Questões de Concurso Público Prefeitura de Dona Inês - PB 2023 para Professor B - Nível - 1 (Licenciatura em Artes)

Foram encontradas 15 questões

Q2273359 Educação Artística
Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram __________ procurando, de um lado, respeitar __________, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências __________ comuns ao processo educativo em todas as regiões __________. Com isso, pretende-se criar condições, nas __________, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da __________.

O parágrafo acima foi extraído dos Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte. A alternativa abaixo que completa as lacunas de forma CORRETA é:
Alternativas
Q2273360 Educação Artística

Atente para os itens I e II, abaixo.


I - _______________é considerada a expressão artística mais antiga da nossa história. Influenciou a arte da humanidade e até criações do Movimento Armorial, como, por exemplo, as iluminogravuras criadas por Ariano Suassuna, inspiradas em imagens contidas na Pedra do Ingá (imagem abaixo).



Imagem associada para resolução da questão



II – Entre as principais características desse tipo de arte acima estão: _________________________.


Preencham aos itens I e II, respectivamente:



Alternativas
Q2273361 Educação Artística

Relacione a primeira coluna com a segunda e responda ao que se pede.


I – Arte bizantina 

II – Arte renascentista 

III – Arte egípcia 

IV – Arte romana 


( ) Tipo de arte que tem como característica mais evidente a ligação com temas religiosos e mitológicos. 



( ) Faz uso da perspectiva e proporcionalidade, no intuito de realizar obras com rigor científico. Tem caráter antropocêntrico. 



( ) Foi influenciada pela arte etrusca, no que diz respeito à expressão realista, e pela arte grega, devido ao forte teor de ideal de beleza. Durou aproximadamente de VIII a.C a IV d.C. 



( ) Entre suas principais características estão a presença marcante do uso de cores e a ausência de expressividade e de criatividade dos artistas. O mosaico foi sua forma mais expressiva. 


Marque a alternativa abaixo que apresenta a CORRETA relação entre as colunas.


Alternativas
Q2273362 Educação Artística
“Desde o descobrimento do Brasil - como se o Brasil já não existisse antes -, recebemos influências de várias culturas, que foram por nós incorporadas, metabolizadas, configurando a diversidade da cultura brasileira expressa nas nossas singularidades regionais.O que mais caracteriza a unidade e a diversidade de um país, senão sua música, seu teatro, suas formas e cores, sua dança, folclore, poesia? Nessas manifestações, sempre fruto de um amálgama cultural, é que estão mais fortemente gravados os sentimentos e pensamentos de um povo”. (MARTINS, M. C.; PICOSQUE, G.; GUERRA, M. T. T. Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer São Paulo: FTD, 1998, p. 10).
Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens abaixo.

I- Para o entendimento do ensino de Arte no Brasil, a Missão Artística Francesa, trazida em 1816, por Dom João VI, pode ser tomada como referência. Em seguida, foi criada a Academia Imperial de Belas-Artes, que passou a ser chamada de Escola Nacional de Belas-Artes, após a Proclamação da República.
II- A Escola Nacional de Belas-Artes tinha como ponto forte o desenho, valorizando a cópia fiel e a utilização de modelos indígenas e africanos.
III- O Brasil, especialmente no Ceará, passava, naquele tempo, pela explosão do Barroco, mas o Neoclassicismo trazido pelos africanos é que foi assumido pelas elites e classes dominantes, como o que havia de mais atual para a época.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2273363 Educação Artística
O movimento armorial foi encabeçado por alguns artistas, dentre os quais destaca-se Ariano Suassuna, que pretendeu reunir elementos próprios da cultura popular nordestina, aplicando-os às diversas expressões artísticas, como música, teatro, literatura, cinema, artes plásticas etc., erigindo-as à categoria de arte erudita nacional.
A partir do exposto, fazem parte do acervo armorial as seguintes expressões, que foram orientadas a convergir na representação das raízes culturais nordestinas:
Alternativas
Q2273364 Educação Artística
De acordo com a tradição pedagógica, todo objeto de estudo deve ser visto a partir de sua origem, prosseguindo-se, logicamente, no sentido de compreender seu percurso cronológico, desdobramentos, transformações, contribuições e aplicações práticas no presente. No estudo da música ocidental, percebe-se que os estilos foram organizados de acordo com movimentos culturais que também atravessaram outras expressões artísticas, podendo ser divididos em vários períodos distintos: música medieval (até cerca de 1450), música renascentista (1450 a 1600), música barroca (1600 a 1750), música clássica (1750 a 1810), música do período romântico (1810 a 1910) e música contemporânea (1910 em diante).

Partindo dessas premissas e tendo em conta especificamente a música ocidental, julgue as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção CORRETA.

I- O período renascentista se caracteriza pelo resgate da cultura, da estética e dos valores greco-romanos. Posterior ao período medieval, neste momento, houve uma ruptura com a tradição de produção artística que tinha a fé e religião como orientações paradigmáticas, surgindo, no âmbito musical, o interesse pela música profana. Apesar disso, destaca-se como símbolo da música renascentista uma composição feita para a própria Igreja, conhecida como Polifonia Coral (canto a várias vozes), à cappella.

II- Na música clássica, manteve-se a tradição da composição de peças, tendo como objetivo as vozes e não os instrumentos musicais. Neste período, destacam-se compositores como Johann Sebastian Bach e Georg Friedrich Händel.

III- Os compositores românticos aspiravam a pensar e conceber a arte de forma livre, expressando, em suas composições, sentimentos intensos e profundas dores. Aliado a isto, houve uma tendência à valorização dos movimentos nacionais, inaugurando-se, desta forma, a enunciação de elementos e estilos próprios que fossem suficientes para caracterizar verdadeiramente uma nação. Nesse sentido, podem ser destacados os estudos do folclore nacional, de lendas e histórias que foram transformadas em temas para óperas e poemas sinfônicos. No Brasil, destaca-se Carlos Gomes com o seu O guarani.

Está(ão) CORRETA(s) o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2273365 Educação Artística
Os elementos do estilo gótico começaram a aparecer a partir do século XII, ganhando notoriedade nos dois séculos seguintes. Embora tenha mantido parte da tradição românica, com o desenvolvimento de mosaicos, esculturas e afrescos, inaugura-se, neste período, e com ineditismo, a necessidade de retratar as pessoas com mais naturalidade e realismo. Por outro lado a arquitetura tem prolífico desenvolvimento nesse período, sobretudo se analisarmos as catedrais edificadas durante a vigência deste estilo. São características das igrejas góticas:
Alternativas
Q2273366 Educação Artística

Observe a imagem e as informações abaixo.



Imagem associada para resolução da questão




Recentemente, a pintura Dame mit Fächer – Mulher com Leque – estabeleceu um novo recorde para uma obra de arte leiloada na Dame mit Fächer – Mulher com Leque Europa ao ser arrematada por £ 85,3 milhões. A obra inacabada (falta a assinatura do artista, apesar de muito próxima de ser finalizada, de acordo com especialistas) aparece em uma foto tirada do estúdio do autor em Viena, Gustav Klimt, pouco após a sua morte em 1918.


Considerando seus conhecimentos em arte e as informações contidas na imagem e no texto acima, marque o item que apresenta informações CORRETAS.

Alternativas
Q2273367 Educação Artística
Existem vários temas que podem ser escolhidos por autores para serem objeto de suas criações artísticas. Relacione as imagens ao tema utilizado.

I- Natureza morta. II- Pintura abstrata. III- Paisagem. IV- Retrato.


Imagem associada para resolução da questão Imagem associada para resolução da questão



Assinale a alternativa que contém a correspondência CORRETA entre as colunas.
Alternativas
Q2273368 Educação Artística
Na manhã do dia 15 de junho de 2023, o Museu de Arte Popular da Paraíba – MAPP – recebeu uma intervenção artística intitulada “Coelhadas Gigantes”. O evento trouxe uma famosa personagem dos quadrinhos brasileiros, conforme imagem abaixo, que recebeu chapéu de matuto e sanfona como forma de incrementar os festivos juninos celebrados nessa época. 


Imagem associada para resolução da questão

Foto: SECOM-PB/Divulgação

A intervenção faz parte de uma série de comemorações, em função dos 60 anos de criação de uma outra personagem dos quadrinhos brasileiros. Indique o nome dessa personagem e o nome de seu criador, marcando a alternativa CORRETA entre as dispostas a seguir.
Alternativas
Q2273369 Educação Artística
Leia atentamente o texto e observe as imagens abaixo.

“'A técnica da __________ é arcaica, artesanal, popular, profundamente arraigada na tradição ilustrativa alemã. Mais do que uma técnica no sentido moderno da palavra, é um modo habitual de expressar e comunicar por meio da imagem' (ARGAN, 1970, p. 238). Outra característica importante é a __________ possibilitada por essa técnica. A tiragem __________ de uma obra permite que mais pessoas tenham acesso a ela, não só pelo simples fato de haver mais unidades circulando, mas também por torná-la economicamente mais acessível (em comparação a uma tela a óleo, por exemplo). Além disso, o contraste e nitidez dos traços na __________ podem ser de grande contribuição para a construção de tom dramático para a obra, buscado pelos artistas __________ e por Käthe Kollwitz”.Adaptado de
https://issuu.com/floracassettarichiaratto/docs/floracassettari_caderno_final_2022_12_24_21_28_47/s/17888385 Acesso em: 01/07/2023. 

No Brasil, o pernambucano José Francisco Borges, conhecido como J. Borges, é um dos maiores nomes que fazem uso dessa técnica artística.

Imagem associada para resolução da questão

In Memoriam Karl Liebknecht Gedenkblatt für ( Karl Liebknecht), 1920, Käthe Kollwitz

Imagem associada para resolução da questão
O forró dos bichos, J. Borges


Marque a alternativa abaixo que contém as palavras que completam CORRETAMENTE as lacunas do texto acima. 
Alternativas
Q2273370 Educação Artística
A obra “O Vazio” (1958), de Yves Klein (1928-1962), recebeu a seguinte descrição de Carol King, no livro “Tudo sobre arte: os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos”, de 2010, organizado por Stephen Farthing: “O francês esvaziou o espaço de todo o seu conteúdo, com exceção de um grande armário, pintou a sala de branco e pendurou uma cortina azul na entrada. Os espectadores foram forçados a fazer fila na noite de abertura para ver o que ele chamou de 'quadro invisível'”.
Imagem associada para resolução da questão


Marque a assertiva que indica qual o tipo de arte abordada na descrição da obra acima.

Alternativas
Q2273371 Educação Artística
"A linguagem da dança é um pensamento cinestésico, ou seja, um pensar em termos de movimento, que se executa como emoção física, impulsionado pelas sensações musculares e articulações do corpo” (MARTINS, M. C.; PICOSQUE, G.; GUERRA, M. T. T. Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998, p. 138).
A respeito do aprendizado por meio da dança, analise as assertivas abaixo.

I- Além de permitir uma apreciação significativa da arte do movimento, o acesso a espetáculos de dança clássica, moderna ou folclórica proporciona uma experiência estética para a criança.
II- A aprendizagem da arte do movimento exige que a criança possa aprender a estrutura e o funcionamento corporal através de diferentes formas de locomoção, deslocamento e orientação do espaço.

III- Uma das etapas da aprendizagem da dança, por parte da criança, perpassa pelo registro de uma sequência de movimentos expressivos criados em coreografias simples.

Está(ão) CORRETA(s) a(s) assertiva(s):

Alternativas
Q2273372 Educação Artística
Um dos aspectos mais importantes para o Teatro é criação da personagem. É um processo pessoal que pode ser trabalhado por meio do estudo do texto teatral, de jogos e de exercícios cênicos individuais ou coletivos. Existem técnicas para a composição da personagem.A respeito do método para composição da personagem, criado por Constantin Stanislavski (1863-1938), analise as assertivas a seguir.

I- O método de interpretação de Stanislavski envolve aspectos complexos para a preparação do ator e da criação da personagem. Entre as técnicas, está a utilização de circunstâncias prévias, na qual o ator deve explorar o texto teatral para reunir elementos que o ajudarão a compor a sua personagem, imaginando o que ocorreu antes de a personagem entrar em cena, o universo do qual ela faz parte e a relação dela com as outras personagens.
II- O método de Stanislavski propõe que o ator recrie uma emoção para uma cena usando a memória das experiências que viveu. Ou seja, para atuar de maneira natural e convincente, o ator deve buscar viver no palco uma emoção (medo, alegria etc.) semelhante à que sentiu em algum momento de sua vida pessoal.
III- Stanislavski acreditava que a ação levava a uma emoção, ou seja, que é a partir da experiência física que um sentimento é gerado. Dessa forma, seu método inclui diversas práticas físicas que, em sua concepção, ajudam o ator a despertar a emoção do personagem. Entre elas estão técnicas de relaxamento físicas e vocais.

Está(ão) CORRETA(s):
Alternativas
Q2273373 Educação Artística
No livro “Como usar o cinema na sala de aula”, 2003, o autor, Marcos Napolitano, relaciona algumas escolas cinematográficas clássicas, fornecendo características, tecendo comentários a respeito e sugerindo obras paradigmáticas como representantes dessas escolas. Como exemplo do tipo de texto realizado na obra, citamos abaixo as características de uma dessas escolas, o comentário do autor a respeito de outra e as obras representativas selecionadas por ele, como exemplo de uma terceira escola:

Características da escola I: “a montagem não 'explica' o real pela continuidade lógica racional (não compreensão pela decupagem/montagem do filme, como no cinema narrativo clássico); introdução da lógica da ruptura com o real, no nível da cena, da narração e/ou cenário; descontextualização dos elementos da realidade (espaço, contexto, diálogos), que se tornam estranhos e dotados de outras naturezas que não as lógico-racionais”.

Comentário sobre a escola II: “buscar a estranheza do olhar sobre o mundo exterior para captar a essência da alma humana”.

Obras sugeridas para a escola III: “Uma mulher para dois (François Truffaut) Alphaville,  idem (Jean Luc Godard, 1965), Hiroshima mon amour (Alain Resnais, 1959).” Todos esses trechos foram extraídos de: Napolitano, M. Como usar o cinema da sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003. 249p. p. 75-78.

Marque a alternativa abaixo que apresenta os nomes CORRETOS das escolas I, II e III, respectivamente, sugeridas pelo texto acima.

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: D
5: C
6: B
7: A
8: E
9: A
10: B
11: B
12: E
13: E
14: A
15: C