Questões de Concurso Público Prefeitura de Catolé do Rocha - PB 2023 para Psicólogo

Foram encontradas 15 questões

Q2126820 Psicologia
Uma das assertivas a seguir NÃO faz parte das práticas vedadas ao Psicólogo e à Psicóloga, conforme o CEPP.
Alternativas
Q2126821 Psicologia
"O (A) ________________________ é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.”
PEDE-SE: Conforme a Resolução CFP 06/2019, qual modalidade de documento psicológico dos indicados a seguir se enquadra na lacuna da definição acima? 
Alternativas
Q2126822 Psicologia
Georges Canguilhem (2011) afirma que “sem os conceitos de normal e de patológico o pensamento e a atividade do médico são incompreensíveis.Torna-se então grandemente necessário que esses conceitos sejam tão claros à apreciação médica quanto lhe são indispensáveis.”
Observe as afirmações a seguir, em relação ao pensamento do autor:
I- Com frequência se notou a ambiguidade do termo normal que designa ora um fato capaz de descrição por recenseamento estatístico [...], ora um ideal, princípio positivo de apreciação no sentido de protótipo ou de forma perfeita. II- A vida humana pode ter um sentido biológico, um sentido social, um sentido existencial. Todos esses sentidos podem ser indiferentemente retidos na apreciação das modificações que a doença inflige ao vivente humano. III- Com muita frequência, os sábios consideram as leis da natureza como invariantes essenciais cujos fenômenos singulares constituem exemplares aproximados, mas falhos para reproduzir a integralidade de sua suposta realidade legal. O singular é, portanto, sempre irregular, mas, ao mesmo tempo, ele é perfeitamente absurdo.
É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q2126823 Psicologia
Com três décadas de existência, a Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), vem sendo continuamente alterada e aprimorada com o intuito de dotar o país de uma legislação avançada e atualizada na proteção da infância e da adolescência. As indicações a seguir são exemplos desta afirmativa, EXCETO:
Alternativas
Q2126824 Psicologia
Conforme o Art. 230 da CF, a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. Em relação aos programas de amparo à pessoa idosa, estes deverão ser executados: 
Alternativas
Q2126825 Psicologia
Há no Brasil um nítido avanço em relação à compreensão da teoria do envelhecimento, bem como merecem registro os importantes progressos no campo da ciência aplicada. Dentre estes progressos, que permitiram significativa melhoria na prevenção e promoção à saúde da pessoa idosa, ressaltam-se:
I- a revolução psicofarmacológica e o advento da neuroimagem funcional. II- o desenvolvimento de uma visão ampliada da velhice e do processo de envelhecimento, assegurando a proteção da lei e o acesso universalizado aos serviços de proteção à pessoa idosa. III- o desenvolvimento de técnicas cognitivas e comportamentais de reabilitação neuropsicológica.
Em relação aos itens anteriormente elencados, é CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q2126826 Psicologia
O comportamento é provocado por impulsos inconscientes, com base biológica, que exigem gratificação. Quando a expressão dessas exigências é bloqueada por constrangimentos morais, nós negociamos compromissos comportamentais centrados nas substituições ou nas representações simbólicas do objeto originalmente desejado.
Estas afirmações são coerentes com a Teoria da Personalidade proposta por: 
Alternativas
Q2126827 Psicologia
Em relação à autonomia do sujeito, diversos teóricos do desenvolvimento elaboraram suas teses.
I- Cada indivíduo é absolutamente único e, por meio de seus processos psicológicos mais sofisticados, constrói seus significados e recria sua própria cultura. O indivíduo interioriza formas de funcionamento psicológico dadas culturalmente, mas, ao tomar posse delas, torna-as suas e as utiliza como instrumentos pessoais de pensamento e ação no mundo. II- Graças ao uso da razão, o sujeito pode, ele mesmo, estabelecer suas certezas, liberando-se do que a tradição procura pura e simplesmente impor às diversas consciências. A autonomia intelectual é fruto dos poderes da razão que, a crenças, substitui a demonstração. III- Aautonomia possível ao sujeito oscila entre os limites colocados pela biologia e aqueles construídos pela história humana, fonte dos conteúdos da mente. Ele será sempre um sujeito datado, preso às determinações de sua estrutura biológica e de sua conjuntura histórica.
Na sequência em que aparecem, as assertivas acima podem ser atribuídas às teorias do desenvolvimento de: 
Alternativas
Q2126828 Psicologia
É síntese que a transformação da personalidade em consequência de processos resulta em limitação ou desintegração da personalidade. Conforme Karl Jaspers (1979), os estudos de psicopatologia sugerem que, nestes casos, os distúrbios podem ser classificados em três categorias:
A- Demência esquizofrênica. B- Demência por processo orgânico cerebral. C- Demência epiléptica.
São características destas:
1. Lentificação dos processos psíquicos, dificuldade de apreensão, alongamento considerável dos tempos de reação, tendências à obstinação, à fixidez afetiva, às estereotipias. 2. A reação chistosa em alguns tumores cerebrais, o mau humor nos alcoolistas, a maneira religioso-exaltada, fingida, ou os modos pedantescamente apurados nos epiléticos, a euforia na esclerose múltipla. 3. A diversidade em que se apresenta vai de alterações ligeiras na limitação da compreensibilidade até a quase completa desintegração. Destacam-se a falha de unitariedade no pensamento, no sentimento e na vontade, a luta entre os movimentos afetivos e o conteúdo ideativo momentâneo, a incapacidade de conceber a realidade como realidade e dar-lhe significação válida.
A combinação CORRETAdos conceitos e suas descrições é: 
Alternativas
Q2126829 Psicologia
Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas. Os testes psicológicos, instrumentos auxiliares no psicodiagnóstico, devem possuir consistência técnico-científica e atender requisitos mínimos obrigatórios. Alguns estão listados a seguir, à EXCEÇÃO de um destes: 
Alternativas
Q2126830 Psicologia
A Escuta Terapêutica, modalidade desenvolvida no Reino Unido, objetivava contornar obstáculos relacionados à acessibilidade e aceitabilidade do tratamento da depressão em mulheres de minorias étnicas e de baixa renda. A técnica obteve bons resultados na redução de índices de ansiedade e depressão em mulheres com depressão pós-parto ou mães de bebês prematuros. Para que o processo de escuta se desenvolva de forma satisfatória, é importante que o profissional tenha habilidades para fornecer apoio emocional e prático ao paciente, de modo que este se identifique e se sinta capaz de confiar neste profissional que presta o atendimento.
Dentre as habilidades para a realização da Escuta Terapêutica, avalie afirmações com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Acapacidade de compreensão do que a outra pessoa diz e sente e, em seguida, a comunicação desse entendimento de volta a ela. ( ) A realização de treinamentos sobre as habilidades de escuta, atividades como a dramatização, leituras, atividades práticas, discussões acerca do processo da escuta, palestras, entre outras. ( ) O terapeuta deve tornar-se consciente do que está fazendo quando está a ouvir e entender que há uma diferença entre saber ouvir e apenas receber dados. ( ) É fundamental o conhecimento prévio das condições de vida da pessoa atendida, informações sobre seu humor, aceitação ao tratamento, uso de medicação, histórico de atendimentos etc.
Em relação às 4 (quatro) afirmações anteriores, a sequência CORRETA de avaliação é: 
Alternativas
Q2126831 Psicologia
Compreensão ampliada do processo saúde-doença; construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas; ampliação do "objeto de trabalho"; a transformação dos "meios" ou instrumentos de trabalho; suporte para os profissionais de saúde.
Os tópicos mencionados referem-se à política nacional de humanização do SUS, especialmente em relação a: 
Alternativas
Q2126832 Psicologia
O Acolhimento é compreendido como um dos pilares na Política Nacional do Sistema Único de Saúde. Dentre seus objetivos essenciais, encontram-se os listados a seguir, À EXCEÇÃO de: 
Alternativas
Q2126833 Psicologia
“Atransformação das orientações políticas envolve uma série de abordagens que conduzirão as políticas e que, juntas, constituem uma maneira diferente de medir o progresso social.” “A criação da vontade política para a ação envolve o engajamento de ministérios da saúde transformados, que envolvam diferentes partes interessadas, por meio de plataformas (como as cidades saudáveis), alfabetização em saúde, governança participativa e a interconexão das políticas globais.” “A capacitação para a governança transformadora pode ser fortalecida por meio da coerência das políticas, da aplicação de dados e tecnologia, da formação de parcerias e do fortalecimento dos sistemas de saúde.”
São orientações para a implementação dos compromissos e recomendações da: 
Alternativas
Q2126834 Psicologia
Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), Serviço Especializado de Abordagem Social assegurado também em unidade referenciada da rede socioassistencial, Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias que pode ser ofertado no Domicílio do Usuário do serviço, em Centro Dia.
Todas as indicações anteriores referem-se a: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: A
5: E
6: B
7: A
8: B
9: B
10: E
11: C
12: C
13: D
14: D
15: C