Questões de Concurso Público Prefeitura de Duas Estradas - PB 2024 para Enfermeiro
Foram encontradas 15 questões
Durante seu plantão como enfermeiro em uma clínica de atendimento a pessoas com Doença de Alzheimer (DA), a filha de um homem de 70 anos, que reside na unidade há um mês, procura-o preocupada com a condição de saúde de seu pai. Ela não aceita de forma satisfatória o diagnóstico de DA do pai, e apresenta dificuldades em compreender sobre a causa e a evolução da doença. Ademais, queixa-se que o estado geral de seu pai piorou significativamente nos últimos 15 dias, pois o tem percebido agitado, hostil e até mesmo agressivo durante as visitas.
O que você, enquanto enfermeiro com conhecimentos específicos sobre a DA, esclareceria, de forma , à filha deste cliente?
Fonte: Ministério da Saúde. Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – Conitec. RELATÓRIO PARA SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS. Nº 232, março 2021. Disponível em: https://www.gov.br/conitec/ptbr/midias/consultas/relatorios/2021/Sociedade/20210428_resoc232_etonogestrel.pdf
I- parto vaginal.
II- rotura de membranas > 18 horas.
III- parto taquitócico.
IV- segundo estágio do trabalho de parto prolongado.
V- apresentação cefálica.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
1. Enfermeira Ana afirma que se deve manter a paciente na posição supina.
2. Enfermeiro Gilmar afirma que se deve manter a alimentação a ser administrada à temperatura ambiente.
3. Enfermeiro João afirma que se deve aspirar 5 mL de conteúdo gástrico, observar a aparência do aspirado e anotar o pH, devendo este estar superior a 8.
4. Enfermeiro Vicente afirma que se deve verificar o volume residual gástrico (VRG) antes de cada alimentação, não devendo o VRG exceder 50mL, visto que VRG > 50 mL deve causar preocupação e levar à implementação de medidas para reduzir o risco de aspiração.
5. Enfermeira Monalisa afirma que, para pacientes sem sinais clínicos de intolerância à alimentação, em condições normais (volume residual gástrico em níveis aceitáveis, com aparência de características normais e sem suspeita de infecção), deve-se retornar o conteúdo aspirado do volume gástrico residual para o estômago.
É CORRETO o que foi afirmado apenas por:
Mulher negra, em situação de rua, grávida, com obesidade grau III, psicótica e dependente química.
Quais Redes de Atenção à Saúde podem ser envolvidas no cuidado à saúde desta mulher, no momento descrito?
I- Rede de Atenção às Urgências e Emergências.
II- Rede Alyne (antiga Rede Cegonha).
III- Rede de Cuidados a Pessoas com Deficiência.
IV- Rede de Atenção Psicossocial.
V- Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas.
É CORRETO o que se afirma em:
I- Oferecer um ambiente seguro ao cliente.
II- Ao aproximar-se do cliente, usar tom de voz moderado e nivelado. Dizer que ela irá se sentir melhor amanhã e incentivá-lo a olhar a situação pelo lado positivo.
III- Na primeira comunicação com o cliente, usar frases simples e diretas, evitar frases ou instruções complicadas. Evitar fazer muitas perguntas ao cliente, em especial aquelas que exijam apenas respostas curtas.
IV- Permitir (e encorajar) que o cliente chore. Ficar com o cliente e apoiá-lo se for desejo dele.
V- Oferecer privacidade se ele desejar e se for seguro que isso seja feito.
É CORRETO o que se afirma em:
Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica : Saúde das Mulheres / Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.
Fonte: DIRETRIZES PARA O MANEJO DA INFECÇÃO CAUSADA PELO VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO (VSR) – 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Diretrizes_manejo_infeccao_causada_VSR2017.pdf Abordagens clínicas da bronquiolite aguda no âmbito atual pediátrico Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67276/47915
Enfermeira Georgina realiza coleta de dados subjetivos (entrevista) e objetivos (exame físico) inicial e contínua pertinentes à saúde da pessoa, da família, coletividade e grupos especiais, mediante auxílio de técnicas (laboratorial e de imagem, testes clínicos, escalas de avaliação validadas, protocolos institucionais e outros) para a obtenção de informações sobre as necessidades do cuidado de Enfermagem e saúde relevantes para a prática.
De acordo com a Resolução COFEN nº 736, de 17 de janeiro de 2024, que dispõe sobre a implementação do Processo do Enfermagem em todo contexto socioambiental onde ocorre o cuidado de enfermagem, a etapa do processo de enfermagem realizada pela enfermeira Georgina é denominada: