente constitui-se em valor de referência relativo aos anos iniciais do ensino fundamental urbano e será determinado contabilmente em função da complementação da União.
( ) A distribuição de recursos que compõem o Fundeb, no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal, dar-se-á, entre o governo federal e os governos estaduais, na proporção do número de alunos matriculados nas respectivas redes de educação básica pública presencial.
( ) Pelo menos 60% (sessenta por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em exercício, ou já aposentados, na rede pública.
( ) O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos dos Fundos serão exercidos, junto aos respectivos governos, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, por conselhos instituídos especificamente para esse fim.
Está CORRETA a sequência presente em: