Questões de Concurso Público Prefeitura de Dona Inês - PB 2023 para Professor B - Nível - 1 (Licenciatura em Artes)
Foram encontradas 15 questões
O parágrafo acima foi extraído dos Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte. A alternativa abaixo que completa as lacunas de forma CORRETA é:
Atente para os itens I e II, abaixo.
I - _______________é considerada a expressão artística mais antiga da nossa história. Influenciou a arte da humanidade e até criações do Movimento Armorial, como, por exemplo, as iluminogravuras criadas por Ariano Suassuna, inspiradas em imagens contidas na Pedra do Ingá (imagem abaixo).
II – Entre as principais características desse tipo de arte acima estão: _________________________.
Preencham aos itens I e II, respectivamente:
Relacione a primeira coluna com a segunda e responda ao que se pede.
I – Arte bizantina
II – Arte renascentista
III – Arte egípcia
IV – Arte romana
( ) Tipo de arte que tem como característica mais evidente a ligação com temas religiosos e mitológicos.
( ) Faz uso da perspectiva e proporcionalidade, no intuito de realizar obras com rigor científico. Tem caráter antropocêntrico.
( ) Foi influenciada pela arte etrusca, no que diz respeito à expressão realista, e pela arte grega, devido ao forte teor de ideal de beleza. Durou aproximadamente de VIII a.C a IV d.C.
( ) Entre suas principais características estão a presença marcante do uso de cores e a ausência de expressividade e de criatividade dos artistas. O mosaico foi sua forma mais expressiva.
Marque a alternativa abaixo que apresenta a CORRETA relação entre as colunas.
Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens abaixo.
I- Para o entendimento do ensino de Arte no Brasil, a Missão Artística Francesa, trazida em 1816, por Dom João VI, pode ser tomada como referência. Em seguida, foi criada a Academia Imperial de Belas-Artes, que passou a ser chamada de Escola Nacional de Belas-Artes, após a Proclamação da República.
II- A Escola Nacional de Belas-Artes tinha como ponto forte o desenho, valorizando a cópia fiel e a utilização de modelos indígenas e africanos.
III- O Brasil, especialmente no Ceará, passava, naquele tempo, pela explosão do Barroco, mas o Neoclassicismo trazido pelos africanos é que foi assumido pelas elites e classes dominantes, como o que havia de mais atual para a época.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
A partir do exposto, fazem parte do acervo armorial as seguintes expressões, que foram orientadas a convergir na representação das raízes culturais nordestinas:
Partindo dessas premissas e tendo em conta especificamente a música ocidental, julgue as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção CORRETA.
I- O período renascentista se caracteriza pelo resgate da cultura, da estética e dos valores greco-romanos. Posterior ao período medieval, neste momento, houve uma ruptura com a tradição de produção artística que tinha a fé e religião como orientações paradigmáticas, surgindo, no âmbito musical, o interesse pela música profana. Apesar disso, destaca-se como símbolo da música renascentista uma composição feita para a própria Igreja, conhecida como Polifonia Coral (canto a várias vozes), à cappella.
II- Na música clássica, manteve-se a tradição da composição de peças, tendo como objetivo as vozes e não os instrumentos musicais. Neste período, destacam-se compositores como Johann Sebastian Bach e Georg Friedrich Händel.
III- Os compositores românticos aspiravam a pensar e conceber a arte de forma livre, expressando, em suas composições, sentimentos intensos e profundas dores. Aliado a isto, houve uma tendência à valorização dos movimentos nacionais, inaugurando-se, desta forma, a enunciação de elementos e estilos próprios que fossem suficientes para caracterizar verdadeiramente uma nação. Nesse sentido, podem ser destacados os estudos do folclore nacional, de lendas e histórias que foram transformadas em temas para óperas e poemas sinfônicos. No Brasil, destaca-se Carlos Gomes com o seu O guarani.
Está(ão) CORRETA(s) o que se afirma apenas em:
Observe a imagem e as informações abaixo.
Recentemente, a pintura Dame mit Fächer – Mulher com Leque – estabeleceu um novo recorde para uma obra de arte leiloada na Dame mit Fächer – Mulher com Leque Europa ao ser arrematada por £ 85,3 milhões. A obra inacabada (falta a assinatura do artista, apesar de muito próxima de ser finalizada, de acordo com especialistas) aparece em uma foto tirada do estúdio do autor em Viena, Gustav Klimt, pouco após a sua morte em 1918.
Considerando seus conhecimentos em arte e as informações contidas na imagem e no texto acima, marque o item que apresenta informações CORRETAS.
I- Natureza morta. II- Pintura abstrata. III- Paisagem. IV- Retrato.
Assinale a alternativa que contém a correspondência CORRETA entre as colunas.
Foto: SECOM-PB/Divulgação
A intervenção faz parte de uma série de comemorações, em função dos 60 anos de criação de uma outra personagem dos quadrinhos brasileiros. Indique o nome dessa personagem e o nome de seu criador, marcando a alternativa CORRETA entre as dispostas a seguir.
“'A técnica da __________ é arcaica, artesanal, popular, profundamente arraigada na tradição ilustrativa alemã. Mais do que uma técnica no sentido moderno da palavra, é um modo habitual de expressar e comunicar por meio da imagem' (ARGAN, 1970, p. 238). Outra característica importante é a __________ possibilitada por essa técnica. A tiragem __________ de uma obra permite que mais pessoas tenham acesso a ela, não só pelo simples fato de haver mais unidades circulando, mas também por torná-la economicamente mais acessível (em comparação a uma tela a óleo, por exemplo). Além disso, o contraste e nitidez dos traços na __________ podem ser de grande contribuição para a construção de tom dramático para a obra, buscado pelos artistas __________ e por Käthe Kollwitz”.Adaptado de
https://issuu.com/floracassettarichiaratto/docs/floracassettari_caderno_final_2022_12_24_21_28_47/s/17888385 Acesso em: 01/07/2023.
No Brasil, o pernambucano José Francisco Borges, conhecido como J. Borges, é um dos maiores nomes que fazem uso dessa técnica artística.
In Memoriam Karl Liebknecht Gedenkblatt für ( Karl Liebknecht), 1920, Käthe Kollwitz
O forró dos bichos, J. Borges
Marque a alternativa abaixo que contém as palavras que completam CORRETAMENTE as lacunas do texto acima.
Marque a assertiva que indica qual o tipo de arte abordada na descrição da obra acima.
A respeito do aprendizado por meio da dança, analise as assertivas abaixo.
I- Além de permitir uma apreciação significativa da arte do movimento, o acesso a espetáculos de dança clássica, moderna ou folclórica proporciona uma experiência estética para a criança.
II- A aprendizagem da arte do movimento exige que a criança possa aprender a estrutura e o funcionamento corporal através de diferentes formas de locomoção, deslocamento e orientação do espaço.
III- Uma das etapas da aprendizagem da dança, por parte da criança, perpassa pelo registro de uma sequência de movimentos expressivos criados em coreografias simples.
Está(ão) CORRETA(s) a(s) assertiva(s):
I- O método de interpretação de Stanislavski envolve aspectos complexos para a preparação do ator e da criação da personagem. Entre as técnicas, está a utilização de circunstâncias prévias, na qual o ator deve explorar o texto teatral para reunir elementos que o ajudarão a compor a sua personagem, imaginando o que ocorreu antes de a personagem entrar em cena, o universo do qual ela faz parte e a relação dela com as outras personagens.
II- O método de Stanislavski propõe que o ator recrie uma emoção para uma cena usando a memória das experiências que viveu. Ou seja, para atuar de maneira natural e convincente, o ator deve buscar viver no palco uma emoção (medo, alegria etc.) semelhante à que sentiu em algum momento de sua vida pessoal.
III- Stanislavski acreditava que a ação levava a uma emoção, ou seja, que é a partir da experiência física que um sentimento é gerado. Dessa forma, seu método inclui diversas práticas físicas que, em sua concepção, ajudam o ator a despertar a emoção do personagem. Entre elas estão técnicas de relaxamento físicas e vocais.
Está(ão) CORRETA(s):
Características da escola I: “a montagem não 'explica' o real pela continuidade lógica racional (não compreensão pela decupagem/montagem do filme, como no cinema narrativo clássico); introdução da lógica da ruptura com o real, no nível da cena, da narração e/ou cenário; descontextualização dos elementos da realidade (espaço, contexto, diálogos), que se tornam estranhos e dotados de outras naturezas que não as lógico-racionais”.
Comentário sobre a escola II: “buscar a estranheza do olhar sobre o mundo exterior para captar a essência da alma humana”.
Obras sugeridas para a escola III: “Uma mulher para dois (François Truffaut) Alphaville, idem (Jean Luc Godard, 1965), Hiroshima mon amour (Alain Resnais, 1959).” Todos esses trechos foram extraídos de: Napolitano, M. Como usar o cinema da sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003. 249p. p. 75-78.
Marque a alternativa abaixo que apresenta os nomes CORRETOS das escolas I, II e III, respectivamente, sugeridas pelo texto acima.