Não há inocência na briga pela delimitação do papel de cada...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3010614 História
Não há inocência na briga pela delimitação do papel de cada uma dessas personagens. Por trás da luta, há disputas de poder e há visões distintas sobre a natureza da República”. (CARVALHO, José Murilo. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil-SP: Companhia das Letras, ano 1990. p. 36).

Avalie as afirmações a seguir sobre a Proclamação da República e assinale a opção que indica (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSAS. 

(   ) As províncias passam a ser chamadas “estados” e o país de Estado Unidos do Brasil, o poder do Estado foi dividido em três: Executivo, Legislativo e Judiciário e o mandato do presidente foi fixado em quatro anos, sem direito à reeleição.

(   ) Eleições diretas, com voto aberto (não secreto), podiam votar os maiores de 21 anos que não fossem analfabetos, mendigos, soldados ou religiosos, e os povos indígenas, mulheres e negros não foram contemplados no documento da constituição.

(   ) O sistema de padroado passou a existir, por meio da outorgação eclesiástica, proposta pela constituição. Dessa forma, as instituições confessionais no Brasil, viram-se obrigadas a se reestruturarem e redirecionar suas práticas para uma nova identidade institucional. 

(   ) A constituição definiu juridicamente os cidadãos brasileiros como nascidos no Brasil, mesmo de pai estrangeiro, que não estivesse a serviço de sua nação; os filhos nascidos no exterior, desde que fixassem residência no país.

(   ) Em relação aos estrangeiros, a constituição promoveu o que ficaria conhecido como “bem-nascido”; um dispositivo transitório que os consideravam cidadãos mesmo sendo estrangeiros, com o objetivo de conservar a cultura e nacionalidade dos povos portugueses, naturalizando-os como cidadãos brasileiros.

A sequência CORRETA é:  
Alternativas