Questões de Concurso Público Prefeitura de Alhandra - PB 2024 para Professor - Ensino Fundamental II - História

Foram encontradas 9 questões

Q3010605 História
A historiadora e pesquisadora, Valdirene do Carmo Ambiel, da Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu pesquisas a respeito da vida, hábitos e cotidianos de D. Pedro I, e suas duas esposas: Dona Leopoldina e Amélia de Leuchtenberg, sendo reportagem em emissora de televisão. Valdirene Ambiel, ainda destaca na reportagem a importância de pensar o passado através dos escombros arqueológicos: “[...] É a partir da análise dessas ossadas que podemos compreender o passado da medicina e questões gravíssimas que ainda estão presentes na nossa sociedade [...]”.

Disponível: https://globoplay.globo.com/v/12471062/ Acesso: 30/08/2024.

Em entrevista, ao Jornal Hoje, no dia 27 de maio de 2024, em parceria com o G1, a historiadora e pesquisadora revela que em seus estudos foi possível compreender:
Alternativas
Q3010606 História
O Historiador e professor de História, hoje, deixaram de olhar para a diversidade da vida humana a partir da visão europeu e iluminista. Como exemplo, temos o continente e o povo africano, que passam a ter história original e singular, antes e depois da conquista europeia e não ligada ou referida a esta. Novos temas e abordagens estão levando o ensino de História a abandonar o tom cristalizado, naturalizado, de determinados objetos, evidenciando que até nossas mais fortes crenças, que pareciam ter nascido conosco, têm uma história, um começo, às vezes perverso, de violência, de dizimação e de aculturação.

Destarte, é possível compreender que:
Alternativas
Q3010607 História
O ano de 1580 também pode ser considerado o início do funcionamento do Antigo Sistema Colonial. A ampliação das atividades canavieiras, a adoção de uma política monopolista, a proibição da produção de manufaturas na Colônia e o controle político-administrativo da Coroa ajudava a garantir a subordinação da Colônia à Metrópole, um dos elementos básicos do colonialismo mercantilista da Época Moderna. 

Sobre essa questão, avalie a legitimidade das informações e assinale (V) se VERDADEIRAS ou (F), FALSAS:

(  ) A cidade de Salvador, 1624, ficou em poder dos holandeses, sendo recuperado só no ano seguinte.
(  ) Em 1630, Pernambuco, principal área canavieira da América portuguesa, ficou sobre domínio holandês.
(  ) Ao mesmo tempo que ocupavam áreas produtoras de açúcar, os holandeses tomaram pontos do litoral africano de onde retiravam negros escravizados para os engenhos do Nordeste Brasileiro.
(  ) O conde João Maurício de Nassau-Siegen, criou uma verdadeira “corte intelectual” no Novo Mundo. Estimulou uma série de atividades culturais durante seu governo. Se destacando, principalmente, nas inovações arquitetônicas.
(  ) No ano de 1648, em Pernambuco, na Batalha dos Guararapes, sob comando de Salvador Correia de Sá, os holandeses foram definitivamente expulsos do Brasil.

Assinale a sequência CORRETA:
Alternativas
Q3010609 História
Desde a época do “descobrimento” do Brasil, colonos e aventureiros dirigiram-se em expedições rumo ao interior do continente à procura de riquezas minerais. As conquistas informais das minas da América espanhola alimentavam os sonhos dos povos luso-brasileiros de encontrar a montanha do Eldorado e serras resplandecentes, cobertas de ouro, prata, diamante, rubis, esmeraldas e outras pedras preciosas. No entanto, passaram-se séculos, até que as regiões mineradoras fossem descobertas pelos “conquistadores”.

Nesse processo, tivemos alguns personagens significativos, que compuseram os cenários das narrativas historiográficas das regiões mineradoras, a exemplo: a ação dos bandeirantes. 

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/enem/2015/07/07/notici a-especial-enem,665802/bandeirantes-herois-ou-viloes.shtml. Acesso: data 31/08/2024.

Sobre os Bandeirantes e a Idade de Ouro no Brasil, analise as proposições:

I. Em geral os Bandeirantes eram grupos de homens paulista que se lançaram ao aprisionamento e escravização das populações indígenas e a busca de metais preciosos no território brasileiro. Foram responsáveis pelo desbravamento das terras interioranas no Brasil.

II. Fernão Dias Pais e Manuel Borba Gato ficaram conhecidos pelas incursões na região de Minas Gerais. Outros, chegaram até Goiás e Mato Grosso. Os mais conhecidos bandeirantes foram: Raposo Tavares, Domingos Jorge Velho, Paes Gato, Paes de Barro, Cardoso de Almeida e Cunha Gabo, Amaral Gurgel.

III. Os Bandeirantes também formavam verdadeiros grupos de mercenários para atacar tribos hostis aos portugueses e destruir quilombos. Caçadores em uma sociedade escravista, eram responsáveis pela “ordem social”, ou seja, pela manutenção da escravidão e por seu tráfico interno.

IV. A guerra dos Embobas emergiu no contexto da descoberta das minas na região de Vila Rica, em que as rivalidades entre os paulistas, que consideravam ter direitos exclusivos sobre a região, e forasteiros denominados “emboabas”, pessoas vindas de várias partes da Colônia e Portugal, atraídos pela possibilidade de enriquecimento.

V. Após a descoberta do ouro, nas regiões das minas, a Metrópole passou a exercer um controle cada vez maior sobre as colônias na América. Os caminhos das minas eram intensamente vigiados pelos bandeirantes, agindo com violências contra o escoamento ilegal das pedras e na tentativa de garantir a cobrança da tributação devida, agindo como aparelho administrativo colonial, em nome das autoridades metropolitanas, por meio do Tratado de Methuen.

Estão CORRETAS:
Alternativas
Q3010610 História
Considerando o processo da Revolução Industrial, analise a seguinte afirmação:

[...] E tanto a Grã-Bretanha quanto o mundo sabiam que a revolução industrial lançada nestas ilhas não só pelos comerciantes e empresários como através deles, cuja única lei era comprar no mercado mais barato e vender sem restrição no mais caro, estava transformando o mundo. Nada poderia detê-la. Os deuses e os reis do passado eram imponentes diante dos homens de negócios e das máquinas a vapor do presente [...]. (p.69)

HOBSBAWM, Eric. J. A Era das revoluções: Europa 1789-1848, tradução de Maria Tereza Lopes e Marcos Penchel. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.


Sobre o texto, e/ou a Revolução Industrial, é possível afirmar como CORRETA:  
Alternativas
Q3010611 História
A imagem exposta a seguir, extraída do acervo do Memorial da Resistência de São Paulo, apresenta um diálogo essencial, durante o período dos governos militares, no Brasil, através do Cravo Vermelho, que se encontra nos diais atuais na cela 4 (quatro) do memorial, como símbolo de Esperança e Solidariedade.

Sobre a imagem, podemos afirmar:  

Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: https://memorialdaresistenciasp.org.br/evento/oficina-projetoresisto-10/ Acesso: data 02/08/2024. 
Alternativas
Q3010612 História
No Brasil do Período Populista (1946-1964) as eleições presidencialistas foram marcadas por um forte sentimento “populista”. A canção de Juca Chaves, Presidente Bossa Nova, apresenta-nos, um suposto dialogo sobre essa representação: “Bossa nova mesmo é ser presidente desta terra descoberta por Cabral. Pata tanto basta ser, tão simplesmente simpático, risonho, original”.

Analise as proposições a seguir:

I. O Governo de Eurico Gaspar Dutra foi marcado pela instabilidade social e por altas taxas de crescimento econômico. No ano de 1947, foi criado o Plano SALTE, que previa a aplicação de recursos públicos nas áreas de Saúde, Alimentação, Transporte e Energia.

II. O Governo de Juscelino Kubitschek, que reunia as massas urbanas e representantes das oligarquias regionais, formaram a “frente nacional”, que agrupava as classes médias e setores da burguesia brasileira. Devido sua forte inclinação para o modelo econômico estadunidense, provocou fortes reações, greves operárias e oposições estudantis.

III. O Governo de João Goulart, foi marcado pelas reformas de base a partir do Plano Trienal com o objetivo de combater os altos índices da inflação no país. O plano pretendia deter a inflação sem diminuir o crescimento da economia. Para tal projeto, além dos cortes dos gastos públicos e das contenções temporárias de salários, Jango, comprometeu-se a realizar as chamadas reformas de base.

IV. O Governo Paschoal Ranieri Mazzilli, foi cooperador do Plano SALTE (Saúde, Alimentação, Transporte e Energia). No ínterim entre a renúncia de Jânio Quadros e o retorno de João Goulart, Mazzilli, assumiu a presidência da República, pelo fato de ser presidente da Câmara dos Deputados.

V. O Governo de Jânio Quadros, foi marcado pela assimilação e imitações de comportamentos estadunidense introduzidos numa avalanche do país. O governo apostou no Plano de Metas, que defendia a modernização acelerada do país, a partir de cinco eixos: energia, transporte, alimentação, indústria e educação.

Estão CORRETAS:
Alternativas
Q3010613 História
Em 1807, França e Inglaterra aumentaram as pressões sobre Portugal. A França assinou um tratado com a Espanha prevendo a divisão do território português entre os dois países. Já a Inglaterra mobilizou uma forte armada perto de Lisboa e exigiu que Portugal tomasse a decisão. Portugal, no entanto, tinha um triunfo: o Brasil.

Sobre a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q3010614 História
Não há inocência na briga pela delimitação do papel de cada uma dessas personagens. Por trás da luta, há disputas de poder e há visões distintas sobre a natureza da República”. (CARVALHO, José Murilo. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil-SP: Companhia das Letras, ano 1990. p. 36).

Avalie as afirmações a seguir sobre a Proclamação da República e assinale a opção que indica (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSAS. 

(   ) As províncias passam a ser chamadas “estados” e o país de Estado Unidos do Brasil, o poder do Estado foi dividido em três: Executivo, Legislativo e Judiciário e o mandato do presidente foi fixado em quatro anos, sem direito à reeleição.

(   ) Eleições diretas, com voto aberto (não secreto), podiam votar os maiores de 21 anos que não fossem analfabetos, mendigos, soldados ou religiosos, e os povos indígenas, mulheres e negros não foram contemplados no documento da constituição.

(   ) O sistema de padroado passou a existir, por meio da outorgação eclesiástica, proposta pela constituição. Dessa forma, as instituições confessionais no Brasil, viram-se obrigadas a se reestruturarem e redirecionar suas práticas para uma nova identidade institucional. 

(   ) A constituição definiu juridicamente os cidadãos brasileiros como nascidos no Brasil, mesmo de pai estrangeiro, que não estivesse a serviço de sua nação; os filhos nascidos no exterior, desde que fixassem residência no país.

(   ) Em relação aos estrangeiros, a constituição promoveu o que ficaria conhecido como “bem-nascido”; um dispositivo transitório que os consideravam cidadãos mesmo sendo estrangeiros, com o objetivo de conservar a cultura e nacionalidade dos povos portugueses, naturalizando-os como cidadãos brasileiros.

A sequência CORRETA é:  
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: A
6: B
7: B
8: E
9: A