Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabedelo - PB 2024 para Nutricionista - PSF
Foram encontradas 11 questões
1. Secretaria de Saúde do Estado.
2. Secretaria de Saúde do Município.
3. Ministério da Saúde.
( )É o grande responsável pela estratégia nacional do SUS, seu planejamento, controle, avaliação e auditoria, bem como pela promoção da sua descentralização. Também cabem a definição e a coordenação dos serviços assistenciais de alta complexidade, redes nacionais de laboratórios, de sangue e hemoderivados em nível nacional. Uma terceira missão exclusiva é a regulação do setor privado, mediante a elaboração de normas, critérios e valores para remuneração dos serviços, bem como de parâmetros de cobertura assistencial.
( ) Está encarregada de planejar, programar e organizar uma rede regionalizada e hierarquizada de serviços, cujo funcionamento deve acompanhar, controlar e avaliar. Portanto, ao Estado também cabe coordenar os serviços assistenciais de alta complexidade, laboratórios de saúde pública e hemocentros sob a sua responsabilidade. No entanto, a Lei Orgânica da Saúde (LOAS) não faz referência a um papel estratégico do Estado, similar ao definido para o nível federal. Igualmente, não está prevista uma atuação reguladora dos serviços privados de saúde.
( ) Além, naturalmente, da gestão e execução das ações e serviços públicos de saúde, são confiados o seu planejamento, organização, controle e avaliação, inclusive a gestão dos laboratórios públicos de saúde e dos hemocentros. Também é exercido na celebração de contratos e convênios, controle, avaliação e fiscalização das atividades de iniciativa privada.
A sequência CORRETA é:
( )Deliberar sobre a metodologia pactuada na CIT para definição dos montantes a serem transferidos pelo Ministério da Saúde para Estados, Distrito Federal e Municípios para custeio das ações e serviços de saúde.
( )Acompanhamento das atividades das Unidades de Saúde e os atendimentos oferecidos, discutindo os problemas, avaliando a qualidade e resolutividade das mesmas.
( )Deliberar sobre as normas do SUS pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
( )Deliberar sobre o modelo padronizado do Relatório Anual de Gestão (RAG) da União, Estados, Distrito Federal e Municípios e do modelo simplificado desse relatório para os municípios com menos de 50 mil habitantes.
A sequência CORRETA é:
Sendo as bactérias os microrganismos que mais originam intoxicações alimentares, assinale a alternativa onde o agente contaminante não seja uma bactéria:
Sobre as possíveis causas, indicadores e intervenções nessas patologias, assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO:
( )A dieta inadequada não é um fator que origina doenças cardiovasculares.
( )O aumento nos níveis de colesterol e triglicérides estão diretamente relacionados com o aumento da prevalência das doenças cardíacas.
( )O consumo de bebida alcoólica favorece a prevenção das doenças cardiovasculares.
( ) Os inquéritos alimentares são possíveis indicadores que auxiliam na conduta adequada.
( ) O controle de peso é uma das intervenções possíveis para melhora do quadro das doenças cardíacas.
Assinale a sequência CORRETA:
Das intervenções cabíveis para o quadro da paciente com anemia, assinale a alternativa INCORRETA:
A respeito da estrutura de cada macronutriente e sua importância para a prescrição dietoterápica, assinale a alternativa CORRETA:
Sobre as causas e efeitos da vitamina B1 no organismo, assinale a alternativa CORRETA:
Sobre as etapas do modelo transteórico, fundamental para EAN e mudança do estilo de vida, assinale CORRETAMENTE:
Sobre os termos e suas definições presentes na antropometria, assinale a alternativa INCORRETA:
Sobre os objetivos da dietoterapia, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
Brasil. Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2ª ed. 1ª reimpr. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014.
Sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira, analise as alternativas e assinale a CORRETA: