Questões de Concurso Público Prefeitura de Nazarezinho - PB 2025 para Odontólogo
Foram encontradas 15 questões
I- Técnica de bloqueio do nervo alveolar superoposterior: Áreas anestesiadas: Polpas do terceiro, segundo e primeiro molares superiores e tecido periodontal vestibular, e osso sobrejacente a estes dentes.
II- Técnica de bloqueio do nervo alveolar superior médio: Áreas anestesiadas: Polpas do primeiro e segundo pré-molares superiores e tecidos periodontais vestibulares, e osso sobre estes mesmos dentes.
III- Técnica de bloqueio do nervo infraorbitário: Áreas anestesiadas: Polpas do incisivo central superior até o canino superior do lado da injeção, periodonto vestibular (labial) e osso destes mesmos dentes, pálpebra inferior, aspecto lateral do nariz e lábio superior.
IV- Técnica de bloqueio do nervo nasopalatino: Áreas anestesiadas: Parte posterior do palato duro e tecidos moles sobrejacentes, anteriormente até o primeiro pré-molar e medialmente até a linha média.
V- Técnica de bloqueio do nervo palatino maior: Áreas anestesiadas: Porção anterior do palato duro (tecidos moles e duros) bilateralmente desde a face mesial do primeiro pré-molar direito à face mesial do primeiro pré-molar esquerdo.
É CORRETO o que se afirma em:
I- A área de inserção da agulha indicada é a membrana mucosa na parte mesial do ramo da mandíbula, numa linha da incisura intertrágica (borda inferior do trágus) até o canto da boca, imediatamente distal ao segundo molar maxilar.
II- A área-alvo da técnica consiste no aspecto lateral do colo condilar, logo abaixo da inserção do músculo pterigoide lateral
. III- A altura da injeção deve ser guiada pelos marcos intraorais, em que a colocação da ponta da agulha deve ser logo abaixo da cúspide mesiopalatina do segundo molar maxilar. O local de penetração da agulha é imediatamente distal ao segundo molar maxilar, na parte alta da ponta de sua cúspide mesiopalatina.
É CORRETO o que se afirma em:
I- Constitui infração ética fornecer consulta, diagnóstico, prescrição de tratamento ou divulgar resultados clínicos por meio de qualquer veículo de comunicação de massa, bem como permitir que sua participação na divulgação de assuntos odontológicos deixe de ter caráter exclusivo de esclarecimento e educação da coletividade.
II- É permitida a divulgação ao público de artifícios de propaganda com o intuito de granjear clientela, como a utilização de imagens e/ou expressões antes, durante e depois, relativas a procedimentos odontológicos.
III- É permitida a participação em programas de comercialização coletiva oferecendo serviços em veículos de comunicação.
IV- Na comunicação e divulgação, é obrigatório constar o nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica, bem como o nome representativo da profissão de cirurgião-dentista e também das demais profissões auxiliares regulamentadas.
É CORRETO o que se afirma em:
- Apresentação e sintomatologia: “Manchas vermelhas, áreas desnudas irregulares e sensação de ardência, em decorrência da perda difusa das papilas filiformes da superfície dorsal da língua”.
- Localizações comuns: “Região posterior do palato duro, mucosa jugal e dorso da língua”.
- Fatores associados: “Antibioticoterapia, xerostomia, imunossupressão, idiopática”.
Assinale a alternativa corresponde à hipótese diagnóstica CORRETA.
I- Analgesia preventiva: tem início antes do estímulo nocivo, ou seja, previamente ao trauma tecidual. Neste regime, são empregados fármacos que previnem a hiperalgesia, que pode ser complementada pelo uso de anestésicos locais de longa duração.
II- Analgesia preemptiva: o regime tem início imediatamente após a lesão tecidual, porém antes do início da sensação dolorosa. Em termos práticos, a primeira dose do fármaco é administrada ao final do procedimento (com o paciente ainda sob os efeitos da anestesia local), seguida pelas doses de manutenção no pós-operatório, por curto prazo.
III- Analgesia perioperatória: o regime é iniciado antes da lesão tecidual e mantido no período pós-operatório imediato.
É CORRETO o que se afirma em:
I- O reposicionamento dentário (reimplante) deve ser imediatamente realizado. Quando não for possível o reimplante imediato, é importante que o paciente ou o responsável conheçam os métodos adequados de manipulação e armazenamento do dente, pois estes interferem diretamente no prognóstico.
II- Dentes permanentes avulsionados sempre requerem estabilização com esplintagem semi-rígida (fisiológica), por 14 dias, para manter o reimplantado dente em sua posição correta, proporcionando conforto ao paciente e melhora da função. Quando a avulsão ocorre em conjunção com uma fratura alveolar, o tempo de esplintagem deve ser de 4 semanas.
III- Em casos em que o dente permanente avulsionado não foi reimplantado imediatamente após o acidente, a história médica e a do acidente devem ser registradas, e o exame clínico realizado. Para o reimplante em ambiente profissional, a preparação da raiz depende da maturidade do dente (ápice aberto versus ápice fechado) e do tempo de ressecamento do dente antes de ser colocado em um meio de armazenamento. Em dentes permanentes com ápice fechado, um período inferior a 90 minutos de ressecamento é considerado o ponto em que a superfície radicular provavelmente ainda contém células com potencial para se regenerar, havendo, portanto, possibilidade de um reparo favorável.
É CORRETO o que se afirma em:
I- Clinicamente, o dente encontra-se imóvel e usualmente deslocado para a direção palatina/lingual ou vestibular. O teste de percussão normalmente produz um som metálico característico. Ao teste de sensibilidade pulpar, o resultado é negativo.
II- Em dentes permanentes com rizogênese incompleta, recomenda-se aguardar a reerupção espontânea por 4 semanas do dente envolvido, independentemente do grau de intrusão. Caso esta não ocorra, procede-se ao tracionamento ortodôntico.
III- Em dentes permanentes com rizogênese completa, após uma luxação intrusiva, a polpa quase sempre se torna necrótica. Portanto, o tratamento endodôntico deve ser iniciado em 14 dias após o acidente, ou conforme a posição do dente permitir.
É CORRETO o que se afirma em:
I- É permitido ao profissional acumular as funções de perito/auditor e procedimentos terapêuticos odontológicos na mesma entidade prestadora de serviços odontológicos.
II- É considerada infração ética apontar falhas nos regulamentos e nas normas das instituições em que o cirurgião-dentista possua vínculo empregatício.
III- Constitui um direito fundamental dos profissionais inscritos decidir, em qualquer circunstância, levando em consideração sua experiência e capacidade profissional, o tempo a ser dedicado ao paciente ou periciado.
É CORRETO o que se afirma em: