Questões de Concurso Público Prefeitura de Dona Inês - PB 2023 para Nutricionista

Foram encontradas 15 questões

Q2273099 Nutrição
O ácido graxo trans, normalmente produzido pelo processo industrial de hidrogenação de óleos vegetais, pode ser encontrado também em produtos lácteos ou na carne de ruminantes, uma vez que surge em seu processo de digestão. Foi aprovado no dia 17 de dezembro de 2019, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), uma resolução que determina a eliminação de gordura trans presente nos alimentos industrializados no Brasil até 2023. O objetivo da norma é reduzir o consumo da substância presente principalmente em alimentos ultraprocessados que em longo prazo acarretam muitos malefícios à saúde. Assinale, a seguir, a alternativa que indica um exemplo de um alimento ultraprocessado:
Alternativas
Q2273100 Nutrição
Vitamina A e seus precursores são ingeridos, contidos na matriz alimentar. A proteólise no estômago pode liberar alguma vitamina A e carotenoides fornecidos pelos alimentos. Combate os radicais livres, estimula o sistema imunológico e ajuda a manter altos os níveis de anticorpos. Que alimento é uma boa fonte de Betacaroteno ?
Alternativas
Q2273101 Nutrição
O Guia Alimentar para a população brasileira apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo, hoje e no futuro. Ele é subdividido em grupos alimentares, com funções e quantidades diferentes de consumo, conforme necessidade nutricional. O grupo regulador tem por função favorecer o aporte de vitaminas, minerais e fibras para o organismo. São exemplos de alimentos que pertencem ao grupo mencionado:
Alternativas
Q2273102 Nutrição
As proteínas são elementos estruturais e funcionais fundamentais a todas as células e participam de interações metabólicas substanciais. As Proteínas de Alto Valor Biológico (PAVB) são essenciais ao organismo e ajudam na formação de novos tecidos, fortalecem o sistema imunológico, além de favorecerem o crescimento, em casos de crianças e jovens. São exemplos de (PAVB):
Alternativas
Q2273103 Nutrição
A anemia ferropriva desenvolve-se em três estágios: depleção de ferro, eritropoese com deficiência de ferro e anemia ferropriva. A ingestão de ferro é substancialmente influenciada pela composição da dieta. Alguns alimentos podem ser utilizados como estratégias para melhorar a absorção do ferro não-heme, porém outros interferem na sua biodisponibilidade. São alimentos que interferem na absorção do ferro não-heme diminuindo a sua biodisponibilidade, EXCETO:
Alternativas
Q2273104 Nutrição
A vitamina D3, colecalciferol, é produzida pelo efeito da irradiação UVB no 7 – desidrocolesterol, um companheiro secundário do colesterol da pele. Sobre vitaminas, analise as afirmativas abaixo, e avalie com (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso:

( ) São substâncias orgânicas, necessárias em pequenas quantidades e essenciais para a vida, não sendo sintetizadas pelo corpo.
( ) Normalmente, as vitaminas têm uma função construtora e não reguladora.
( ) As vitaminas hidrossolúveis são A, D, E, K.
( ) As vitaminas lipossolúveis, na maioria das vezes, são absorvidas com outros lipídios e estocadas em vários tecidos corpóreos.

A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q2273105 Nutrição
O Glicogênio é sintetizado a partir da glicose por um processo conhecido como glicogênese; não é o inverso da glicogenólise, mas uma via metabólica totalmente diferente, que geralmente opera por várias horas depois de uma refeição à base de carboidratos, durante um período em que a quantidade de carboidratos é muito maior que os gastos energéticos dos tecidos. No processo de digestão, são absorvidos na forma de:
Alternativas
Q2273106 Nutrição
Os Triglicerídeos constituem cerca de 95% dos lipídíos da dieta. Essa molécula é formada por uma molécula de glicerol (um álcool de três carbonos) com três ácidos graxos ligados. Que grupo enzimático atua na digestão de lipídios?
Alternativas
Q2273107 Nutrição
Consideramos a vitamina E um poderoso antioxidante lipossolúvel mais abundante, em nível celular. Tem função essencial na proteção contra espécies reativas de oxigênio (ERO). A carência (pode ser apresentada em maior ou menor escala, dependendo da deficiência) da Vitamina E relativa à função antioxidante está relacionada com:
Alternativas
Q2273108 Nutrição
Estudos observacionais sugerem que vitamina K está envolvida com risco de fraturas e osteoartrite na população idosa. Existem três formas de vitamina K e uma delas apresenta maior atividade biológica, sendo ela:
Alternativas
Q2273109 Nutrição
Os aminoácidos são precursores de alguns outros intermediários e produtos metabólicos, que desempenham papéis estruturais e funcionais. Quais são os principais neurotransmissores?
Alternativas
Q2273110 Nutrição
A  Alta prevalência do sobrepeso e obesidade em muitos países inviabiliza o tratamento individualizado, porque representaria um ônus insustentável para os recursos da saúde pública. A cirurgia para o tratamento da obesidade é a forma mais efetiva de terapia. Essa cirurgia especializada é denominada de cirurgia bariátrica. A depender da técnica utilizada, o paciente pode desenvolver carências nutricionais significativas, dentre essas podemos citar:
Alternativas
Q2273111 Nutrição
A doença celíaca (DC) geralmente se manifesta na infância, entre os 6 e 24 meses de idade, quando é iniciada a introdução da alimentação complementar, podendo, entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive em adultos. O portador de doença celíaca pode ou não manifestar sintomas gastrointestinais, anorexia, atraso no desenvolvimento, deficiência inexplicada de ferro, atrofia muscular, hipotonia e irritabilidade. O tratamento da DC consiste na exclusão total do glúten, que está presente nos seguintes alimentos:
Alternativas
Q2273112 Nutrição
A patogênese das doenças inflamatórias intestinais (DII), que incluem a retocolite ulcerativa (RCU) e a Doença de Crohn (DdC) é complexa e multifatorial, envolvendo fatores genéticos, autoimunes e ambientais, sendo, aparentemente, os últimos os mais importantes. Como está caracterizada a doença de Crohn?
Alternativas
Q2273113 Nutrição
Define-se Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) como o acúmulo excessivo de gordura nos hepatócitos, a qual se desenvolve na ausência de consumo excessivo de álcool. Possuindo relação íntima com a obesidade. Nesse contexto, a conduta nutricional corrobora com a melhora clínica, quando da utilização de uma dieta:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: E
5: C
6: A
7: B
8: D
9: C
10: E
11: C
12: A
13: D
14: B
15: A