Questões de Concurso Público Câmara Municipal de Souza - PB 2022 para Procurador Jurídico
Foram encontradas 15 questões
A prova será realizada sem consulta e sem identificação nominal do/a candidato/a, e terá duração de 03 (três) horas com início às 08:00 horas. O/Acandidato/a que chegar após o início da prova estará automaticamente eliminado/a do Processo Seletivo.
Assaré de 1957
Assaré meu! Assaré meu! Terra do meu coração! Sempre digo que tu é A terra mió do chão. Me orguio quando me lembro Que tu também é um membro Do valente Ceará. Pra mim, que te adoro tanto, Te jurgo o mió recanto Da terra de Juvená
(Patativa do Assaré: Ispinho e Fulô – 2012)
( ) O texto em prosa lido expressa a relação de Patativa do Assaré com seu lugar de origem. ( ) Alinguagem utilizada no texto lido denota a variedade linguística regional do poeta. ( ) O poema apresenta um registro linguístico informal, empregando termos exclusivos da variedade padrão. ( ) A estrofe lida apresenta como interlocutor principal Assaré.
Asequência CORRETAde preenchimento dos parênteses é:
A Pesca
Affonso Romano de Sant'Anna A garganta O anil A âncora O anzol O peixe O azul A boca O silêncio O arranco O tempo O rasgão O peixe Aberta a água A agulha Aberta a chaga vertical Aberto o anzol mergulha Aquelíneo A água Ágil-claro A linha Estabanado A espuma O peixe O tempo A areia O peixe O sol. O silêncio SANT'ANNA, Affonso Romano de. Poesia sobre poesia. Rio de Janeiro, Imago, 1975. p.145.
I- Apesar de haver poucos elementos de coesão por conexão, temos um texto coerente porque há unidade de sentido que é estabelecida a partir do próprio título. II- A coesão estabelecida no texto é uma condição necessária para a efetivação da coerência. III- A penúltima estrofe é constituída de adjetivos que qualificam o peixe.
Está CORRETO o que se afirma em:
I- O humor da tira é ocasionado pela compreensão adequada de Armandinho quanto à intencionalidade da fala de sua mãe no primeiro quadrinho. II- O humor da tira é constituído pela ambiguidade presente no verbo “falar”, que possibilita mais de uma interpretação ao seu interlocutor na tirinha lida. III- O verbo “falar” poderia ser trocado, sem prejuízo de sentido para a tirinha, pelo verbo “perguntar”.
Está CORRETO o que se afirma em:
Neologismo (Manuel Bandeira)
Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras Que traduzem a ternura mais funda E mais cotidiana. Inventei, por exemplo, o verbo teadorar. Intransitivo: Teadoro, Teodora.
I- No penúltimo parágrafo, o sujeito dos verbos “Andaram” e “pararam” é classificado como sujeito indeterminado, pois estão conjugados na 3ª pessoa do plural. II- No penúltimo parágrafo, o sujeito dos verbos “Andaram” e “pararam” é classificado como sujeito elíptico. III- No período “Andaram sob a chuva grossa e pararam diante da vitrine de uma loja de ferragem onde estavam expostos atrás do vidro canos, latas, parafusos grandes e pregos.”, temos um exemplo de sujeito posposto. IV- No período “Andaram sob a chuva grossa e pararam diante da vitrine de uma loja de ferragem onde estavam expostos atrás do vidro canos, latas, parafusos grandes e pregos.”, temos um exemplo de oração sem sujeito, pois o verbo denota um fenômeno da natureza.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- A expressão “tudo ao mesmo tempo” poderia ser substituída, sem prejuízo de sentido, por “simultaneamente”. II- O trecho “...o estudo apresenta o problema em meio à realidade que ferve por respostas mais seguranças e garantistas”, apresenta uma incoerência, já que o correto seria substituir a palavra destacada pelo adjetivo seguras.” III- As palavras necessariamente e tradicionalmente são classificadas como advérbios. IV- As palavras necessariamente e tradicionalmente são classificadas como adjetivos.
Está CORRETO o que se afirma em:
I- As aspas utilizadas no título em “grande teatro privado” e no primeiro parágrafo em “Saturday Night Live” apresentam o mesmo propósito comunicativo no texto.
II- No trecho “Nossa mente adormecida é um “teatro privado” onde você é o diretor e geralmente a estrela, e não há limite para o orçamento da produção”, o pronome pessoal em destaque exemplifica uma referência exofórica, remetendo a um elemento extralinguístico.
III- No trecho “Nossa mente adormecida é um “teatro privado” onde você é o diretor e geralmente a estrela, e não há limite para o orçamento da produção”, o pronome pessoal em destaque exemplifica uma referência endofórica, remetendo a um elemento intralinguístico.
Está INCORRETO o que se afirma em: