Questões de Concurso Público Prefeitura de Duas Estradas - PB 2024 para Médico

Foram encontradas 15 questões

Q3088282 Medicina
De acordo com a Portaria nº 648/GM de 28 de março de 2006, que aprovou a Política Nacional de Atenção Básica, constitui atribuição mínima do médico:
Alternativas
Q3088283 Medicina
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno é o melhor alimento para os bebês por oferecer os nutrientes necessários e reduzir o risco de desenvolver doenças como sobrepeso, diabetes tipo 2 e leucemia na infância. Para incentivar a prática do aleitamento materno, o Ministério da Saúde disponibilizou um Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos, que elenca os doze passos para uma alimentação saudável. De acordo com esses 12 passos, é recomendado:
Alternativas
Q3088284 Medicina
O médico deve atentar para as normas constantes do Código de Ética Médica, sobretudo na emissão e guarda de documentos médicos como atestados, manuseio de prontuários e uso de formulários da instituição para a qual trabalha. Conforme o Código de Ética Médica (Resolução CFM Nº 2.217/2018, publicada em 01/11/2018), é permitido ao médico:
Alternativas
Q3088285 Medicina
O Brasil é pioneiro na criação de uma política de saúde voltada para o público masculino na América Latina. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) visa à melhoria das condições de saúde dos homens brasileiros, com foco na redução dos fatores de risco e das vulnerabilidades a que essa população está sujeita. Em consonância com essa Política, o Ministério da Saúde estabeleceu propostas para ações de promoção à Saúde do Homem para as equipes da Atenção Primária à Saúde (APS).
Fazem parte dessas propostas de Promoção à saúde do Ministério da Saúde:

I- Realização das consultas de Pré-natal do parceiro.
II- Ações de saúde em lugares amplamente frequentados por homens: campos de futebol, bares, fábricas, oficinas, praças, obras da construção civil, etc.
III- Abordagem com enfoque nos princípios de humanização que implicam na promoção, reconhecimento e respeito aos direitos dos homens, obedecendo às suas peculiaridades socioculturais.
IV- Grupos de discussão sobre masculinidade, cuidado e saúde.
V- Redução do horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

São propostas para ações de promoção à Saúde do Homem para as equipes da APS:
Alternativas
Q3088286 Medicina
D. S. M., 35 anos, hipertensa e fumante, comparece à Unidade Básica de Saúde para consulta para aconselhamento sobre os métodos contraceptivos disponíveis e recebe a recomendação de fazer uso de anticoncepcionais de progestágeno, considerando os fatores de risco explicados pelo médico. De acordo com os critérios de elegibilidade para o uso de contraceptivos preconizados pela OMS, o contraceptivo oral combinado é um método considerado categoria 4, isto é, é um método que não deve ser usado em alguns casos por apresentar risco inaceitável. Dentre as alternativas abaixo, é considerado de categoria 4 o uso de contraceptivo oral combinado por mulheres:
Alternativas
Q3088287 Medicina
C. O. M., 30 anos, paciente do sexo feminino, comparece à Unidade Básica de Saúde com queixa de descarga papilar. O médico verifica nos exames laboratoriais que a paciente apresenta hiperprolactinemia. Considerando que a paciente não está grávida e que causas malignas foram devidamente excluídas da hipótese diagnóstica, as possíveis medicações que podem estar causando o quadro da paciente são:

I- Clorpromazina.
II- Risperidona.
III- Amitriptilina.
IV- Metoclopramida.
V- Cabergolina.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3088288 Medicina
E. S. P., 27 anos, gestante, com 21 semanas de idade gestacional, comparece à Unidade Básica de Saúde para consulta de pré-natal. A enfermeira verificou o cartão da gestante e percebeu que a gestante precisa atualizar a caderneta vacinal, por não ter dose de nenhuma vacina recomendada. Dentre as alternativas, qual vacina é recomendada para a imunização da gestante?
Alternativas
Q3088289 Medicina
M. B. S., sexo feminino, 5 anos, comparece à Unidade Básica de Saúde acompanhada da genitora que relata que a paciente tem apresentado corrimento vaginal há 1 semana. A genitora relata ainda que a paciente apresenta prurido anal intenso à noite que está atrapalhando o sono da criança. Nega demais sintomas. De acordo com o quadro da paciente, o parasita mais provável de estar causando os sintomas na paciente é:
Alternativas
Q3088290 Medicina
A Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990, estabelece sobre as diretrizes e objetivos do SUS, bem como a organização, direção e gestão da saúde no Brasil. De acordo com essa Lei, está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) a execução de ações de:

I- Vigilância sanitária.
II- Vigilância epidemiológica.
III- Saúde do trabalhador.
IV- Assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.
V- Saúde bucal.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3088291 Medicina
J. C.L., 56 anos, sexo masculino, hipertenso há 10 anos, em uso irregular das medicações hidroclorotiazida 25mg/dia, losartana 100 mg/dia e anlodipino 10 mg/dia, comparece à Unidade Básica de Saúde para acompanhamento de rotina. O paciente relata ao médico que é assintomático e que não entende porque precisa tomar as medicações todos os dias. Trouxe resultado de exames solicitados em consulta anterior. A radiografia de tórax evidenciou cardiomegalia e o eletrocardiograma demonstrou alterações compatíveis com sobrecarga do ventrículo esquerdo. De acordo com o caso do paciente, a classificação funcional do paciente, segundo a New York Heart Association (NYHA), e o estágio da insuficiência cardíaca, de acordo com a American College of Cardiology/American Heart Association (ACC/AHA), são respectivamente:
Alternativas
Q3088292 Medicina
M. J. A., 65 anos, diabética há 20 anos, comparece à Unidade Básica de Saúde para consulta de rotina. Durante a consulta o médico verifica que o IMC da paciente é igual a 35 Kg/m². A paciente faz uso de Metformina 1000 mg/dia e outra medicação cujo nome a paciente não se recorda durante a consulta. Considerando o quadro da paciente e as alternativas abaixo, qual é a medicação utilizada pela paciente para o tratamento do diabetes mellitus que tem como mecanismo de ação o aumento da sensibilidade à insulina nos tecidos periféricos e no fígado e que pode causar o ganho ponderal como efeito adverso?
Alternativas
Q3088293 Medicina
M. A. A., 54 anos, hipertensa, diabética e portadora de doença renal crônica, em uso de metformina 500mg/dia e enalapril 10 mg/dia, apresenta resultado de exames de rotina solicitados pelo médico da Unidade Básica de Saúde, que evidenciaram: creatinina sérica = 2,4 mg/dl; Taxa de filtração glomerular = 28 mL/min por1,73m2; e razão albumina/creatinina urinária = 288 (mg/g). 
Considerando os exames realizados, qual o estágio da doença da paciente?
Alternativas
Q3088294 Medicina
L. G. D., 40 anos, gestante com 12 semanas de idade gestacional, comparece à Unidade Básica de Saúde para realização de pré-natal. Durante a primeira consulta, a gestante questiona ao médico se sua gestação é de alto risco para o desenvolvimento de alguma doença ou complicação gestacional. A paciente não tem comorbidades. O médico informa à paciente sobre os riscos de desenvolver Diabetes Mellitus na gestação.
De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes de 2019-2020, quais dos itens abaixo são fatores de risco para Diabetes Mellitus gestacional?

I- Idade materna avançada.
II- Sobrepeso, obesidade ou ganho excessivo de peso na gravidez atual.
III- Síndrome de ovários policísticos.
IV- Estatura normal.
V- Crescimento fetal excessivo, polidrâmnio, hipertensão ou pré-eclâmpsia na gravidez atual.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3088295 Medicina
C. H. C. L., 48 anos, sexo masculino, comparece à Unidade Básica de Saúde apresentando queixa de úlcera localizada no pênis, que surgiu há 1 semana. Paciente nega dor e corrimento uretral. Relata que faz uso de preservativo esporadicamente nas relações sexuais. Ao exame o médico constata que a lesão é uma úlcera, de borda bem definida, com base endurecida e fundo limpo, localizada no prepúcio. De acordo com o quadro do paciente e as características da lesão, a doença do paciente é:
Alternativas
Q3088296 Medicina
De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial de 2020, a hipertensão secundária apresenta prevalência desconhecida, mas estima-se que entre 10 e 20% da população avaliada possa ter a doença, que deve ser investigada conforme a presença de indícios na suspeita clínica.
Dentre as alternativas abaixo, qual exame é adequado para o rastreamento no caso de um paciente que apresente hipertensão secundária com picos hipertensivos alternados com momentos de PA normal além dos sintomas de cefaleia, sudorese e palpitações?
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: D
4: B
5: X
6: A
7: A
8: C
9: E
10: D
11: E
12: C
13: D
14: B
15: B