Questões de Concurso Público Prefeitura de São Bento - PB 2024 para Professor de Ensino Religioso

Foram encontradas 13 questões

Q2452721 Pedagogia
De acordo com o art. 4º da LDB, Lei nº 9.394/96, “O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de”, entre outras, EXCETO:
Alternativas
Q2452722 Pedagogia
De acordo com o art. Art. 7º-A da LDB, Lei nº 9.394/96, “Ao aluno regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou privada, de qualquer nível, é assegurado, no exercício da liberdade de consciência e de crença, o direito de, mediante prévio e motivado requerimento, ausentar-se de prova ou de aula marcada para dia em que, segundo os preceitos de sua religião, seja vedado o exercício de tais atividades, devendo-se lhe atribuir, a critério da instituição e sem custos para o aluno, uma das seguintes prestações alternativas, nos termos do inciso VIII do caput do art. 5º da Constituição Federal”:

I. Prova ou aula de reposição, conforme o caso, a ser realizada em data alternativa, no turno de estudo do aluno ou em outro horário agendado com sua anuência expressa.
II. Trabalho escrito ou outra modalidade de atividade de pesquisa, com tema, objetivo e data de entrega definidos pela instituição de ensino.
III. Trabalho alternativo que deverá observar o plano de aula do dia seguinte da ausência do aluno.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2452723 Pedagogia
Com base no Art. 26-A. da Lei nº 11.645/2008, “Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena” da seguinte forma:

I. O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
II. Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.” (NR)
III. Os conteúdos referentes à história e cultura dos povos quilombolas serão ministrados especificamente nas comunidades quilombolas.
Alternativas
Q2452724 Pedagogia
Está preconizado no Art. 9º da Lei nº 9.795/99, “Entende-se por educação ambiental na educação escolar a desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas, englobando: 

I. Educação básica. II. Educação superior. III. Educação especial. IV. Educação profissional. V. Educação de jovens e adultos.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2452725 Pedagogia
De acordo com a Art. 5º da Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002, “As propostas pedagógicas das escolas do campo, respeitadas as diferenças e o direito à igualdade e cumprindo imediata e plenamente o estabelecido nos artigos 23, 26 e 28 da Lei 9.394, de 1996, contemplarão a diversidade do campo em todos os seus aspectos”, EXCETO:
Alternativas
Q2452726 Pedagogia
“A religião de origem africana é cultuada no Brasil desde o século XVI, trazida da África pelos negros, escravos, arrancados de sua terra para este país, que hoje, depois de tantas perseguições, lutas e desafetos podem cultuar seus Deuses de forma livre”.

Sobre as características das religiões de matriz africana, analise os itens a seguir:

I. As populações negras trazidas ao Brasil pertenciam a diferentes civilizações e provinham das mais variadas regiões africanas.
II. Durante o longo período de escravidão, mais de trezentos anos, ocorreram mudanças na economia brasileira, estrutura social rural ou urbana, nos processos de miscigenação. Com o advento da República, as religiões africanas sofrem o impacto da modificação na estrutura demográfica, bem como novas estratificações sociais.
III. Com o tráfico negreiro, sentiu-se obrigadas a decifrar um novo tipo de sociedade, baseada na família patriarcal, latifundiária e em regime de castas étnicas (sistemas tradicionais, hereditários ou sociais de estratificação, baseados em classificações como raça, cultura, ocupação profissional.
IV. Para compreender a religiosidade afro-brasileira há que se considerar a escravidão, o trabalho artesanal dos libertos, quadros sociais como estrutura familiar, organização política, corporativa, religiosa e os aspectos geográficos, demográficos, políticos, econômicos e sociais em seus diferentes níveis.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2452727 Pedagogia
“A questão do epistemológico no Ensino Religioso, portanto, passa não apenas pelo suporte científico na evidência de Ensino, como pela forma de sua operacionalização. Assim, urge a didática no e do Ensino Religioso suprir a carência epistemológica desse ensino via imaginário, para que sua prática não se esvazie em “pedagogias” que buscam explicitar a construção lógica do conhecimento, a ampliação do universo, a busca na pesquisa etc, todas voltadas mais para o desenvolvimento do intelecto, do racional dos educandos”. (VISSER, 1994, p. 28).

Sobre a epistemologia do ensino religioso, analise as afirmativas a seguir e assinale, V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as alternativas FALSAS:

( )A didática do Ensino Religioso está ligada Às relações sociais, históricas e culturais presentes no contexto educacional, como também na realidade em que o aluno vive, promovendo, assim, um desenvolvimento da aprendizagem.
( )Ao lidar com o aspecto da didática no Ensino Religioso, percebe-se que essa disciplina tem suas particularidades, possui uma identidade própria, ainda que, como se sabe, não seja necessário dialogar com outras áreas do conhecimento.
( )Para se trabalhar no contexto da sala de aula, o professor deve estar aberto ao diálogo, criando possibilidades de abertura para o outro e para a transcendência, discutindo de forma geral a complexidade das religiões e das crenças dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
( )No que se refere ao Ensino Religioso na Escola, sua importância é indiscutível; no entanto, é quando ser ministrado, em sua prática cotidiana, que os desafios são apresentados.

A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q2452728 Pedagogia
“O hinduísmo é a terceira religião com o maior número de praticantes, a maioria na Índia. Seus ensinamentos influenciam bastante a organização da sociedade indiana. Os seguidores do hinduísmo acreditam em vários deuses e na reencarnação. Segundo o hinduísmo, os seres humanos morrem e renascem várias vezes”.

No hinduísmo existem milhares de deuses e deusas. Ao longo de muitas vidas, eles têm a oportunidade de evoluir, até chegar a um estágio em que se unem a:

Assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2452730 Pedagogia
“É uma religião de filosofia chinesa; baseia-se no sistema politeísta e filosófico, de crenças parecidas com os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, como: culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia. Acreditam também na essência de todas as coisas. Além disso, existem na religião duas forças, o yin e o yang”.

O conceito acima refere-se a religião: 
Alternativas
Q2452732 Pedagogia
Independentemente de termos ou não uma crença religiosa ou da religião que praticamos conhecer a origem do cristianismo é importantíssimo, pois essa doutrina tem influenciado a história da humanidade há 2.000 anos.
Sobre o Cristianismo é correto afirmar, EXCETO: 
Alternativas
Q2452733 Pedagogia
É uma religião surgida na Península Arábica, no começo do século VII, por meio de Muhammad. Essa crença religiosa atualmente é a segunda maior do mundo, possuindo cerca de 1,8 bilhão de fiéis, a maioria deles localizada no continente asiático e africano."
O conceito refere à religião:
Alternativas
Q2452734 Pedagogia
De uma maneira geral, as Tradições Religiosas Indígenas são, EXCETO: 
Alternativas
Q2452735 Pedagogia
“... é uma ferramenta que permite clareza e lucidez na organização de conhecimentos, métodos, recursos, adaptações, entre outros. Portanto, envolve questões ambientais, políticas, econômicas, sociais, culturais e educacionais, por este motivo, não pode ser utilizado pela escola como um modelo de reprodução do conhecimento, nem mesmo, como um discurso de alienação sobre as questões escolares. ”
O trecho aborda a concepção de:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: E
5: C
6: D
7: B
8: A
9: E
10: D
11: C
12: B
13: A