Questões de Concurso Público Prefeitura de Esperança - PB 2018 para Assistente Social

Foram encontradas 25 questões

Q981071 Serviço Social

Numa apreensão histórica, sabe-se que o Serviço Social emerge como uma profissão com aportes mais doutrinários que científicos. A ação profissional dirige-se, num primeiro momento, ao desenvolvimento moral da família operária, concebida enquanto “clientela” do Serviço Social. Sobre as bases que informam as origens da profissão no Brasil, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Dentre as principais referências desse período, destacam-se o discurso humanista-conservador, a filosofia neotomista e os documentos da Doutrina Social da Igreja.

( ) O sujeito-alvo da intervenção profissional era composto, fundamentalmente, por mulheres e crianças.

( ) Logo nos primórdios, a profissão incorpora a necessidade da formação (doutrinária e social) enquanto alternativa profissionalizante às atividades do apostolado social.

( ) Atuando através do Estado e de entidades filantrópicas privadas, o Serviço Social orientava-se, à época, por uma análise totalizante da proteção legal e assistencial.

Qual das alternativas abaixo corresponde à sequência correta?

Alternativas
Q981072 Serviço Social
A trajetória do Serviço Social brasileiro entre as décadas 1930 e 1950 aponta para o predomínio de um comportamento essencialmente conservador. Somente no trânsito 1950-1960 é que se registram as primeiras polêmicas de relevo no meio profissional, cujas posições questionavam o status quo e a prática profissional em voga, isto é, o Serviço Social “tradicional”. A propósito dos elementos históricos que compõem esse momento da profissão, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q981073 Serviço Social
José Paulo Netto, em Ditadura e Serviço Social (1990), identifica três direções intrínsecas ao processo de renovação profissional no Brasil. São elas:
Alternativas
Q981074 Serviço Social

A perspectiva de “intenção de ruptura” emerge, inicialmente, do quadro universitário na primeira metade dos anos 1970. Possui como substrato nuclear uma crítica sistemática ao desempenho tradicional e aos suportes teóricos, metodológicos e ideológicos até então utilizados pelo Serviço Social brasileiro. Sobre essa vertente do processo de renovação profissional, analise os seguintes itens:
 
I. Desenvolve-se com maior ênfase a partir da crise da Ditadura Empresarial-Militar.

II. Amplia sua inserção na profissão nos anos 1980, em sintonia com a dinâmica geral processada na relação entre Estado e sociedade no Brasil.

III. Exprime as aproximações do Serviço Social à tradição fenomenológica.

IV. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil , publicado em 1982, de autoria de Marilda V. Iamamoto e Raul de Carvalho, constitui um marco teórico do amadurecimento da “intenção de ruptura”.

 
Estão CORRETOS os itens: 

Alternativas
Q981075 Serviço Social
No que diz respeito ao conhecimento científico, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q981076 Serviço Social
A teoria é , para Marx , a reprodução ideal do movimento real do objeto pelo sujeito que pesquisa: pela teoria, o sujeito reproduz em seu pensamento a estrutura e a dinâmica do objeto que pesquisa. E estar e produção ( que constitui propriamente o conhecimento teórico ) será tanto mais correta e verdadeira quanto mais fiel o sujeito for ao objeto”. (NETTO, 2009, p 07).


Em concordância com o conteúdo dessa citação, no que alude à concepção teórico-metodológica de Marx, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q981077 Serviço Social

O positivismo moderno, entendido enquanto tradição do pensamento e método científico, é filho legítimo da “filosofia das luzes”. Emerge contra o controle do conhecimento pela classe dominante da época e desenvolve-se no seio da modernidade. Atenciosamente, leia as seguintes assertivas sobre essa corrente do pensamento:

I. A hipótese fundamental do pensamento positivista é a de que a sociedade humana é regulada por leis naturais, ou por leis que têm todas as características de leis naturais, invariáveis, independentes da vontade e da ação humana.

II. Os métodos e os procedimentos para conhecer a realidade devem ser exatamente os mesmos utilizados para conhecer a natureza, com base na ideia de “harmonia natural”. Portanto, a metodologia das ciências sociais deve ser análoga à das ciências da natureza.

III. A concepção positivista é aquela que afirma a necessidade e a possibilidade de uma ciência social construir vínculos com as classes sociais, com as posições políticas, com os valores morais, ideologias e visões de mundo.

