Questões de Concurso Público Prefeitura de Dores de Guanhães - MG 2022 para Especialista da Educação Básica

Foram encontradas 25 questões

Q2001653 Pedagogia
Freire (1996), em seu livro Pedagogia da Autonomia, procura mostrar caminhos para uma formação humana autônoma. Considerando o pensamento freiriano e as contribuições dessa obra em especial, analise as afirmativas a seguir e coloque V para as afirmativas e F, para as falsas.
( ) Freire enfatiza a necessidade de uma reflexão crítica sobre a prática educativa, sem a qual a teoria pode se tornar apenas discurso e a prática uma reprodução alienada, sem questionamentos. ( ) O autor afirma que o professor deve também ensinar a pensar certo, sendo a prática educativa em si um testemunho rigoroso de decência e pureza. ( ) Freire enfatiza que o educador deve ser capaz de reconstruir constantemente a sua prática pedagógica, transmitindo aos educandos conhecimentos significativos para a vida. ( ) Para Freire, o educador não deve barrar a curiosidade do aluno, pois é de fundamental relevância o incentivo à sua imaginação, à intuição e ao senso investigativo.
Marque a alternativa CORRETA, considerando as afirmativas, de cima para baixo.
Alternativas
Q2001654 Pedagogia
Segundo Libâneo (2013), a avaliação é um ato pedagógico, em que o professor mostra as suas qualidades de educador na medida em que trabalha com propósitos definidos em relação ao desenvolvimento das capacidades físicas e intelectuais dos alunos às exigências da vida social. De acordo com o autor, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A avaliação é vista meramente como um evento e relaciona-se ao processo de construção de conhecimentos unicamente para medição do conhecimento adquirido pelo aluno. ( ) A avaliação auxilia o professor na análise dos resultados dos seus esforços, e na obtenção de informações sobre o desenvolvimento do seu próprio trabalho. ( ) A avaliação é uma didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. ( ) A avaliação é uma reflexão do processo educativo que abrange o aluno e o professor. Os dados coletados são mensurados em quantitativos e qualitativos. ( ) A avaliação constitui um processo contínuo e permanente de análise das variáveis que não interferem no processo de ensino e de aprendizagem.
Marque a alternativa CORRETA, considerando as afirmativas, de cima para baixo.  
Alternativas
Q2001655 Pedagogia
Vygotsky (2001) dedicou anos de estudo para compreender as relações entre o pensamento e a linguagem. Para apreender essas relações, o autor buscou analisar o desenvolvimento da criança e, de acordo com ele, mesmo antes de dominar a linguagem, ela demonstra capacidade de resolver problemas práticos, de utilizar instrumentos e meios para atingir objetivos. Sobre as concepções do autor em relação ao desenvolvimento da criança, analise as alternativas a seguir e marque a CORRETA
Alternativas
Q2001656 Pedagogia
No Brasil, existe um contingente, ainda expressivo, embora decrescente, de jovens e adultos com pouca ou nenhuma escolaridade, o que faz da Educação de Jovens e Adultos (EJA) um programa especial que visa dar oportunidades educacionais aos brasileiros que não tiveram acesso à educação na idade própria. Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9.394/1996, está CORRETO o que se afirma em:
I - A EJA deve articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento. II - Os sistemas de ensino mantêm cursos e exames supletivos, que compreendem a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular. III - Os sistemas de ensino asseguram gratuitamente aos jovens e aos adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Alternativas
Q2001657 Pedagogia
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN),
I - a avaliação inexiste como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. II - o tratamento específico das áreas ocorre em função da importância instrumental de cada uma, contemplando também a integração entre elas. III - a avaliação é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica.
Assinale a alternativa que contém a(s) alínea(s) CORRETA(S).
Alternativas
Q2001658 Pedagogia
A construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) pelas instituições educacionais é uma necessidade sem precedência, conforme disposto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9.394/96, especificamente nos artigos 12 a 14. Desse modo, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, têm a incumbência de
I - articular-se com as famílias e a comunidade para a criação de processos de integração da escola com a sociedade. II - assegurar o cumprimento dos dias de aulas e horas-aula determinados no calendário letivo do estabelecimento de ensino. III - informar aos responsáveis legais sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola. IV - ignorar os conflitos de ideias, os debates e as tomadas de decisões no estabelecimento de ensino. V - determinar pautas de conduta visando à classificação de identidades no estabelecimento de ensino.
Assinale a alternativa que contém apenas a(s) alínea(s) CORRETA(S)
Alternativas
Q2001659 Pedagogia

Relacione as obras, na coluna II, aos seus respectivos autores, na coluna I.


Coluna I 

1. Paulo Freire

2. Jean Piaget

3. Emilia Ferreiro

4. Moacir Gadotti


Coluna II 

( ) A linguagem e o pensamento da criança

( ) Pedagogia do oprimido

( ) Reflexões sobre alfabetização

( ) Concepção dialética da educação: um estudo introdutório


Marque a alternativa CORRETA, considerando a coluna II, de cima para baixo.  

Alternativas
Q2001660 Pedagogia
A Escola Nova foi um movimento que propôs mudanças no sistema de ensino, colocando o aluno no centro do processo de construção do conhecimento. Entre as propostas políticas para a educação brasileira, emanadas desse movimento, pode-se destacar:
Alternativas
Q2001661 Pedagogia
Nos últimos anos, uma nova modalidade de bullying vem se destacando. Trata-se do uso das tecnologias – especialmente as de comunicação – para os ataques, através de recursos como celulares, internet, fotos digitais e sites pessoais difamatórios, tendo o anonimato como um dos motivadores para os praticantes. Essa nova forma de bullying é denominada 
Alternativas
Q2001662 Pedagogia
O atendimento educacional especializado (AEE) deve garantir os serviços de apoio voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. De acordo com o Decreto n.º 7.611/2011, são objetivos do AEE:
I - prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados, de acordo com as necessidades individuais dos estudantes. II - garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular. III - fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminam as barreiras no processo de ensino e aprendizagem. IV - assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino.
Está CORRETO o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2026508 Português
 Texto 01

Você é feliz no seu trabalho?


        Tenho percebido, nos últimos tempos, índices muito altos de pedidos de demissão. O que antigamente eram reclamações corriqueiras, hoje viraram razões concretas para esses pedidos. Motivados por insatisfações com a remuneração, cultura da empresa, atitudes da liderança, eminência de burnout e pela filosofia de que podemos trabalhar com o que gostamos, centenas de milhares de brasileiros deixaram os seus empregos nos últimos meses. Isso nos traz uma sensação de liberdade. Entretanto, quando cruzamos essa linha, nos deparamos com uma pergunta inevitável: “E agora?” [...]
        De forma concreta, não sabemos aonde essa vontade de mudar de emprego vai nos levar. O que sabemos, sim, é que mudanças desse tipo, por muitas vezes, depois de um tempo, colocam-nos no mesmo lugar de insatisfação profissional do qual partimos. Criamos, assim, um ciclo sem fim, que só pode ser interrompido com um olhar profundo sobre as nossas carreiras.    
        Sem esse olhar, seguiremos fugindo, buscando soluções milagrosas para que o trabalho seja mais prazeroso e nos traga felicidade, quando, na verdade, em grande parte das vezes, a possibilidade de um trabalho que nos ofereça uma vida feliz já está ao nosso alcance, mas ainda não conseguimos encontrar [...].
Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/analise. Acesso em: 12 jun. 2022. Adaptado.
De acordo com o texto, é CORRETO afirmar:

I. As pessoas pedem demissão de seus empregos com muito mais frequência hoje do que pediam no passado. II. O perfil da empresa e a forma como agem seus líderes estão entre os motivos pelos quais se pede demissão atualmente. III. As mudanças de emprego podem tornar-se repetitivas, quando não se analisa o motivo pelo qual não se encontra satisfação no trabalho. IV. A mudança de emprego muitas vezes não quer dizer que seja impossível encontrar aquele que traga mais satisfação e felicidade. V. A mudança frequente de emprego é sempre positiva, pois, além da sensação de liberdade, cada um desses empregos gera um tipo diferente de satisfação.

Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q2026509 Português
 Texto 01

Você é feliz no seu trabalho?


        Tenho percebido, nos últimos tempos, índices muito altos de pedidos de demissão. O que antigamente eram reclamações corriqueiras, hoje viraram razões concretas para esses pedidos. Motivados por insatisfações com a remuneração, cultura da empresa, atitudes da liderança, eminência de burnout e pela filosofia de que podemos trabalhar com o que gostamos, centenas de milhares de brasileiros deixaram os seus empregos nos últimos meses. Isso nos traz uma sensação de liberdade. Entretanto, quando cruzamos essa linha, nos deparamos com uma pergunta inevitável: “E agora?” [...]
        De forma concreta, não sabemos aonde essa vontade de mudar de emprego vai nos levar. O que sabemos, sim, é que mudanças desse tipo, por muitas vezes, depois de um tempo, colocam-nos no mesmo lugar de insatisfação profissional do qual partimos. Criamos, assim, um ciclo sem fim, que só pode ser interrompido com um olhar profundo sobre as nossas carreiras.    
        Sem esse olhar, seguiremos fugindo, buscando soluções milagrosas para que o trabalho seja mais prazeroso e nos traga felicidade, quando, na verdade, em grande parte das vezes, a possibilidade de um trabalho que nos ofereça uma vida feliz já está ao nosso alcance, mas ainda não conseguimos encontrar [...].
Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/analise. Acesso em: 12 jun. 2022. Adaptado.
Assinale a alternativa que contraria o significado do termo “corriqueiras” empregado no texto. 
Alternativas
Q2026510 Português
 Texto 01

Você é feliz no seu trabalho?


        Tenho percebido, nos últimos tempos, índices muito altos de pedidos de demissão. O que antigamente eram reclamações corriqueiras, hoje viraram razões concretas para esses pedidos. Motivados por insatisfações com a remuneração, cultura da empresa, atitudes da liderança, eminência de burnout e pela filosofia de que podemos trabalhar com o que gostamos, centenas de milhares de brasileiros deixaram os seus empregos nos últimos meses. Isso nos traz uma sensação de liberdade. Entretanto, quando cruzamos essa linha, nos deparamos com uma pergunta inevitável: “E agora?” [...]
        De forma concreta, não sabemos aonde essa vontade de mudar de emprego vai nos levar. O que sabemos, sim, é que mudanças desse tipo, por muitas vezes, depois de um tempo, colocam-nos no mesmo lugar de insatisfação profissional do qual partimos. Criamos, assim, um ciclo sem fim, que só pode ser interrompido com um olhar profundo sobre as nossas carreiras.    
        Sem esse olhar, seguiremos fugindo, buscando soluções milagrosas para que o trabalho seja mais prazeroso e nos traga felicidade, quando, na verdade, em grande parte das vezes, a possibilidade de um trabalho que nos ofereça uma vida feliz já está ao nosso alcance, mas ainda não conseguimos encontrar [...].
Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/analise. Acesso em: 12 jun. 2022. Adaptado.
Considere o período retirado do texto: “De forma concreta, não sabemos aonde essa vontade de mudar de emprego vai nos levar.” Sobre a organização morfossintática desse trecho, é CORRETO afirmar que

 I. a vírgula, conforme a norma, foi usada para intercalar a expressão adverbial de modo antecipada.  II. o termo “aonde” foi usado facultativamente, pois poderia ser substituído, com correção, por “onde”. III. o pronome “essa” foi usado como um elemento de coesão, uma vez que retoma uma ideia anterior. IV. o pronome pessoal oblíquo “nos”, segundo a norma, poderia ser colocado depois do verbo “levar”.  V. a forma “nos vai levar” poderia ter sido empregada, embora esse uso não seja o mais recorrente.

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q2026511 Português
Sobre o texto 02, infere-se as seguintes ideias:

  I. Ter como pagar as contas pode ser um motivo para se permanecer no emprego.  II. Considerar chata a atividade profissional pode ser um motivo de pedir demissão. III. Executar atividades burocráticas não traz satisfação para alguns profissionais. IV. Pedir demissão pode ser uma atitude fácil, desde que não se precise trabalhar.  V. Fazer atividades burocráticas é o que motiva os funcionários em uma repartição.

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q2026512 Português
Sobre o texto 02, é CORRETO afirmar que


I. a temática nele abordada estabelece relação com argumentos apresentados no texto 01. II. o uso da expressão “mais um” significa que fazer relatórios é uma atividade bem rotineira. III. os verbos usados no gerúndio indicam ações do passado que foram totalmente finalizadas. IV. a palavra “motivado” foi usada com sentido positivo, pois a tarefa a ser feita trará satisfação. V. a onomatopeia, usada no segundo quadro, contribui para a construção semântica do texto.

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q2026513 Português

Texto 03


Pensando em desistir?


    Todos nós podemos explicar e até justificar os nossos fracassos. Os motivos para que determinada empreitada não vingue são abundantes. Conheci inúmeros empreendedores que fracassaram. Nossas conversas mostraram as causas do insucesso. Em alguns casos, havia sido a falta de capital. Em outros, os sucessivos planos econômicos. Não faltaram aqueles que culparam a concorrência “desonesta” dos chineses e até a falta de sorte. Como contestar esses fatos tão evidentes?

    Embora cada um tenha explicações razoáveis, a pergunta que deve ser feita é esta: “Será que tentaram tudo o que estava ao seu alcance para resolver seus problemas?”.

    Será que insistiram uma, duas, três, vinte, trinta vezes? Quem sabe 50 vezes ou mais. É muito? Mas quem disse que os resultados são encontrados nas primeiras tentativas?

    Muitos vencedores se depararam com a solução que procuravam após insistirem quase no limite de suas forças. Olharam para frente e viram todas as saídas obstruídas. Mesmo assim, foram experimentando uma a uma até descobrirem, quase no final da peregrinação, aquela que estava aberta.


Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/analise. Acesso em: 12 jun. 2022. Adaptado.

De acordo com o texto, para vencer é preciso 
Alternativas
Q2026514 Português

Texto 03


Pensando em desistir?


    Todos nós podemos explicar e até justificar os nossos fracassos. Os motivos para que determinada empreitada não vingue são abundantes. Conheci inúmeros empreendedores que fracassaram. Nossas conversas mostraram as causas do insucesso. Em alguns casos, havia sido a falta de capital. Em outros, os sucessivos planos econômicos. Não faltaram aqueles que culparam a concorrência “desonesta” dos chineses e até a falta de sorte. Como contestar esses fatos tão evidentes?

    Embora cada um tenha explicações razoáveis, a pergunta que deve ser feita é esta: “Será que tentaram tudo o que estava ao seu alcance para resolver seus problemas?”.

    Será que insistiram uma, duas, três, vinte, trinta vezes? Quem sabe 50 vezes ou mais. É muito? Mas quem disse que os resultados são encontrados nas primeiras tentativas?

    Muitos vencedores se depararam com a solução que procuravam após insistirem quase no limite de suas forças. Olharam para frente e viram todas as saídas obstruídas. Mesmo assim, foram experimentando uma a uma até descobrirem, quase no final da peregrinação, aquela que estava aberta.


Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/analise. Acesso em: 12 jun. 2022. Adaptado.

Tendo em vista as ideias defendidas no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. O número de justificativas que as pessoas apresentam para o insucesso é muito grande e diversificado. II. Todas as justificativas apresentadas pelas pessoas para o fracasso são muito boas, portanto, procedem. III. As pessoas, muitas vezes, encontram a solução para um determinado problema quando já estão prestes a desistir. IV. A saída para determinado problema, às vezes, não existe, sendo assim, é inútil continuar tentando. V. Uma solução sempre haverá de existir para aqueles que são resilientes e seguem com persistência.

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q2026515 Português

Texto 03


Pensando em desistir?


    Todos nós podemos explicar e até justificar os nossos fracassos. Os motivos para que determinada empreitada não vingue são abundantes. Conheci inúmeros empreendedores que fracassaram. Nossas conversas mostraram as causas do insucesso. Em alguns casos, havia sido a falta de capital. Em outros, os sucessivos planos econômicos. Não faltaram aqueles que culparam a concorrência “desonesta” dos chineses e até a falta de sorte. Como contestar esses fatos tão evidentes?

    Embora cada um tenha explicações razoáveis, a pergunta que deve ser feita é esta: “Será que tentaram tudo o que estava ao seu alcance para resolver seus problemas?”.

    Será que insistiram uma, duas, três, vinte, trinta vezes? Quem sabe 50 vezes ou mais. É muito? Mas quem disse que os resultados são encontrados nas primeiras tentativas?

    Muitos vencedores se depararam com a solução que procuravam após insistirem quase no limite de suas forças. Olharam para frente e viram todas as saídas obstruídas. Mesmo assim, foram experimentando uma a uma até descobrirem, quase no final da peregrinação, aquela que estava aberta.


Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/analise. Acesso em: 12 jun. 2022. Adaptado.

Considere o trecho “Embora cada um tenha explicações razoáveis, a pergunta que deve ser feita é esta: ‘Será que tentaram tudo o que estava ao seu alcance para resolver seus problemas?’”.
Sobre a organização morfossintática do texto, analise as afirmativas a seguir.
I. A conjunção subordinativa adverbial “embora” insere no trecho uma ideia de concessão.
II. A vírgula foi usada depois de “razoáveis” para intercalar uma oração adverbial antecipada. III. O pronome demonstrativo e coesivo “esta” poderia, com correção, ser substituído por “essa”. IV. O termo “o”, antes do “que”, foi usado como um pronome demonstrativo, significando “aquilo”. V. A forma verbal “tenha” foi empregada estabelecendo relação com o uso do termo “embora”

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q2026516 Português
Umas das ideias veiculadas pelo texto é:
Alternativas
Q2026517 Português
As aspas presentes no texto marcam o uso do(a)
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: E
5: C
6: D
7: B
8: A
9: B
10: A
11: D
12: B
13: A
14: C
15: A
16: E
17: B
18: A
19: D
20: C