Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Rita - PB 2023 para Psicopedagogo

Foram encontradas 30 questões

Q2297967 Pedagogia
“Incluir é a palavra de ordem na atualidade. A educação inclusiva tem por objetivo atender aos alunos, em principal, aqueles que se encontram à margem do conhecimento. Esses devem receber um atendimento educacional especializado, conforme suas especificidades, porque estão mais vulneráveis à exclusão do contexto educacional e, por conseguinte, do social”. (CEREZUELA, 2016, p. 26). O público-alvo do atendimento educacional especializado está categorizado em três grupos: alunos com deficiência; alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento e alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Diante do exposto, relacione os termos da 1ª coluna com os seus respectivos significados.

TERMO
I. alunos com deficiências
II. alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento
III. alunos com Altas habilidades/Superdotação 

CONCEITO
( ) são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil.
( ) são àqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.
( ) demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.

Assinale a alternativa que corresponda a opção correta:
Alternativas
Q2297968 Pedagogia
Na atualidade, diante dos desafios interpostos à educação de distintos níveis, modalidades e contextos, torna-se urgente retomar o significado, o sentido, as teorias e as possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica. E, é nesse viés, que as metodologias ativas têm ganhado espaço na educação brasileira. Elas vêm para transformar os estudantes de meramente passivos e ouvintes para ativos e produtores de conhecimento, tornando-os mais engajado na prática de ensino, interessado no que o professor tem para passar e atuante em todo o processo de aprendizagem. (BACICH; MORAN, 2018).

A partir de uma nova perspectiva de educação inovadora e as possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica por meio de metodologias ativas, avalie as afirmações a seguir.
I. As metodologias ativas são caminhos para avançar mais no conhecimento cotidiano, nas competências socioemocionais e em novas práticas pedagógicas.
II. Dentre as diversas estratégias que podem ser usadas para se conseguir ambientes de aprendizagem ativa em sala de aula, destacamos, entre outras, o trabalho em equipe com tarefas que exigem colaboração de todos, geração de ideias (brainstorming) para buscar a solução de um problema e produção de mapas conceituais para esclarecer e aprofundar conceitos e ideias.
III. As metodologias ativas dão ênfase ao papel protagonista do aluno, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo, experimentando e criando com a orientação do professor.
IV. Metodologias ativas são estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada, colaborativa e híbrida.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2297969 Pedagogia
Saviani (2008, p. 7) pontua que a educação é a forma pela qual o homem assimila o mundo para se tornar humano: “[...] o homem não se faz homem naturalmente, ele não nasce sabendo ser homem, vale dizer, ele não nasce sabendo sentir, pensar, avaliar, agir. Para saber pensar e sentir, para saber querer, agir ou avaliar é preciso aprender, o que implica o trabalho educativo”. O trabalho educativo incide sobre o homem em sua singularidade, mas para isso ocorrer há a necessidade da intervenção intencional de outro homem mais desenvolvido.
A partir da leitura do texto, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A educação é o processo de humanização do homem, logo, ela não pode ser considerada uma ciência isolada, pois envolve todas as dimensões que compõem a coletividade humana: histórica, cultural, política, social e pedagógica.
( ) A educação nunca é neutra, mas sempre ideológica e politicamente comprometida, pois cumpre uma função específica de ensinar.
( ) A importância política da educação reside na sua função pedagógica de socialização do conhecimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q2297970 Pedagogia
De acordo com os estudos do Prof. Dr. Newton Duarte (1999, 2007) a educação é mediadora entre o cotidiano e o não-cotidiano na formação do indivíduo. Isto é, a educação tem a função de mediar o que ele já sabe (conceito cotidiano) com aquele saber que ele ainda não adquiriu, ou que por si só, não se apropriaria (conceito científico).
Com base no excerto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I) A função educacional de socialização dos conhecimentos históricos e socialmente produzidos e reproduzidos pelo homem é evidenciada como a mediação da vida cotidiana e as esferas não-cotidianas da prática social do indivíduo.
PORQUE
II) A educação é um processo de mediação entre a vida do indivíduo e a sociedade.
Alternativas
Q2297971 Pedagogia
Paulo Freire (1921-1997) foi um filósofo, educador, pesquisador e escritor brasileiro. Autor de quase 40 livros, além de artigos acadêmicos e jornalísticos, e é considerado patrono da educação brasileira desde 2012. O educador defendia que a educação era uma ferramenta essencial para a transformação da sociedade. Ao refutar a visão tradicional da educação (de transferência de conhecimento), Paulo Freire cria um método baseado no diálogo entre os professores e os alunos, fazendo das necessidades diárias dos alunos a base do seu aprendizado.
Analise as afirmativas a seguir sobre o legado de Paulo Freire para a educação.
I) Ensinar não é transferir conhecimento.
II) Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos.
III) Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.
IV) Ensinar exige reprodução da realidade.

É correto o que se afirmar em:
Alternativas
Q2297972 Pedagogia
“É a caminhar que a criança aprende a andar; é a falar que a criança aprende a falar; e a desenhar que a criança aprende a desenhar. Não cremos que seja um exagero pensar que um processo tão geral e tão universal deve ser igualmente válido para todos os ensinos, incluindo os escolares e foi com esta convicção e esta certeza que realizamos os nossos métodos que os cientistas tentam contestar” (CÉLESTIN FREINET, O método natural I: a aprendizagem da língua, 1977, p. 14).
Sobre as características da metodologia Freinet, assinale (V) para as premissas verdadeiras e (F) para as premissas falsas:
( ) Os alunos devem aprender pelo método natural. Isto é, a partir do pressuposto de que uma série de conhecimentos podem ser adquiridos por meio do mesmo processo natural de aprender a ficar em pé, andar ou andar.
( ) O aprendizado se desenvolve com a experiência, a colaboração e a revisão coletiva dos erros. A tarefa do educador é orientar a criança.
( ) O professor deve depreciar os interesses individuais do aluno e padronizar o tempo de aprendizagem.
( ) A metodologia Freinet dá atenção especial ao ritmo de aprendizagem de cada aluno.

Escolha a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas
Q2297973 Pedagogia
“A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação”. Esta citação de Maria Montessori (1870-1952) ilustra a essência da sua metodologia, que, entre outras características, centrava a educação no próprio educando tendo como objetivo levar o ser ao conhecimento consciente do real. Ser consciente do real significa, para a educadora, conhecer o mundo exterior (o não eu) e conhecer o mundo interior (o eu). Para isso, ela impõe a experiência como a possibilidade de conhecer o real pelas atividades que a criança realiza.
O sistema montessoriano se apoia em um trinômio de três conceitos. Quais são eles?
Alternativas
Q2297974 Pedagogia
Para Piaget (1896-1980), a aprendizagem ocorre por sucessivos processos de assimilação-acomodação e equilibração. Isto é, quando o indivíduo consegue incorporar um novo dado às suas estruturas cognitivas prévias e consegue incorporar esse dado à uma nova experiência, ele produz modificações no seu funcionamento cognitivo, aprendendo algo novo.
Os conceitos de assimilação, acomodação e equilibração são fundamentais para a compreensão do desenvolvimento das estruturas cognitivas pela teoria piagetiana. Sobre este assunto, relacione os termos da 1ª coluna com os seus respectivos significados.

TERMO
(1) Assimilação
(2) Acomodação
(3) Equilibração
CONCEITO
( ) É um processo regulador o qual permite que novas experiências e elementos exteriores sejam, com sucesso, incorporados às estruturas mentais e cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio.
( ) É um mecanismo no qual o organismo ajusta-se a um novo objeto e assim, altera os esquemas de ação adquiridos, a fim de se adequar ao novo objeto recémassimilado.
( ) É um processo de integração (apropriação) em que a pessoa classifica um novo dado perceptual, motor ou conceitual às suas estruturas cognitivas prévias.

Escolha a sequência correta: 
Alternativas
Q2297977 Pedagogia
Ovide Declory (1871-1932), médico e educador belga, elaborou a ideia de “centros de interesse” que seriam uma espécie de ideias-força em torno das quais convergem as necessidades fisiológicas, psicológicas e sociais do aluno. Para Decroly, existiriam 6 centros de interesse que poderiam substituir os planos de estudo construídos com base em disciplinas: a) a criança e a família; b) a criança e a escola; c) a criança e o mundo animal; d) a criança e o mundo vegetal; e) a criança e o mundo geográfico; f) a criança e o universo. Foram as pesquisas em psicologia infantil de Decroly que levaram o educador à criação de um novo sistema de ensino primário, cuja finalidade seria preparar a criança para a vida.

Fonte: MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete método Decroly. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/metodo-decroly/> .
Acesso em: 28 jul. 2023.

Com base na teoria de Decroly, o ensino partiria da ideia da globalização temática para romper com a rigidez dos programas escolares. Em seu método a criança passava por três momentos:

Alternativas
Q2297978 Pedagogia
A aprendizagem da leitura e da escrita não é algo natural para a criança. As evidências científicas mostram que para a criança se alfabetizar, além do ensino explícito, ela requer acionar um conjunto de habilidades cognitivas que precisam ser estimuladas e desenvolvidas previamente.
“A palavra alfabetização é muitas vezes usada de modo impreciso, resultando confusão pedagógica e didática, e dificuldade de diálogo entre as pessoas envolvidas na educação, além de desconhecimento para os pais, que muitas vezes acreditam que seus filhos foram alfabetizados, quando, na verdade, mal sabem ler palavras” (BRASIL, Política Nacional de Alfabetização, 2019, p. 18).
Com base na ciência cognitiva da leitura, esse documento define os conceitos de alfabetização, de sistema alfabético e de literacia.
A partir dessa leitura, sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, relacione a coluna dos termos com a coluna dos conceitos equivalentes:

TERMO
(1) Alfabetização.
(2) Sistema alfabético.
(3) Literacia.
CONCEITO
( ) É a representação dos sons da fala em caracteres do alfabeto.
( ) É o ensino das habilidades de leitura e de escrita em um sistema alfabético.
( ) É o ensino e a aprendizagem das habilidades de leitura e de escrita, independentemente do sistema de escrita.

Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.
Alternativas
Q2297979 Pedagogia
A ciência cognitiva da leitura afirma que [...] a aprendizagem da leitura e da escrita não é natural nem espontânea. Não se aprende a ler como se aprende a falar. A leitura e a escrita precisam ser ensinadas de modo explícito e sistemático (DEHAENE, 2011 apud BRASIL, Política Nacional de Alfabetização, 2019, p. 20). Uma das habilidades essenciais que precisam do ensino explícito no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, é a consciência fonológica, pois ela facilita a compreensão do princípio alfabético.
Sobre a consciência fonológica é correto afirmar que:
Alternativas
Q2297980 Pedagogia
Libâneo (2013, p. 221) afirma que o planejamento escolar é uma tarefa docente que prevê as atividades desde a sua organização até a sua revisão e adequação “face aos objetivos propostos”. Ou seja, é a previsão de uma ação futura, é “prever”, “ver previamente” o que se pretende alcançar e como fazêlo. Sua característica é dinâmica e sua ação, reflexiva.
A partir da leitura do texto, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2297981 Pedagogia
De acordo com o Dicionário de Língua Portuguesa Aurélio “a.va.li.ar. v.td. 1. Determinar a valia ou valor de. 2. Calcular. 3. Fig. Apreciar ou estimar a grandeza de: avaliar um esforço, um caráter. 4. Fazer ideia de [...]” (FERREIRA, 2001, p. 84). Isto é, avaliar é uma forma de medir ou estimar um valor para alguma coisa ou situação. Em se tratando de avaliação escolar, ela deve permear toda ação pedagógica e deve estar diretamente ligada ao processo de ensino e aprendizagem.
Sobre esse tema, analise as assertivas a seguir: 
I. A avaliação é um processo contínuo que possibilita avançar no entendimento e no desenvolvimento do processo de aprendizagem.
II. A avaliação pode ser classificada conforme a sua função: avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação somativa
III. A avaliação da aprendizagem é mera exigência burocrática da escola.
IV. As informações da avaliação propiciam o redimensionamento da ação pedagógica e educativa.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2297982 Pedagogia
“A avaliação é um importante instrumento para que o professor possa obter dados sobre o processo de aprendizagem de cada criança, reorientar sua prática e elaborar seu planejamento, propondo situações capazes de gerar novos avanços na aprendizagem das crianças. A avaliação deve se dar de forma sistemática e contínua ao longo de todo o processo de aprendizagem” (BRASIL, RCNEI, 1998, p. 157).

Esta definição diz respeito a qual função da avaliação?
Alternativas
Q2297986 Pedagogia
A aprendizagem pode ser definida como o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitado através dos aspectos individuais orgânicos, sociais e emocionais em interação com o outro e com o saber. Este processo pode ser analisado sob diversas perspectivas, e por diferentes teorias da aprendizagem. A psicologia do desenvolvimento, historicamente, apresentou várias concepções sobre o entendimento do que é aprendizagem, entre elas: a abordagem Inatista-Maturacionista, a abordagem comportamentalista, a abordagem piagetiana, e abordagem Histórico-Cultural. Diante do exposto, relacione os termos da 1ª coluna com os seus respectivos significados.

TERMO
1 Abordagem Inatista-Maturacionista (Arnold Gesell, 1880-1961).
2 Abordagem Comportamentalista (B. F. Skinner, 1904- 1990).
3. Abordagem Piagetiana (Jean Piaget, 1896-1980).
4 Abordagem Histórico-Cultural (L. S. Vigotski, 1896- 1934).

CONCEITO
( ) Esta linha teórica defende que a aprendizagem é uma mudança na probabilidade da resposta, isto é, uma mudança de comportamento. Somente pela mudança de comportamento é que o indivíduo pode expressar se houve ou não uma aprendizagem.
( ) Para esta corrente teórica a aprendizagem ocorre da mesma forma que o desenvolvimento biológico, isto é, a criança herda de seus progenitores a inteligência e as aptidões individuais, da mesma forma que apresentam a cor da pele e o biótipo físico. As condições são inatas e já estariam pré-determinadas por ocasião do nascimento.
( ) A aprendizagem ocorre por meio da mediação pela interação de um ser mais desenvolvido. É uma experiência social que envolve os signos (linguagem) e os instrumentos socialmente construídos pela humanidade. Aprender é desenvolver a capacidade de se apropriar dos novos conhecimentos se apoiando nos conhecimentos cotidianos que já possui e modificando seu desenvolvimento. A aprendizagem significativa se dá a partir da síntese.
( ) A aprendizagem ocorre por sucessivos processos de assimilação-acomodação e equilibração. Isto é, quando o indivíduo consegue incorporar um novo dado às suas estruturas cognitivas prévias (assimilação) e consegue incorporar esse dado à uma nova experiência, produzindo assim modificações no funcionamento cognitivo da pessoa.

Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.
Alternativas
Q2297987 Pedagogia
Leia o texto a seguir e escolha a alternativa que preenche corretamente a lacuna textual:
A perspectiva inclusiva ocupa uma posição desafiadora no contexto social e no contexto educacional brasileiro da atualidade. É nessa discussão que se evidencia a importância de compreender sobre as práticas pedagógicas e intervenções educacionais para os alunos de inclusão. Se hoje temos o sujeito inserido na sociedade e o aluno inserido na escola e superamos as ideias limitantes como, por exemplo: o inatismo, a imutabilidade, o dever da pessoa se adaptar ao meio, devemos buscar condições para promover seu desenvolvimento de forma plena. Pensar na inclusão de forma ética e humana é pensar na superação do pensamento limitante e capacitista e pensar __________________ (CEREZUELA, 2016).

Alternativas:
Alternativas
Q2297988 Pedagogia
“O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento” (BRASIL, RCNEI, 1998).
Sobre o brincar e a recreação é correto o que se afirma, EXCETO:
Alternativas
Q2297989 Pedagogia
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 151), afirma que um “[...] ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças têm a oportunidade de participar. Se os adultos com quem as crianças convivem utilizam a escrita no seu cotidiano e oferecem a elas a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita, elas podem, desde cedo, pensar sobre a língua e seus usos, construindo ideias sobre como se lê e como se escreve”.
Sobre o ambiente alfabetizador nas instituições educacionais, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ambiente alfabetizador significa, exclusivamente, com uma sala de aula com paredes cobertas de textos expostos.
( ) A experiência com textos variados e de diferentes gêneros é fundamental para a constituição do ambiente alfabetizador.
( ) A criação de ambientes para brincar de faz-deconta, no interior ou fora da sala, possibilita a ampliação contextualizada do universo discursivo.
( ) A exposição e a participação ativa das crianças em atividades como, contação de histórias, jogos de palavras, músicas, e contato e leitura de diferentes gêneros textuais configura um ambiente alfabetizador.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q2297990 Pedagogia
De acordo com Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 207), “[...] as crianças, desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. As crianças participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidades, noções sobre espaço. Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, elas recorrem a contagem e operações para resolver problemas cotidianos, como conferir figurinhas, marcar e controlar os pontos de um jogo, repartir as balas entre os amigos, mostrar com os dedos a idade, manipular o dinheiro e operar com ele etc. Também observam e atuam no espaço ao seu redor e, aos poucos, vão organizando seus deslocamentos, descobrindo caminhos, estabelecendo sistemas de referência, identificando posições e comparando distâncias. Essa vivência inicial favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos.
Sobre o ensino da matemática analise as premissas a seguir:
I. As crianças aprendem a Matemática por repetição e memorização por meio de uma sequência linear de conteúdos encadeados do mais fácil para o mais difícil.
II. A participação ativa da criança e a natureza lúdica e prazerosa inerentes a diferentes tipos de jogos têm servido de argumento para fortalecer a concepção que se pode aprender Matemática brincando.
III. Para aprender Matemática, é necessário um ambiente em que predomine a rigidez, a disciplina e o silêncio.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2297991 Pedagogia
O Estatuto da criança e do adolescente (ECA), em seu art. 53, preconiza que “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”. Buscando concretizar esse direito, à criança e ao adolescente é assegurado:
I) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II) Acesso à escola pública e gratuita no mesmo município em que reside, sendo preferencialmente próximo à sua residência, se houver vaga disponível.
III) Respeitar a autonomia e conhecimento dos seus professores em relação aos critérios avaliativos, sem contestá-los.
IV) Direito de organização e participação em entidades estudantis.

É correto o que se afirmar em:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: A
5: D
6: C
7: C
8: A
9: D
10: A
11: D
12: D
13: C
14: B
15: A
16: C
17: A
18: C
19: B
20: C