IV. Valores ou posições ideológicas, no pensamento positivista, são vistos como prejuízo à verdade científica.


Indique a alternativa que corresponde às afirmações CORRETAS:

Alternativas
Q981078 Serviço Social
O exercício profissional do/a assistente social configura-se, hoje, pela articulação entre três dimensões: teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Esta última, a técnico-operativa, é entendida por Guerra (2012) como a razão de ser da profissão, pois remete de modo direto às competências instrumentais pelas quais a profissão é reconhecida e legitimada. A propósito da dimensão técnico - operativa , é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q981079 Serviço Social
“O Assistente Social atua no campo social a partir de aspectos particulares da situação de vida da classe trabalhadora, relativos a saúde, moradia, educação, relações familiares , infraestrutura urbana etc . É a partir dessas expressões concretas das relações sociais no cotidiano da vida dos indivíduos e grupos que o profissional efetiva sua intervenção” (IAMAMOTO, 2011, p. 123).

Das alternativas abaixo, assinale a que NÃO CORRESPONDE à apreensão histórico-crítica do cotidiano contida na reflexão de Iamamoto (2011):
Alternativas
Q981080 Serviço Social
Constituem princípios fundamentais do atual Código de Ética da/o Assistente Social, EXCETO:
Alternativas
Q981081 Serviço Social

Sobre os direitos e as responsabilidades gerais da/o assistente social, em conformidade com os princípios ético-político que hoje direcionam a profissão, analise as assertivas abaixo, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Constitui direito do/a assistente social a inviolabilidade do local de trabalho e de seus respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional.

( ) É direito do/a assistente social o pronunciamento em matéria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse da população.

( ) É facultado ao profissional em exercício utilizar seu número de registro no Conselho Regional (CRESS).

( ) É vedado ao/à assistente social praticar e ser conivente com condutas antiéticas, crimes ou contravenções penais na prestação de serviços profissionais, com base nos princípios do atual Código de Ética, mesmo que estes sejam praticados por outros/as profissionais.

A sequência correta é:

Alternativas
Q981082 Serviço Social
Constituem atribuições privativas do/a assistente social, conforme a lei de regulamentação da profissão (8662/92), EXCETO:
Alternativas
Q981083 Serviço Social
A elaboração do Código de Ética de 1993, em vigor até os dias de hoje, fez recurso à uma determinada concepção teórico-metodológica. Isto se expressa no conteúdo de prescrições legais contidas no principal documento que norteia a ação profissional. Assinale a alternativa condizente a essa referência:
Alternativas
Q981084 Serviço Social
As respostas das classes dominantes à crise capitalista contemporânea têm readequado a seguridade social – as políticas de assistência, previdência e saúde – às novas necessidades do grande capital. Segundo Mota (2010), esta é a razão maior da definição de um conjunto de prescrições intituladas de “ajustes” e “reformas”, particularmente nos países periféricos, como é o caso do Brasil. Assinale a alternativa que reflete tendências da seguridade social nos anos 2000:
Alternativas
Q981085 Serviço Social
Nos termos da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), a proteção social básica tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. É considerado um serviço da proteção básica:
Alternativas
Q981086 Serviço Social
 “A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas ” ( BRASIL , 1993).
 
 
Considerando as prerrogativas legais contidas na Lei Orgânica da Assistência Social (nº 8742/93), assinale a alternativa que NÃO corresponde aos objetivos de organização e gestão da assistência social: 
Alternativas
Q981087 Serviço Social
Assegurado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), o Benefício de Prestação Continuada (BPC) consiste:
Alternativas
Q981088 Serviço Social
A noção de cidadania não nasceu no mundo moderno, embora tenha encontrado nele sua máxima expressão, tanto teórica quanto prática. Segundo Coutinho (1999), as primeiras noções de cidadania, sobre o que significa ser cidadão, surgiram na Grécia Clássica, nos séculos V e IV a.C. No entanto, a teoria e a prática da cidadania entre os gregos clássicos estava longe de possuir uma dimensão universal . Sobre o desenvolvimento histórico da cidadania, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q981089 Serviço Social
Em conformidade com as Leis Orgânicas da Saúde, são princípios do Sistema Único de Saúde (SUS):
Alternativas
Q981090 Serviço Social

Sobre a trajetória da previdência social brasileira, analise as assertivas abaixo:

( ) A Lei Elói Chaves, de 1923, representa um marco na história da previdência social brasileira. Esta normativa instituiu a criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões, beneficiando categorias especificas da classe trabalhadora.

( ) O surgimento dos Institutos de Aposentadorias e Pensões data dos anos 1930, no governo de Getúlio Vargas. Com a criação dos Institutos, o governo mantinha sob o seu controle a concessão e as arrecadações das poupanças que resultavam nas aposentadorias e pensões.

( ) A Lei Orgânica da Previdência Social, de 1960, foi sancionada pelo Presidente Médici.

( ) Na trajetória da previdência social brasileira, os trabalhadores urbanos sempre tiveram os mesmos direitos que os trabalhadores rurais.

Assinale a sequência CORRETA:

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: A
5: D
6: D
7: A
8: E
9: A
10: B
11: D
12: E
13: B
14: A
15: E
16: B
17: B
18: D
19: B
20: A