Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabaceiras - PB 2023 para Professor de Educação Básica I - Educação Infantil
Foram encontradas 23 questões
“Não temos ideia de como o mundo e o mercado de trabalho serão em 2050, na realidade não sabemos de quais habilidades específicas vamos precisar. Podemos estar investindo muito esforço para ensinar as crianças como programar em C++ ou como falar chinês para descobrir que em 2.050 a Inteligência Artificial (IA) pode programar softwares muito melhor que humanos e que um novo aplicativo de tradução do Google o habilita a conduzir uma conversa num mandarim, cantonês ou hakka quase impecáveis. Num sentido mais amplo, as escolas deveriam minimizar habilidades técnicas e enfatizar habilidades para propósitos genéricos da vida. O mais importante será a habilidade para lidar com mudanças, aprender coisas novas e preservar seu equilíbrio mental em situações que não lhe são familiares. Para poder acompanhar o mundo de 2050 vamos precisar não só inventar ideias e produtos – acima de tudo vamos precisar reinventar a nós mesmos várias e várias vezes” (Harari, 2018).
Considerando o fragmento, a competência da BNCC/2017 que atende à principal demanda apresentada pelo autor é:
I- Tendência tradicional.
II- Tendência progressivista.
III- Tendência crítica-reprodutivista.
IV- Corrente pós-moderna
( ) Crítica às concepções globalizantes do destino humano e da sociedade, as metanarrativas assentadas na razão, na ciência, no progresso, na autonomia individual. Centram-se na constituição das ‘realidades’ a partir de práticas discursivas diversas, culturas locais e movimentos interculturais (adaptado de Libâneo, 2005).
( ) Trata-se de teoria marxista que defende a correspondência entre a base econômica da sociedade e a superestrutura, concebendo a escola e o currículo como aparato de controle social (adaptado de Lopes e Macedo, 2011).
( ) “Seu método enfatiza a transmissão de conteúdos e a assimilação passiva. É ainda intuitivo, baseado na estimulação dos sentidos e na observação. Através da memorização, da repetição e da exposição verbal (...). Envolve cinco passos que segundo Friedrich Herbart são os seguintes: preparação, recordação, associação, generalização e aplicação” (Alves, 2023).
( ) Entende que “a educação, enquanto fator de equalização social será, pois, um instrumento de correção da marginalidade na medida em que cumprir a função de ajustar, de adaptar os indivíduos à sociedade, incutindo neles o sentimento de aceitação dos demais e pelos demais” (Saviani, 1999).
Assinale a sequência CORRETA:
Sobre a distorção idade/ano é CORRETO afirmar:
I- A distorção idade/ano de escolarização se encontra associada a outros problemas tais como atraso nas aprendizagens em diversas áreas de conhecimento, reprovação e evasão.
II- A pandemia de COVID – 19 que assolou o país (e o mundo) nos anos de 2020 e 2021 não interfere no fenômeno da distorção idade/ano de escolarização.
III- O enfrentamento da distorção idade/ano de escolarização exige políticas, projetos e estratégias para reforço escolar, recuperação e ou recomposição de aprendizagens de maneira contínua e sistemática.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
AO CONTRÁRIO, AS CEM EXISTEM
A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar de jogar e de falar.
Cem sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar [...]
(MALAGUZZI, L. in EDWARDS, C. P. ; GANDINI, L.; FORMAN, G. E. a abordagem da Reggio Emilia na educa da primeira As cem linguagens da criança: infância, Porto Alegre. Pensa,2016.)
Sobre o desenvolvimento e aprendizagem da criança, com base no poema é CORRETO afirmar que:
Marque a alternativa CORRETA no que caracteriza a definição da Base Comum Curricular (2017) sobre os campos de experiências:
Nesse sentido, marque a questão CORRETA sobre “pensamento e linguagem” tomando por base os estudiosos que seguem:
I- Para Walter Benjamin a linguagem é a 'casa das ideias', é na e pela palavra que as ideias podem ser formuladas e comunicáveis a nós mesmos e ao outro.
II- Lev Vygotsky considera a linguagem o sistema simbólico básico de todos os seres humanos, responsável pela mediação entre o sujeito e o mundo.
III- Henri Wallon afirma que a linguagem é a chave para composição das cenas no contexto social.
IV- Para Mikhail Bakhtin a linguagem supõe uma situação de troca social. São sujeitos em interação que produzem enunciados concretos que, por sua vez, são determinados pelas condições reais de enunciação.
V- Piaget afirma que os signos agem como instrumento de atividade psicológica.
É CORRETO o que se afirma em:
Sobre tal processo é CORRETO afirmar que:
I- A criança percebe que cada grafia corresponde a um som e coexistem duas formas de fazer correspondência, sons e grafias, nesse período da escrita ela se encontra no nível silábico alfabético.
II- O nível silábico evidencia-se quando a criança compreende que as diferenças das representações escritas se relacionam com as diferenças das pautas sonoras.
III- É importante que a leitura e a escrita sejam as principais linguagens na Educação Infantil.
IV- No nível escrito alfabético, a escrita é organizada com base na correspondência entre grafias e fonemas.
V- Na avaliação diagnóstica, os níveis de leitura e escrita devem ser os únicos meios de entender o desenvolvimento da criança.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Tomando por base a concepção de cuidar e educar, marque a alternativa CORRETA:
Partindo desse princípio, marque a alternativa CORRETA no que se refere a “documentação pedagógica”.
Sobre essa afirmação é CORRETO afirma que:
Sobre Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, marque a resposta CORRETA no que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96: