Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabaceiras - PB 2023 para Psicólogo Educacional
Foram encontradas 19 questões
“Não temos ideia de como o mundo e o mercado de trabalho serão em 2050, na realidade não sabemos de quais habilidades específicas vamos precisar. Podemos estar investindo muito esforço para ensinar as crianças como programar em C++ ou como falar chinês para descobrir que em 2.050 a Inteligência Artificial (IA) pode programar softwares muito melhor que humanos e que um novo aplicativo de tradução do Google o habilita a conduzir uma conversa num mandarim, cantonês ou hakka quase impecáveis. Num sentido mais amplo, as escolas deveriam minimizar habilidades técnicas e enfatizar habilidades para propósitos genéricos da vida. O mais importante será a habilidade para lidar com mudanças, aprender coisas novas e preservar seu equilíbrio mental em situações que não lhe são familiares. Para poder acompanhar o mundo de 2050 vamos precisar não só inventar ideias e produtos – acima de tudo vamos precisar reinventar a nós mesmos várias e várias vezes” (Harari, 2018).
Considerando o fragmento, a competência da BNCC/2017 que atende à principal demanda apresentada pelo autor é:
I- Tendência tradicional.
II- Tendência progressivista.
III- Tendência crítica-reprodutivista.
IV- Corrente pós-moderna
( ) Crítica às concepções globalizantes do destino humano e da sociedade, as metanarrativas assentadas na razão, na ciência, no progresso, na autonomia individual. Centram-se na constituição das ‘realidades’ a partir de práticas discursivas diversas, culturas locais e movimentos interculturais (adaptado de Libâneo, 2005).
( ) Trata-se de teoria marxista que defende a correspondência entre a base econômica da sociedade e a superestrutura, concebendo a escola e o currículo como aparato de controle social (adaptado de Lopes e Macedo, 2011).
( ) “Seu método enfatiza a transmissão de conteúdos e a assimilação passiva. É ainda intuitivo, baseado na estimulação dos sentidos e na observação. Através da memorização, da repetição e da exposição verbal (...). Envolve cinco passos que segundo Friedrich Herbart são os seguintes: preparação, recordação, associação, generalização e aplicação” (Alves, 2023).
( ) Entende que “a educação, enquanto fator de equalização social será, pois, um instrumento de correção da marginalidade na medida em que cumprir a função de ajustar, de adaptar os indivíduos à sociedade, incutindo neles o sentimento de aceitação dos demais e pelos demais” (Saviani, 1999).
Assinale a sequência CORRETA:
Sobre a distorção idade/ano é CORRETO afirmar:
I- A distorção idade/ano de escolarização se encontra associada a outros problemas tais como atraso nas aprendizagens em diversas áreas de conhecimento, reprovação e evasão.
II- A pandemia de COVID – 19 que assolou o país (e o mundo) nos anos de 2020 e 2021 não interfere no fenômeno da distorção idade/ano de escolarização.
III- O enfrentamento da distorção idade/ano de escolarização exige políticas, projetos e estratégias para reforço escolar, recuperação e ou recomposição de aprendizagens de maneira contínua e sistemática.
É CORRETO o que se afirma apenas em: