Questões de Concurso Público Prefeitura de Calmon - SC 2017 para Professor de Ensino Religioso
Foram encontradas 5 questões
Conforme o Parecer 003/2004 (CNE/CP), sobre o ensino da Cultura Afro-Brasileira e africana, alguns princípios são determinados. assinale o princípio que apresenta incoerência:
Fazem parte da meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE - 2011/2020) as seguintes estratégias, exceto:
Em uma escola de ensino fundamental, uma professora foi contratada para trabalhar com uma turma de 4° ano (anos iniciais). Informaram a esta professora pedagoga que além das disciplinas gerais, ela deveria também trabalhar com os componentes curriculares arte e educação física. Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (2010) é correto afirmar:
Analise as sentenças abaixo:
I - A escola é a instituição que urge, por conta de sua autonomia, que é garantida em lei com relação aos seus princípios e objetivos, ser lugar onde cultura, saberes e educação desempenhem importante papel na relação com a manifestação do pluralismo religioso, marca indelével do povo brasileiro.
PORTANTO,
II é esse mesmo pluralismo que impõe que haja espaço para que o aparato cultural desenvolvido por meio das religiões seja discutido, contudo privando-se de doutrinação.
Podemos afirmar que:
A educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa – espirito, corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, reponsabilidade pessoal e espiritualidade. Todo o ser humano deve receber uma educação que lhe dê ferramentas para o despertar do pensamento crítico e autônomo, assim como para formular seus juízos de valor e ser autônomo intelectualmente. A transcrição do texto acima refere-se a: