Questões de Concurso Público Prefeitura de Duas Estradas - PB 2024 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 14 questões

Q3088247 Fonoaudiologia
De acordo com o Código de Ética da Fonoaudiologia, no que diz respeito às suas práticas gerais adotadas, analise as afirmativas abaixo:

I- Não pode recusar-se a exercer a profissão quando não dispuser de condições dignas, seguras e adequadas ao trabalho.
II- Exercer as atividades de forma plena, utilizando-se dos conhecimentos e recursos necessários para promover o bem-estar do cliente e da coletividade e respeitar o ecossistema.
III- Constituem direitos do fonoaudiólogo na relação com o cliente: contratualizar regras de atendimento de acordo com a legislação vigente e interromper o atendimento, desde que por motivo justificado.
IV- Assumir responsabilidades pelos atos praticados e incentivar, sempre que possível, a prática profissional interdisciplinar e transdisciplinar.
V- Constituem infrações éticas do fonoaudiólogo na relação com o cliente: interromper atendimento, sem motivo justificável, propor ou realizar atendimento desnecessário, executar procedimento para o qual não esteja capacitado.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3088248 Fonoaudiologia
As experiências vivenciadas pelas crianças, durante seu desenvolvimento de aquisição da linguagem, sempre foram dependentes do meio, das habilidades linguísticas que estas crianças apresentam desde o nascimento. À medida que vão crescendo, no meio onde vivem e, principalmente, no meio familiar é que elas têm a base para a aquisição e o desenvolvimento da sua linguagem. A participação das crianças em diferentes situações pode favorecer a ampliação do vocabulário. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir sobre o processo de aquisição da linguagem de uma criança e suas habilidades.

I- As trocas mais evidentes e comuns durante a aquisição da linguagem são: P/B, T/D, K/G, F/V, S/Z e CH/J.
II- O vocabulário das crianças, normalmente, de acordo com o tempo de vida é: 18 meses: (10 – 50 palavras), 2 anos: (300 palavras), 5 anos: (450 palavras) e 7 anos: (1000 palavras).
III- Os fatores que podem influenciar no atraso da aquisição da linguagem, além de fatores intrínsecos como alterações intrauterinas, parto e fatores genéticos. São também considerados os fatores extrínsecos como: meio social, convívio com outras pessoas, ambiente pré-escolar ou mesmo morar em países estrangeiros.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3088249 Fonoaudiologia
Existem três tipos de perda auditiva, caracterizadas pela localização e pelo envolvimento de diferentes porções do sistema auditivo: a perda auditiva condutiva que atinge a orelha externa e/ou média, a perda auditiva neurossensorial que atinge a orelha interna e a perda auditiva mista que atinge a orelha externa e/ ou média e interna. Não obstante, para ser classificada é necessário buscar os limiares de via aérea e via óssea, além de ser associados a outros exames complementares. De acordo com as informações s afirmativas analise aabaixo com relação à caracterização do tipo de perda auditiva no momento da realização do exame audiométrico.

I- Deve-se considerar a diferença do GAP aéreo – ósseo.
II- Na perda auditiva condutiva o GAP aéreo ósseo se encontra abaixo de 10 dB.
III- Nas perdas auditivas mistas é necessário que existam componentes alterados somente na percepção.
IV- Ao realizar IRF e LRF somente são realizados quando a perda é condutiva e/ mista.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3088250 Fonoaudiologia
O aleitamento materno (AM) representa um dos principais fatores que proporciona o desenvolvimento e o crescimento adequado dos órgãos fonoarticulatórios (OFA). No ato de mamar, o recém-nascido (RN) fortalece o sistema estomatognático e as respectivas funções de respiração, sucção, deglutição, mastigação e fala, além de aprimorar a mobilidade, postura e tonicidade da musculatura orofacial envolvida e contribuir para o estabelecimento da respiração nasal, assim como prevenir a instalação de hábitos orais deletérios e más oclusões. De acordo com as informações, a respeito da amamentação. analise as afirmações a seguir

I- Com relação aos mamilos é caracterizado pela presença de dores, muitas vezes consideradas normais, além do ingurgitamento e sensação febril nas mamas, e/ou não existência de processos de rachaduras e/ou fissuras nos bicos.
II- A avaliação da mamada permite que o profissional da saúde identifique aspectos anatômicos e fisiológicos mãe-RN que levam ao insucesso do AM, tais como: traumas mamilares, padrão de sucção ineficiente, pega inadequada e incoordenação dos movimentos de sucção-deglutição e respiração.
III- O RN em estado comportamental de alerta deve apresentar: olhos abertos, com nítida atividade de concentração e baixo nível da atividade motora global, portanto, o RN deve estar bem concentrado.
IV- A sucção eficaz deve ocorrer a partir da pega adequada, estabelecendo-se uma dinâmica muscular, caracterizada por quatro movimentos mandibulares: abertura, protrusão, fechamento e retrusão.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3088252 Fonoaudiologia
O PEATE (Potencial Evocado de Tronco Encefálico) permite a análise da atividade eletrosiológica do sistema auditivo, registrando desde o nervo coclear até o colículo inferior a nível do mesencéfalo e tem como objetivo detectar o limiar auditivo, ou seja, a menor intensidade de som. Analise as afirmativas a seguir. 

I- Ondas I e II representam o nervo auditivo.
II- Ondas III e IV representam os núcleos cocleares.
III- Onda V representa lemnisco lateral inferior ipsi e contralateral.
IV- Ondas VI e VII representam potenciais mesencefálicos e ou talâmicos.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3088253 Fonoaudiologia
Nos primeiros dois anos de vida, os padrões de desenvolvimento motor global e fino e motor oral evoluem progressivamente e são pré-requisitos para habilidades de alimentação e linguagem. Analise as afirmativas que correspondem ao desenvolvimento do sistema motor oral.

I- Após o oitavo mês de vida a função reflexa é substituída pela movimentação oral voluntária para alimentação e para a fala.
II- A alimentação torna-se mais efetiva com a estabilidade da cabeça, melhorando o controle da mandíbula que é influenciado pelo alinhamento do tronco, o qual depende da estabilidade da região pélvica.
III- Os problemas respiratórios interferem no desenvolvimento do Sistema Motor Oral (SMO). A respiração oral sempre causou muitas sequelas aos indivíduos em todas as fases de sua vida.
IV- A mastigação ineficiente, deglutição alterada, alteração de fala, articulação trancada ou excesso de saliva são dificuldades que podem causar má digestão e até mesmo engasgos.
V- A terapia das alterações do (SMO) transcorre na conscientização do problema, no aumento da propriocepção Sistema Motor Oral e na adequação dos tônus.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3088254 Fonoaudiologia
O objetivo da deglutição é levar o bolo alimentar para o sistema digestório assim como da limpeza do trato respiratório. A deglutição é uma atividade neuromuscular que se inicia conscientemente, durando de 3 a 8 segundos na cavidade oral, onde participam da deglutição em torno de 30 músculos. De acordo com as informações, assinale a alternativa CORRETA sobre as formas de deglutir.
Alternativas
Q3088255 Fonoaudiologia
Uma das deformidades congênitas é a fissura palatina que pode estar ou não associada à fissura labial, podendo ser unilateral ou bilateral. Além do aparecimento das fissuras de forma isolada, ela pode aparecer também ligada a outras alterações esqueléticas, viscerais, cardiovasculares, neurológicas e gastrourinárias. Spina (1979) classifica as fissuras de acordo com o ponto de referência o forame incisivo, ou seja, caracteriza pela junção do palato primário e do palato secundário. De acordo com o desenvolvimento embrionário, as fissuras podem aparecer como consequência. Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir:

I- Fissura pré-forame incisivo, incidência em lábio e arcada alveolar, podendo ser completa ou incompleta e uni ou bilateral.
II- Fissura pós-forame incisivo, incidência em palato duro e mole, podendo ser completa ou incompleta e uni ou bilateral.
III- Fissura transforame incisivo, incidência em lábio, arcada alveolar, palato duro e mole, podendo ser completa e incompleta e unilateral ou bilateral.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3088256 Fonoaudiologia
Nos últimos anos, os profissionais da fonoaudiologia que atuam em cabeça e pescoço estão aprendendo a lidar com as dimensões psicológicas da doença, alterações estéticas da face e do pescoço, assim como as alterações funcionais que, muitas vezes, comprometem a qualidade de vida e o convívio social. Analise as afirmativas a seguir:

I- A fonoterapia deve sempre se iniciar no primeiro momento de atuação, junto com as orientações ao paciente, sendo a conversa com a família um aspecto muito importante.
II- O atendimento fonoaudiológico pré-cirúrgico é definido como de muita importância para os pacientes laringectomizados. No consultório é realizado após a consulta médica, já no ambiente hospitalar é realizado quando o paciente se encontra internado.
III- Durante o atendimento pós-cirúrgico, é importante a confirmação das informações já dadas no momento pré-cirúrgico, chamar a atenção para os parâmetros provisórios e os parâmetros definitivos.
IV- A detenção do conhecimento não garante o sucesso terapêutico.
V- As adaptações protéticas também fazem parte da reabilitação dos pacientes de cabeça e pescoço. Para isso, o trabalho interdisciplinar é o mais adequado.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3088257 Fonoaudiologia
Agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, movimentação de mãos e pés, dificuldade de permanecer atento em atividades por longos períodos de tempo são algumas características de indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Este transtorno tem causas genéticas, ambientais e biológicas, que, geralmente, se manifesta na infância, principalmente na fase escolar. Sobre o diagnóstico e as características de indivíduos com TDAH, analise afirmativas a seguir:

I- Não consegue seguir instruções até o fim e nem terminar trabalhos.
II- O diagnóstico de TDAH não requer a identificação de comportamentos específicos através de profissionais especializados, presentes em mais de um contexto, como na escola, em casa ou em ambientes sociais.
III- Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas, conversas e leituras.
IV- É facilmente distraído por estímulos externos ou pensamentos.
V- Levanta-se da cadeira em situação em que deveria estar sentado.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3088258 Fonoaudiologia
O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como objetivo oferecer à população a saúde como direito social constitucional. Este direito é promovido pelas políticas públicas de modo universal e integrado. Sabendo-se que a fonoaudiologia está inserida neste contexto pode-se relatar que seus principais campos na saúde pública são nas seguintes áreas:

I- Atenção básica - Núcleo de apoio a família (NASF) e Programa de Saúde na Escola (PSR).
II- Atenção especializada - Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e Centro de Atenção Psicosocial (CAPS). 
III- Ambulatório de Reabilitação, Centro Especializado de Reabilitação, Hospitais e maternidades.
IV- ESF (Estratégia Saúde da Família) e PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde). O fonoaudiólogo não atua na estratégia de saúde da família (ESF) ampliada.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3088259 Fonoaudiologia
Disfagia caracteriza-se pela dificuldade de deglutição do alimento, ou mesmo da saliva, no seu trajeto natural entre a boca e o estômago, podendo ser decorrente de alguma forma de obstrução ao trânsito alimentar ou de distúrbios funcionais de órgãos fonoarticulatórios e dos sistemas envolvidos na deglutição. De acordo com as informações analise as afirmativas a seguir:

I- Os sintomas referentes à disfagia se caracterizam pelo desconforto na região da garganta, dor ou incapacidade de engolir, engasgos, tosse, regurgitação de líquidos pelo nariz, aumento do tempo para a alimentação e alimento parado na cavidade oral por muito tempo, devendo ser avaliada de forma direta e específica.
II- Na fase antecipatória da deglutição não é importante considerar a cognição, o ambiente e a organização dos alimentos.
III- Pacientes com disfagia orofaríngea apresentam sinais de aspiração traqueobrônquica e pneumonia, presença de resíduos orais e faríngeos, tempo de trânsito faríngeo aumentado, desnutrição e desidratação.
IV- Durante a avaliação de pacientes disfágicos pode-se utilizar vários protocolos e todos eles apresentam em comum como condição para iniciar o processo terapêutico o estado de alerta e nutricional.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3088260 Fonoaudiologia
A afasia se caracteriza pela perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita dependendo da área afetada no cérebro. As pessoas acometidas com afasia apresentam dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou até mesmo de repetir a linguagem. Analise as afirmativas a seguir sobre as afasias.

I- A afasia se caracteriza pela desordem cerebral que afeta, principalmente o lado direito do cérebro (lobo frontal e temporal – área responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, linguagem e emoção) levando a uma desordem da linguagem, podendo afetar habilidades de acesso ao vocabulário, organização sintática e codificação e decodificação das mensagens.
II- A afasia Broca ou afasia de expressão se caracteriza pelo transtorno de fala, de ordem neurológica quando não existe a dificuldade de se expressar verbalmente e de compreender de forma muito grave.
III- A afasia Wernicke resulta de um distúrbio neurológico que apresenta lesões no lobo temporal (área responsável pelo gerenciamento da memória) e caracteriza-se a invenção das palavras e fala frases sem sentido, o paciente consegue pel de onde falar várias palavras em sequência, em um discurso aparentemente fluente, mas que não faz sentido algum.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3088261 Fonoaudiologia
A contribuição da fonoaudiologia no âmbito do SUS é de grande relevância e por intermédio da Portaria nº 2.488/2011 aprovou-se a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão das diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para a Estratégia Saúde da Família (ESF). Neste contexto de atribuições, o fonoaudiólogo:

I- Atua nas questões financeiras do município junto à secretaria do município.
II- Participa dos grupos de gestantes para orientar sobre amamentação e hábitos orais inadequados do bebê.
III- Participa dos grupos de terceira idade com o objetivo de orientar ações que favoreçam a comunicação oral e habilidades cognitivas, auditivas e vocais.
IV- Participa de grupos e/ou desenvolve ações que favoreçam o desenvolvimento infantil, no que diz respeito às suas áreas de atuação.
V- Realiza com a equipe campanhas de aleitamento materno, saúde auditiva, saúde vocal, envelhecimento ativo, comunicação humana, etc.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: A
5: A
6: D
7: C
8: A
9: C
10: B
11: B
12: B
13: A
14: E