Questões de Concurso Público Prefeitura de Jequitibá - MG 2021 para Assistente Social

Foram encontradas 10 questões

Q1839055 Serviço Social
O sistema capitalista é uma estrutura social desigual: supõe a propriedade privada dos meios de produção, a exploração de uma classe por outra, a economia de mercado, o trabalho assalariado e a expulsão dos trabalhadores excedentes às necessidades do capitalismo. A desigualdade nesse sistema não se resolve apenas com uma distribuição fracionada da riqueza ou socialização parcial dos bens produzidos, mas com 
Alternativas
Q1839056 Serviço Social
“Todos e todas devem usufruir dos direitos assegurados pelo ordenamento jurídico brasileiro à proteção social não contributiva de assistência social efetiva com dignidade e respeito”. Este é o primeiro dos dez direitos socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social, dentre os quais também está o direito.
Alternativas
Q1839057 Serviço Social
A operacionalização da assistência social em rede, com base no território, constitui um dos eixos estruturantes da Política Nacional de Assistência Social. No Sistema Único da Assistência Social – SUAS, o princípio da territorialização da rede socioassistencial baseia-se na oferta capilar de serviços e na sua localização nos territórios com incidência de vulnerabilidades e riscos sociais e pessoais para a população, a partir da lógica da proximidade do cidadão. O SUAS incorpora uma noção ampliada de território, compreendido como o terreno das políticas públicas, no qual se expressam as manifestações da questão social. Trata-se de uma concepção de território que ultrapassa a dimensão geográfica, sendo entendido como resultado da interação entre os homens e
Alternativas
Q1839058 Serviço Social
Dentre as alterações da Lei no 12.435/2012 em relação à Lei Orgânica da Assistência Social (Lei no 8.742/1993) está a de instituição de Programas que passaram a compor o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Um dos serviços que integra a proteção social básica consistindo na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, é o:
Alternativas
Q1839059 Serviço Social
A Lei Orgânica da Assistência Social (Lei Federal no 8.742/93) regulamenta os artigos 203 e 204 da Constituição Federal de 1988 e marca a etapa inaugural de uma política pública de assistência social em nível nacional. A LOAS define a assistência social como direito do cidadão e dever do Estado, estabelecendo objetivos e diretrizes para sua implementação. Constitui-se um dos princípios da LOAS:
Alternativas
Q1839060 Serviço Social
A política de assistência social considera a diversidade sociocultural das famílias, na medida em que reconhece que muitas vezes as relações familiares são movidas por hierarquias consolidadas e por uma solidariedade coativa, que se desdobram em desigualdades e opressões. Reconhece, ainda, que as fragilidades e contradições no interior das famílias são geradas pelas fortes pressões dos processos de exclusão aos quais são submetidas. Nessa perspectiva, a política de assistência social valoriza as heterogeneidades e as particularidades de cada grupo familiar, tendo um papel fundamental no processo de sua: 
Alternativas
Q1839061 Serviço Social
De acordo com a Lei no 8.662, de 7 de junho de 1993, a qual dispõe sobre a profissão de assistente social e dá outras providências, constitui atribuição privativa do assistente social, entre outras:
Alternativas
Q1839062 Serviço Social
Os serviços de acolhimento institucional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) são aqueles que garantem proteção integral para famílias e indivíduos que se encontram sem referência, em situação de ameaça ou necessitando ser retirados de seu núcleo familiar ou comunitário. De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, tais serviços integram a alta complexidade da Proteção Social Especial e podem ser estruturados em diferentes tipos de equipamentos. Em se tratando de acolhimento de mulheres, a normativa prevê a instalação desse serviço na modalidade de:
Alternativas
Q1839063 Serviço Social
A regulamentação e a execução das Medidas Socioeducativas destinadas a adolescentes que tenham praticado ato infracional é feita pela Lei no 12.594/2012, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). De acordo a referida Lei, os municípios devem criar e manter programas de atendimento para a execução das medidas socioeducativas em meio aberto. Por sua vez, conforme prevê o artigo 13 (inciso I), a direção do programa de prestação de serviços à comunidade ou de liberdade assistida, para alcançar os objetivos de acompanhamento e avaliação do cumprimento da medida pelo adolescente, deve selecionar e credenciar:
Alternativas
Q1839064 Serviço Social
Em se tratando dos Benefícios Eventuais, o artigo 14, VII (parágrafo 2º) do Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) define a competência dos municípios. Dentre as competências preestabelecidas está o mapeamento periódico da incidência de beneficiários, a realização de estudos da realidade e o monitoramento da demanda, com vistas à sua:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: D
5: A
6: B
7: D
8: A
9: D
10: D