Questões de Concurso Público Prefeitura de Goiânia - GO 2022 para Profissional de Educação II - Pedagogia
Foram encontradas 5 questões
Leia o texto a seguir.
O estigma de terra do "atraso", da "decadência", do marasmo e do ócio, serviu para se identificar o goiano por vários séculos, até que outra construção e outro estigma o substituísse, baseado na ideia de modernização em forma de progresso apregoada após o movimento de 1930. Através do viés do progresso os arautos de 30 procuraram reconstruir a imagem de Goiás e imprimir uma face mais contemporânea ao estado, o que poderia ser visto como a tentativa de inserir a região na construção da nação.
CHAUL, Nasr Fayad. A identidade cultural do Goiano. Ciência e Cultura, v. 63, n. 3, São Paulo, jul. 2011. Disponível em:<http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252011000300016&script=sci_arttext&tlng=es>. Acesso em: 25 abr. 2022. (Adaptado)
No âmbito político, a reconstrução da imagem do estado foi marcada pelo alinhamento com o governo nacional, cujo objetivo era
Leia o texto a seguir.
O território Kalunga é, antes de tudo, uma convivialidade, uma espécie de relação social, política e simbólica que liga o homem a sua terra e, ao mesmo tempo, constrói sua identidade cultural. Também é modo como criam uma identidade e “enraízam-se” no território.
ALMEIDA, M. G. Territórios De Quilombolas: pelos vãos e serras dos Kalunga de Goiás - patrimônio e biodiversidade de sujeitos do Cerrado. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 4, n. 10, p. 36-63, abr/2010.
Na perspectiva do texto, a institucionalização do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga justificou-se pela formação territorial de um povo cuja cultura se forma a partir