No século XVIII, em Goiás, o ouro era levado para a Casa de...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Criada no arraial de São Félix,Goiás, começou a funcionar em 13 de julho de 1757. Há documentos, entretanto, mostrando que o primeiro ouro foi ali fundido em 1754. Estava instalada em prédios comprados pelo Governador D. Marcos de Noronha. Ela atendia o norte de Goiás, enquanto a casa de fundição de Vila Boa de Goiás arrecadava o quinto no sul da capitania.
Aos não assinantes
GAB: C
Vila Boa e São Félix.
Antes de passar para São Felix a casa de fundição era em Meia Ponte (Pirenópolis) e outra em Vila Boa (Goiás).
A Capitania de Goiás contava com duas casas de fundição. A primeira foi instalada no sul, na sede administrativa das minas goianas, em Vila Boa, no ano de 1751. A segunda casa de fundição foi instalada no ano de 1754, mais ao Norte, no arraial de São Félix. Em 1796 foi transferida para Cavalcante e extinta em 1807.As descobertas de ouro em Goiás anunciavam novos territórios a explorar, anunciavam também desordens e disputas. Vila Boa de Goiás foi criada para assegurar o domínio das autoridades portuguesas sobre a região.
A Capitania de Goiás contava com duas casas de fundição.
A primeira foi instalada no sul, na sede administrativa das minas goianas, em Vila Boa, no ano de 1751. A segunda casa de fundição foi instalada no ano de 1754, mais ao Norte, no arraial de São Félix. Em 1796 foi transferida para Cavalcante e extinta em 1807.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo