Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabedelo - PB 2024 para Professor de Ensino Religioso

Foram encontradas 10 questões

Q2551307 Pedagogia
A respeito da família substituta, prevista no Art. 28. da Lei nº 8.069/90 – ECA, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
Alternativas
Q2551308 Pedagogia
Com base no Capítulo VI – “Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer”, previsto na Lei nº 8.069/90 – ECA, analise as alternativas e assinale a INCORRETA: 
Alternativas
Q2551310 Pedagogia
De acordo com o Art. 4º da Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, “Para fins destas Diretrizes, considera-se público-alvo do AEE”:

I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.

II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.

III. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

Está(ão) CORRETA(S):
Alternativas
Q2551315 Pedagogia
“É uma religião que não tem um fundador, apenas um livro sagrado ou regras singulares que nos ajudam a entender suas crenças e suas tradições. Passou por constantes transformações ao longo dos séculos. Apesar da diversidade de deuses e formas de encontrar o caminho, um aspecto é comum entre todos: a vida na Terra é parte de um ciclo de nascimentos, mortes e renascimentos, do qual é preciso se libertar”.

É CORRETO afirmar que o texto faz referência a religião: 
Alternativas
Q2551316 Pedagogia
No que diz respeito ao Ensino Religioso, julgue as assertivas a seguir.

( )Com a Constituição de 1934, o ensino da religião retoma seu lugar na escola, possuindo novo nome Ensino Religioso. Utilizando-se do argumento de a fé católica ser professada pela maioria da população, a Igreja tomou a frente desse ensino.

( )Na Lei n. 4.024/61, havia um ponto de vista teológico, confessional, doutrinal e esse ensino era ministrado como extensão da confessionalidade católica, pois seu eixo articulador era a dimensão do saber em si.

( )Com a Lei n. 5.692/71, tem-se o oferecimento de uma disciplina interconfessional, considerando os aspectos antropológico e axiológico. Nesse sentido, a disciplina já não é uma exclusividade dos católicos, outros credos passam a ser legítimas instâncias para ministrar tais aulas.

( )A Lei n. 9.394/96 passa a privilegiar a dimensão do saber em si, mas numa perspectiva diferente da confessionalidade; nessa nova forma de ministrar a disciplina, a religião é considerada como fenômeno humano, ou melhor, como experiência humana diversa.

A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q2551317 Pedagogia
O movimento religioso contemporâneo Nova Era apareceu dessa forma no ano de 1937, numa perspectiva esotérica ligada à Era de Aquário como passagem para uma nova constelação. O ano de 2009 também se situa na Era de Aquário quando, a partir do movimento dos astros, sol, constelações, surgem novas civilizações. Essas novas civilizações trarão consigo um novo pensamento, uma “tomada de consciência” sobre a importância do Universo.

Sobre as partes da base espiritual dessa “tomada de consciência”, assinale a alternativa INADEQUADA. 
Alternativas
Q2551318 Pedagogia
O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações.

Assinale a alternativa que NÃO CONDIZ com os ensinamentos fundamentais do Espiritismo.
Alternativas
Q2551319 Pedagogia
“... é sociológico, não só teológico. Isso significa que é sobre como vivemos juntos e não necessariamente o que nós pensamos. Podemos discordar fundamentalmente sobre conceitos como Deus, Inferno, purgatório, transubstanciação e criação, mas, mesmo assim, concordamos que temos muito que aprender e a conviver juntos. Isso significa que cristãos não devem se fechar no seu mundo, porque ateus, agnósticos, e aqueles que se declaram não-religiosos devem ser bem-vindos.”

O conceito refere-se à ou ao:
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2551320 Pedagogia
“Um príncipe hindu rico, possuidor de todos os bens necessários para uma vida agradável, sem problemas e pertencente a uma das maiores castas. Bem que Siddartha Gautama poderia desfrutar tudo isso e viver sua vida com sua esposa, sua ilha recém-nascida, nos palácios de seu pai. [...] Passou a ser conhecido como Buda ou “Iluminado”. Espalhou suas descobertas por toda a Índia dando origem a uma das religiões mais influentes do mundo”. 

Sobre as verdades em torno das quais Buda desenvolveu o seu pensamento, analise os itens a seguir:
( )A primeira verdade é que o sofrimento é universal.
( ) A segunda identifica a causa do sofrimento (o desejo interno).
( ) A terceira indica a necessidade de dominar o desejo e aniquilar a ambição.
( ) A quarta verdade vai mostrar o caminho (os oito caminhos) para aniquilar a ambição.
( ) A quarta verdade também indica a indisposição de se sacrificar por todos os seres e de suportar humilhações e calúnias.


A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q2551321 Pedagogia
A respeito dos livros sagrados, analise os itens a seguir.

I. É um registro das palavras exatas reveladas por Deus por intermédio do anjo Gabriel ao Profeta Mohammad. Foi memorizado por ele, e então ditado aos seus companheiros, e registrado pelos seus escribas, que o conferiram durante sua vida.

II. É uma coleção ou compilação de livros sagrados, contendo as histórias, doutrinas, códigos e tradições que guiam os cristãos, com base na tradição judaica e na divulgação do evangelho.

III. São a segunda fonte da qual os ensinamentos do Islam são esboçados.

IV. É o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh e que constituem o texto central do judaísmo, chamado também de Lei de Moisés.

Assinale a alternativa que apresenta os nomes dos livros sagrados, RESPECTIVAMENTE indicados nos itens: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: C
5: B
6: D
7: C
8: B
9: E
10: B