Questões de Concurso Público Prefeitura de Sumé - PB 2023 para Professor de Português
Foram encontradas 40 questões
TEXTO I
“Deus está
triste”: bebês gerados por IA viram febre e piada nas redes sociais
Simulações são
feitas pelo aplicativo Remini; “Deus está triste com tanto bebê de IA” e (sic.)
“cafona demais”, criticam perfis
(Nayani Real)
SÃO PAULO (SP) Nesta semana, imagens de
crianças geradas por Inteligência Artificial dominaram as redes sociais de
famosos e anônimos. Personalidades como Gil do Vigor, Pequena Lô, Viih Tube e
Virgínia compartilharam versões de crianças similares a elas, geradas pelo
aplicativo Remini. Com características similares às suas, os bebês aparecem em
seus colos, em imagens que simulam retratos de família.
"Deus está triste com tanto
bebê de IA", diz um meme sobre a onda de publicações. Outros comparam
imagens geradas à personagem Renesmée, filha dos protagonistas Edward Cullen e
Bella Swan no filme "Amanhecer - parte 2", da saga Crepúsculo.
Lançado em 2012, o longa foi alvo de críticas pela baixa qualidade dos efeitos
especiais. Perfis também apontam falhas na geração de imagens, como a
multiplicação de braços dos bebês. Alguns dizem que a tendência é
"cafona".
Além das críticas à qualidade das imagens
geradas, o compartilhamento de dados também voltou ao debate no Twitter. Perfis
alertam para perigos da cessão de dados ao aplicativo de IA, enquanto outros
dizem não aguentar mais esse discurso.
Na plataforma, um perfil cita o
caso da utilização da imagem gerada por IA da cantora Elis Regina, morta em
1982, pela Volkswagen.
No último dia 4 de julho, uma
campanha comemorativa de 70 anos da marca no Brasil reuniu Elis e sua filha, a
cantora Maria Rita, e dividiu opiniões nas redes.
Entre publicações descontraídas e
sérias, alguns perfis se mostram avessos à moda. "Nem filho virtual eu
quero", diz um usuário. Outro compartilha imagem gerada por Inteligência
Artificial que, ao invés de uma criança, mostra um gato.
Disponível em:
<https://www1.folha.uol.com.br/blogs/hashtag/2023/07/deus-esta-triste-bebes-gerados-por-ia-viram-febre-e-piada-nas-redes-sociais.shtml>.
Acesso em: 13 jul. 2023.
TEXTO I
“Deus está
triste”: bebês gerados por IA viram febre e piada nas redes sociais
Simulações são
feitas pelo aplicativo Remini; “Deus está triste com tanto bebê de IA” e (sic.)
“cafona demais”, criticam perfis
(Nayani Real)
SÃO PAULO (SP) Nesta semana, imagens de
crianças geradas por Inteligência Artificial dominaram as redes sociais de
famosos e anônimos. Personalidades como Gil do Vigor, Pequena Lô, Viih Tube e
Virgínia compartilharam versões de crianças similares a elas, geradas pelo
aplicativo Remini. Com características similares às suas, os bebês aparecem em
seus colos, em imagens que simulam retratos de família.
"Deus está triste com tanto
bebê de IA", diz um meme sobre a onda de publicações. Outros comparam
imagens geradas à personagem Renesmée, filha dos protagonistas Edward Cullen e
Bella Swan no filme "Amanhecer - parte 2", da saga Crepúsculo.
Lançado em 2012, o longa foi alvo de críticas pela baixa qualidade dos efeitos
especiais. Perfis também apontam falhas na geração de imagens, como a
multiplicação de braços dos bebês. Alguns dizem que a tendência é
"cafona".
Além das críticas à qualidade das imagens
geradas, o compartilhamento de dados também voltou ao debate no Twitter. Perfis
alertam para perigos da cessão de dados ao aplicativo de IA, enquanto outros
dizem não aguentar mais esse discurso.
Na plataforma, um perfil cita o
caso da utilização da imagem gerada por IA da cantora Elis Regina, morta em
1982, pela Volkswagen.
No último dia 4 de julho, uma
campanha comemorativa de 70 anos da marca no Brasil reuniu Elis e sua filha, a
cantora Maria Rita, e dividiu opiniões nas redes.
Entre publicações descontraídas e
sérias, alguns perfis se mostram avessos à moda. "Nem filho virtual eu
quero", diz um usuário. Outro compartilha imagem gerada por Inteligência
Artificial que, ao invés de uma criança, mostra um gato.
Disponível em:
<https://www1.folha.uol.com.br/blogs/hashtag/2023/07/deus-esta-triste-bebes-gerados-por-ia-viram-febre-e-piada-nas-redes-sociais.shtml>.
Acesso em: 13 jul. 2023.
TEXTO I
“Deus está
triste”: bebês gerados por IA viram febre e piada nas redes sociais
Simulações são
feitas pelo aplicativo Remini; “Deus está triste com tanto bebê de IA” e (sic.)
“cafona demais”, criticam perfis
(Nayani Real)
SÃO PAULO (SP) Nesta semana, imagens de
crianças geradas por Inteligência Artificial dominaram as redes sociais de
famosos e anônimos. Personalidades como Gil do Vigor, Pequena Lô, Viih Tube e
Virgínia compartilharam versões de crianças similares a elas, geradas pelo
aplicativo Remini. Com características similares às suas, os bebês aparecem em
seus colos, em imagens que simulam retratos de família.
"Deus está triste com tanto
bebê de IA", diz um meme sobre a onda de publicações. Outros comparam
imagens geradas à personagem Renesmée, filha dos protagonistas Edward Cullen e
Bella Swan no filme "Amanhecer - parte 2", da saga Crepúsculo.
Lançado em 2012, o longa foi alvo de críticas pela baixa qualidade dos efeitos
especiais. Perfis também apontam falhas na geração de imagens, como a
multiplicação de braços dos bebês. Alguns dizem que a tendência é
"cafona".
Além das críticas à qualidade das imagens
geradas, o compartilhamento de dados também voltou ao debate no Twitter. Perfis
alertam para perigos da cessão de dados ao aplicativo de IA, enquanto outros
dizem não aguentar mais esse discurso.
Na plataforma, um perfil cita o
caso da utilização da imagem gerada por IA da cantora Elis Regina, morta em
1982, pela Volkswagen.
No último dia 4 de julho, uma
campanha comemorativa de 70 anos da marca no Brasil reuniu Elis e sua filha, a
cantora Maria Rita, e dividiu opiniões nas redes.
Entre publicações descontraídas e
sérias, alguns perfis se mostram avessos à moda. "Nem filho virtual eu
quero", diz um usuário. Outro compartilha imagem gerada por Inteligência
Artificial que, ao invés de uma criança, mostra um gato.
Disponível em:
<https://www1.folha.uol.com.br/blogs/hashtag/2023/07/deus-esta-triste-bebes-gerados-por-ia-viram-febre-e-piada-nas-redes-sociais.shtml>.
Acesso em: 13 jul. 2023.
( ) A palavra “geração” é formada por derivação sufixal.
( ) suas seus No período “Com características similares às suas , os bebês aparecem em seus colos, em imagens que simulam retratos de família”, os pronomes em destaque fazem uma retomada catafórica de um mesmo referente.
( ) Sigla é o processo de formação da palavra IA.
( ) A palavra “cafona” é um neologismo.
( )No período “alguns perfis se mostram avessos à moda”, o termo em destaque estabelece uma relação de sinonímia com o termo “contrários”.
Marque a sequência CORRETA:
TEXTO I
“Deus está
triste”: bebês gerados por IA viram febre e piada nas redes sociais
Simulações são
feitas pelo aplicativo Remini; “Deus está triste com tanto bebê de IA” e (sic.)
“cafona demais”, criticam perfis
(Nayani Real)
SÃO PAULO (SP) Nesta semana, imagens de
crianças geradas por Inteligência Artificial dominaram as redes sociais de
famosos e anônimos. Personalidades como Gil do Vigor, Pequena Lô, Viih Tube e
Virgínia compartilharam versões de crianças similares a elas, geradas pelo
aplicativo Remini. Com características similares às suas, os bebês aparecem em
seus colos, em imagens que simulam retratos de família.
"Deus está triste com tanto
bebê de IA", diz um meme sobre a onda de publicações. Outros comparam
imagens geradas à personagem Renesmée, filha dos protagonistas Edward Cullen e
Bella Swan no filme "Amanhecer - parte 2", da saga Crepúsculo.
Lançado em 2012, o longa foi alvo de críticas pela baixa qualidade dos efeitos
especiais. Perfis também apontam falhas na geração de imagens, como a
multiplicação de braços dos bebês. Alguns dizem que a tendência é
"cafona".
Além das críticas à qualidade das imagens
geradas, o compartilhamento de dados também voltou ao debate no Twitter. Perfis
alertam para perigos da cessão de dados ao aplicativo de IA, enquanto outros
dizem não aguentar mais esse discurso.
Na plataforma, um perfil cita o
caso da utilização da imagem gerada por IA da cantora Elis Regina, morta em
1982, pela Volkswagen.
No último dia 4 de julho, uma
campanha comemorativa de 70 anos da marca no Brasil reuniu Elis e sua filha, a
cantora Maria Rita, e dividiu opiniões nas redes.
Entre publicações descontraídas e
sérias, alguns perfis se mostram avessos à moda. "Nem filho virtual eu
quero", diz um usuário. Outro compartilha imagem gerada por Inteligência
Artificial que, ao invés de uma criança, mostra um gato.
Disponível em:
<https://www1.folha.uol.com.br/blogs/hashtag/2023/07/deus-esta-triste-bebes-gerados-por-ia-viram-febre-e-piada-nas-redes-sociais.shtml>.
Acesso em: 13 jul. 2023.
“Outros comparam imagens geradas à personagem Renesmée, filha dos protagonistas Edward Cullen e Bella Swan no filme ‘Amanhecer - parte 2’, da saga Crepúsculo. Lançado em 2012, o longa foi alvo de críticas pela baixa qualidade dos efeitos especiais”.
Assinale a alternativa CORRETA:
A tira abaixo serve de base para a questão.
TEXTO II
Disponível em: <https://vestibulares.estrategia.com/portal/materias/portugues/ambiguidade/>. Acesso em: 13 jul. 2023.
( ) O texto se constrói em torno de uma relação médico-paciente.
( ) O médico e o menino compartilham o mesmo entendimento do significado da palavra “paciente” nesse contexto.
( ) O menino compreende “paciente” como “aquele que tem paciência”.
( ) Em “Costumo ser...”, o termo “paciente” sofreu elipse para evitar uma repetição redundante.
( ) O humor da tira se faz a partir do duplo sentido que incide sobre a palavra “paciente”.
Marque a alternativa com a sequência CORRETA:
A tira abaixo serve de base para a questão.
TEXTO II
Disponível em: <https://vestibulares.estrategia.com/portal/materias/portugues/ambiguidade/>. Acesso em: 13 jul. 2023.
A charge de Maitena a seguir serve de base para a questão.
TEXTO III
D i s p o n í v e l e m : < h t t p s : / / w w w . e d u c a c a o . m a . g o v . b r / w p -content/uploads/2017/06/Gabarito_Comentado_Lingua_Portuguesa.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2023.
( ) A charge retrata de forma bem-humorada o universo feminino.
( ) Mudanças geracionais no estilo de vida da mulher são o tema da charge.
( ) Pela resposta da avó, pode-se considerar que ela considera que a vida das mulheres era melhor em sua época com relação à época atual.
( ) De acordo com a charge, a complexidade de ser mulher na atualidade é tamanha que a neta considera que as mulheres da geração de sua avó viviam em um mundo diferente.
( ) A charge mostra que épocas diferentes impõem às mulheres as mesmas atribuições.
Assinale a sequência CORRETA:
A charge de Maitena a seguir serve de base para a questão.
TEXTO III
D i s p o n í v e l e m : < h t t p s : / / w w w . e d u c a c a o . m a . g o v . b r / w p -content/uploads/2017/06/Gabarito_Comentado_Lingua_Portuguesa.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2023.
A charge de Maitena a seguir serve de base para a questão.
TEXTO III
D i s p o n í v e l e m : < h t t p s : / / w w w . e d u c a c a o . m a . g o v . b r / w p -content/uploads/2017/06/Gabarito_Comentado_Lingua_Portuguesa.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2023.
● Não tinham responsabilidades.
● Andavam por aí cheias de celulites.
● Faziam doces.
● Visitavam as amigas.
Do ponto de vista sintático, as expressões em destaque exercem, na ordem CORRETA, as seguintes funções:
O artigo de opinião a seguir serve de base para a questão.
TEXTO IV
Desde muito cedo,
tenho verdadeiro horror à condescendência
Já dizia Lima
Barreto, a capacidade do negro é julgada a priori, enquanto a do branco é a
posteriori
Djamila Ribeiro
Mestre em filosofia política pela
Unifesp e coordenadora da coleção de livros Feminismos Plurais.
Desde muito cedo, mesmo sem saber
dar nome, tenho verdadeiro horror à condescendência. Eu me lembro de ficar
irritada com professoras que passavam a mão na minha cabeça quando eu levantava
a mão para responder a alguma pergunta por julgarem que eu não saberia a
resposta.
Essas situações foram se
repetindo ao longo da minha adolescência e vida adulta. "Nossa, ela é
inteligente", "uau, ela realmente sabe o que diz", sempre com
uma expressão de espanto. Nem sempre aplausos significam admiração. Muitas
vezes são a expressão de surpresa por parte de pessoas que julgavam que você
não seria capaz.
O escritor Lima Barreto já disse:
“A capacidade do negro é julgada a priori, enquanto a do branco é a
posteriori”.
Há alguns anos, encontrei alguns colegas brancos durante uma viagem a Nova York e, em todas as ocasiões em que estivemos juntos, eles não me deixavam falar com as pessoas nos locais onde estivemos. No restaurante, queriam traduzir os meus pedidos. Nas lojas, me explicavam exaustivamente o que era cada produto. Na rua, passavam à minha frente sempre dispostos a me ajudar na comunicação.
Num dado momento, eu disse
que falava inglês perfeitamente, não precisava de ajuda e que, caso
necessitasse, eu pediria. Eu já dei várias palestras em inglês, e eles sabiam
disso, mas mesmo assim seguiram agindo dessa forma.
A condescendência é ofensiva
porque quem a comete se julga superior. Uma coisa é ajudar quem de fato precisa
ou pediu ajuda, outra coisa é não se conformar em tratar o outro como igual,
pois isso ofende suas crenças limitantes.
Pessoas que naturalizaram o lugar
de submissão para pessoas negras, ou que passaram a vida sendo servidos por
elas, não conseguem lidar quando veem uma que não está naquele lugar. Então,
agir de modo condescendente é reafirmar esse lugar de superioridade, é amenizar
o desconforto por ver uma pessoa negra em seu lugar de humanidade.
Outro lado horroroso é julgar que
sempre é necessário elogiar o trabalho de uma pessoa negra. Uma coisa é
desrespeitar, ser grosseiro e racista ao avaliar um trabalho, o que
infelizmente acontece muito. Outra é colocar em um lugar de não poder criticar,
pois isso é infantilizar a pessoa negra.
Todos os trabalhos são passíveis
de críticas, desde que bem-feitas, e tratar o trabalho de pessoas negras como
algo sempre incrível beira o ridículo.
Uma vez, para me defender, uma
seguidora escreveu para um rapaz que me criticava: "você não pode falar
assim com uma mulher negra". Por mais que ela tivesse boas intenções,
confesso que me irritei profundamente. Eu respondi: "ele não pode falar
assim porque os argumentos dele são falaciosos e eu sei perfeitamente
identificar e responder a eles". E assim o fiz, e o forcei a rever todas
suas bases argumentativas.
[...]
Afinal, respeito, na maioria das
vezes, é muito melhor do que admiração pura e simples. A condescendência fixa o
trabalho de pessoas negras num lugar de inferioridade. É justamente por isso
que deveríamos abominá-la.
Disponível em:
<https://www1.folha.uol.com.br/colunas/djamila-ribeiro/2023/07/desde-muito-cedo-tenho-verdadeiro-horror-a-condescendencia.shtml>.
Acesso em: 13 jul. 2023.
O artigo de opinião a seguir serve de base para a questão.
TEXTO IV
Desde muito cedo,
tenho verdadeiro horror à condescendência
Já dizia Lima
Barreto, a capacidade do negro é julgada a priori, enquanto a do branco é a
posteriori
Djamila Ribeiro
Mestre em filosofia política pela
Unifesp e coordenadora da coleção de livros Feminismos Plurais.
Desde muito cedo, mesmo sem saber
dar nome, tenho verdadeiro horror à condescendência. Eu me lembro de ficar
irritada com professoras que passavam a mão na minha cabeça quando eu levantava
a mão para responder a alguma pergunta por julgarem que eu não saberia a
resposta.
Essas situações foram se
repetindo ao longo da minha adolescência e vida adulta. "Nossa, ela é
inteligente", "uau, ela realmente sabe o que diz", sempre com
uma expressão de espanto. Nem sempre aplausos significam admiração. Muitas
vezes são a expressão de surpresa por parte de pessoas que julgavam que você
não seria capaz.
O escritor Lima Barreto já disse:
“A capacidade do negro é julgada a priori, enquanto a do branco é a
posteriori”.
Há alguns anos, encontrei alguns colegas brancos durante uma viagem a Nova York e, em todas as ocasiões em que estivemos juntos, eles não me deixavam falar com as pessoas nos locais onde estivemos. No restaurante, queriam traduzir os meus pedidos. Nas lojas, me explicavam exaustivamente o que era cada produto. Na rua, passavam à minha frente sempre dispostos a me ajudar na comunicação.
Num dado momento, eu disse
que falava inglês perfeitamente, não precisava de ajuda e que, caso
necessitasse, eu pediria. Eu já dei várias palestras em inglês, e eles sabiam
disso, mas mesmo assim seguiram agindo dessa forma.
A condescendência é ofensiva
porque quem a comete se julga superior. Uma coisa é ajudar quem de fato precisa
ou pediu ajuda, outra coisa é não se conformar em tratar o outro como igual,
pois isso ofende suas crenças limitantes.
Pessoas que naturalizaram o lugar
de submissão para pessoas negras, ou que passaram a vida sendo servidos por
elas, não conseguem lidar quando veem uma que não está naquele lugar. Então,
agir de modo condescendente é reafirmar esse lugar de superioridade, é amenizar
o desconforto por ver uma pessoa negra em seu lugar de humanidade.
Outro lado horroroso é julgar que
sempre é necessário elogiar o trabalho de uma pessoa negra. Uma coisa é
desrespeitar, ser grosseiro e racista ao avaliar um trabalho, o que
infelizmente acontece muito. Outra é colocar em um lugar de não poder criticar,
pois isso é infantilizar a pessoa negra.
Todos os trabalhos são passíveis
de críticas, desde que bem-feitas, e tratar o trabalho de pessoas negras como
algo sempre incrível beira o ridículo.
Uma vez, para me defender, uma
seguidora escreveu para um rapaz que me criticava: "você não pode falar
assim com uma mulher negra". Por mais que ela tivesse boas intenções,
confesso que me irritei profundamente. Eu respondi: "ele não pode falar
assim porque os argumentos dele são falaciosos e eu sei perfeitamente
identificar e responder a eles". E assim o fiz, e o forcei a rever todas
suas bases argumentativas.
[...]
Afinal, respeito, na maioria das
vezes, é muito melhor do que admiração pura e simples. A condescendência fixa o
trabalho de pessoas negras num lugar de inferioridade. É justamente por isso
que deveríamos abominá-la.
Disponível em:
<https://www1.folha.uol.com.br/colunas/djamila-ribeiro/2023/07/desde-muito-cedo-tenho-verdadeiro-horror-a-condescendencia.shtml>.
Acesso em: 13 jul. 2023.
O artigo de opinião a seguir serve de base para a questão.
TEXTO IV
Desde muito cedo,
tenho verdadeiro horror à condescendência
Já dizia Lima
Barreto, a capacidade do negro é julgada a priori, enquanto a do branco é a
posteriori
Djamila Ribeiro
Mestre em filosofia política pela
Unifesp e coordenadora da coleção de livros Feminismos Plurais.
Desde muito cedo, mesmo sem saber
dar nome, tenho verdadeiro horror à condescendência. Eu me lembro de ficar
irritada com professoras que passavam a mão na minha cabeça quando eu levantava
a mão para responder a alguma pergunta por julgarem que eu não saberia a
resposta.
Essas situações foram se
repetindo ao longo da minha adolescência e vida adulta. "Nossa, ela é
inteligente", "uau, ela realmente sabe o que diz", sempre com
uma expressão de espanto. Nem sempre aplausos significam admiração. Muitas
vezes são a expressão de surpresa por parte de pessoas que julgavam que você
não seria capaz.
O escritor Lima Barreto já disse:
“A capacidade do negro é julgada a priori, enquanto a do branco é a
posteriori”.
Há alguns anos, encontrei alguns colegas brancos durante uma viagem a Nova York e, em todas as ocasiões em que estivemos juntos, eles não me deixavam falar com as pessoas nos locais onde estivemos. No restaurante, queriam traduzir os meus pedidos. Nas lojas, me explicavam exaustivamente o que era cada produto. Na rua, passavam à minha frente sempre dispostos a me ajudar na comunicação.
Num dado momento, eu disse
que falava inglês perfeitamente, não precisava de ajuda e que, caso
necessitasse, eu pediria. Eu já dei várias palestras em inglês, e eles sabiam
disso, mas mesmo assim seguiram agindo dessa forma.
A condescendência é ofensiva
porque quem a comete se julga superior. Uma coisa é ajudar quem de fato precisa
ou pediu ajuda, outra coisa é não se conformar em tratar o outro como igual,
pois isso ofende suas crenças limitantes.
Pessoas que naturalizaram o lugar
de submissão para pessoas negras, ou que passaram a vida sendo servidos por
elas, não conseguem lidar quando veem uma que não está naquele lugar. Então,
agir de modo condescendente é reafirmar esse lugar de superioridade, é amenizar
o desconforto por ver uma pessoa negra em seu lugar de humanidade.
Outro lado horroroso é julgar que
sempre é necessário elogiar o trabalho de uma pessoa negra. Uma coisa é
desrespeitar, ser grosseiro e racista ao avaliar um trabalho, o que
infelizmente acontece muito. Outra é colocar em um lugar de não poder criticar,
pois isso é infantilizar a pessoa negra.
Todos os trabalhos são passíveis
de críticas, desde que bem-feitas, e tratar o trabalho de pessoas negras como
algo sempre incrível beira o ridículo.
Uma vez, para me defender, uma
seguidora escreveu para um rapaz que me criticava: "você não pode falar
assim com uma mulher negra". Por mais que ela tivesse boas intenções,
confesso que me irritei profundamente. Eu respondi: "ele não pode falar
assim porque os argumentos dele são falaciosos e eu sei perfeitamente
identificar e responder a eles". E assim o fiz, e o forcei a rever todas
suas bases argumentativas.
[...]
Afinal, respeito, na maioria das
vezes, é muito melhor do que admiração pura e simples. A condescendência fixa o
trabalho de pessoas negras num lugar de inferioridade. É justamente por isso
que deveríamos abominá-la.
Disponível em:
<https://www1.folha.uol.com.br/colunas/djamila-ribeiro/2023/07/desde-muito-cedo-tenho-verdadeiro-horror-a-condescendencia.shtml>.
Acesso em: 13 jul. 2023.
O artigo de opinião a seguir serve de base para a questão.
TEXTO IV
Desde muito cedo,
tenho verdadeiro horror à condescendência
Já dizia Lima
Barreto, a capacidade do negro é julgada a priori, enquanto a do branco é a
posteriori
Djamila Ribeiro
Mestre em filosofia política pela
Unifesp e coordenadora da coleção de livros Feminismos Plurais.
Desde muito cedo, mesmo sem saber
dar nome, tenho verdadeiro horror à condescendência. Eu me lembro de ficar
irritada com professoras que passavam a mão na minha cabeça quando eu levantava
a mão para responder a alguma pergunta por julgarem que eu não saberia a
resposta.
Essas situações foram se
repetindo ao longo da minha adolescência e vida adulta. "Nossa, ela é
inteligente", "uau, ela realmente sabe o que diz", sempre com
uma expressão de espanto. Nem sempre aplausos significam admiração. Muitas
vezes são a expressão de surpresa por parte de pessoas que julgavam que você
não seria capaz.
O escritor Lima Barreto já disse:
“A capacidade do negro é julgada a priori, enquanto a do branco é a
posteriori”.
Há alguns anos, encontrei alguns colegas brancos durante uma viagem a Nova York e, em todas as ocasiões em que estivemos juntos, eles não me deixavam falar com as pessoas nos locais onde estivemos. No restaurante, queriam traduzir os meus pedidos. Nas lojas, me explicavam exaustivamente o que era cada produto. Na rua, passavam à minha frente sempre dispostos a me ajudar na comunicação.
Num dado momento, eu disse
que falava inglês perfeitamente, não precisava de ajuda e que, caso
necessitasse, eu pediria. Eu já dei várias palestras em inglês, e eles sabiam
disso, mas mesmo assim seguiram agindo dessa forma.
A condescendência é ofensiva
porque quem a comete se julga superior. Uma coisa é ajudar quem de fato precisa
ou pediu ajuda, outra coisa é não se conformar em tratar o outro como igual,
pois isso ofende suas crenças limitantes.
Pessoas que naturalizaram o lugar
de submissão para pessoas negras, ou que passaram a vida sendo servidos por
elas, não conseguem lidar quando veem uma que não está naquele lugar. Então,
agir de modo condescendente é reafirmar esse lugar de superioridade, é amenizar
o desconforto por ver uma pessoa negra em seu lugar de humanidade.
Outro lado horroroso é julgar que
sempre é necessário elogiar o trabalho de uma pessoa negra. Uma coisa é
desrespeitar, ser grosseiro e racista ao avaliar um trabalho, o que
infelizmente acontece muito. Outra é colocar em um lugar de não poder criticar,
pois isso é infantilizar a pessoa negra.
Todos os trabalhos são passíveis
de críticas, desde que bem-feitas, e tratar o trabalho de pessoas negras como
algo sempre incrível beira o ridículo.
Uma vez, para me defender, uma
seguidora escreveu para um rapaz que me criticava: "você não pode falar
assim com uma mulher negra". Por mais que ela tivesse boas intenções,
confesso que me irritei profundamente. Eu respondi: "ele não pode falar
assim porque os argumentos dele são falaciosos e eu sei perfeitamente
identificar e responder a eles". E assim o fiz, e o forcei a rever todas
suas bases argumentativas.
[...]
Afinal, respeito, na maioria das
vezes, é muito melhor do que admiração pura e simples. A condescendência fixa o
trabalho de pessoas negras num lugar de inferioridade. É justamente por isso
que deveríamos abominá-la.
Disponível em:
<https://www1.folha.uol.com.br/colunas/djamila-ribeiro/2023/07/desde-muito-cedo-tenho-verdadeiro-horror-a-condescendencia.shtml>.
Acesso em: 13 jul. 2023.
A placa a seguir serve de base para a questão.
TEXTO V
Disponível em: <http://blogdadonarita.blogspot.com/2013/03/placas-engracadas-exercicio-de-coesao-e.html>. Acesso em: 14 jul. 2023.
A placa a seguir serve de base para a questão.
TEXTO V
Disponível em: <http://blogdadonarita.blogspot.com/2013/03/placas-engracadas-exercicio-de-coesao-e.html>. Acesso em: 14 jul. 2023.
"O bar do Fritz Joinville no momento não está aberto porque está fechado".
A oração em destaque transmite a ideia de:
I- A prática educativa não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-lo.
II- Por meio da ação educativa, o meio social exerce influências sobre os indivíduos e estes, ao assimilarem e recriarem essas influências, tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social.
III- A ação educativa intencional refere-se às influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Tais influências correspondem a processos de aquisição de conhecimentos, experiências, ideias, valores e práticas.
A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(S) é:
I- Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar, replanejar o trabalho frente às novas situações que aparecem no decorrer das aulas.
II- Possibilitar ao professor o preenchimento de formulários, garantindo-lhe a improvisação, para que este profissional tenha a liberdade de incorporar ao seu ensino as experiências cotidianas do aluno.
III- Prever objetivos, conteúdos e métodos, a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições socioculturais e individuais dos alunos.
A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(S) é:
I- notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 35% (trinta e cinco por cento) do percentual permitido em lei.
II- elaborar e executar sua proposta pedagógica.
III- articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.
A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(S) é:
I- Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de Educação Especial.
II- O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
III- A oferta de educação especial, nos termos do deste artigo, tem início no Ensino Fundamental e estende-se ao longo da vida, caput observados o inciso III do art. 4º e o parágrafo único do art. 60 desta Lei.
A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(S) é:
I- Uma das características mais importantes da vida profissional do professor é a mediação entre o aluno e a sociedade, entre as condições de origem do aluno e sua destinação social na sociedade.
II- O compromisso social, expresso, primordialmente, na competência profissional, é exercido exclusivamente no âmbito da vida social. O magistério se realiza no contexto das relações sociais, devendo o professor não se envolver com a vida política dos seus alunos e das suas alunas.
III- A responsabilidade do professor é preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família, no trabalho, nas associações de classe, na vida cultural e política.
A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(S) é: