Questões de Concurso Público Prefeitura de Dores de Guanhães - MG 2022 para Técnico em Patologia

Foram encontradas 25 questões

Q2026233 Biomedicina - Análises Clínicas
A espectrofotometria é uma metodologia para análise laboratorial que permite a quantificação de determinados compostos (denominados analitos) em matrizes biológicas (as diversas amostras como, por exemplo, sangue total, plasma, soro, urina, entre outras). Considerando que são empregados reagentes enzimáticos colorimétricos para a realização de exames bioquímicos por essa técnica, analise as afirmativas a seguir:

I - A “amostra teste” ao desenvolver, durante a análise, uma coloração mais forte que a amostra padrão significa que a concentração da “amostra teste” é maior que a concentração da amostra padrão. II - A absorbância de uma determinada amostra é proporcional à sua concentração considerando que, na espectrofotometria, os ensaios colorimétricos seguem a Lei de Lambert e Beer. III - A amostra padrão, também denominada solução padrão, corresponde a uma solução de concentração desconhecida que tem a finalidade de calibrar o equipamento para a análise bioquímica.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s) 
Alternativas
Q2026234 Técnicas em Laboratório
Para a execução de determinado procedimento analítico, orienta-se o seguinte para a diluição da amostra de sangue: realizar a diluição da amostra de plasma sanguíneo em soro fisiológico (0,9% de NaCl) na proporção de 1:5. Considerando a necessidade de diluição da amostra e que o técnico em patologia clínica deve possuir conhecimentos suficientes para proceder com a análise, marque a alternativa que descreve corretamente a quantidade em microlitros de amostra de plasma sanguíneo e de soro fisiológico a 0,9% de NaCl que devem ser utilizados para o preparo de 0,5 ml dessa diluição.
Alternativas
Q2026235 Biomedicina - Análises Clínicas
O organismo humano é constituído por diversos tipos de tecidos com funções especializadas para a perfeita homeostase do metabolismo celular. É de extrema importância que o profissional da área da saúde tenha conhecimentos gerais sobre as funções celulares pois, em vários momentos da atividade laboratorial, são requisitados tais conhecimentos para a execução de procedimentos técnicos.
Considerando que o tecido sanguíneo é uma matriz biológica fluida, constituída de água, eletrólitos e de elementos figurados, é possível inferir que:

I - A parte líquida do sangue, nas análises laboratoriais, após a centrifugação, com o uso de anticoagulante é denominada de plasma sanguíneo. II - A parte celular do sangue responsável pelas trocas gasosas e nutrição tecidual de oxigênio é representada pelos eritrócitos. III - A parte celular do sangue responsável pelas defesas do organismo contra antígenos é representada pelos glóbulos brancos, denominados leucócitos.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s) 
Alternativas
Q2026236 Biomedicina - Análises Clínicas
O sistema hematopoiético tem a função importante de produzir as células sanguíneas, processo que ocorre na medula óssea e tem a finalidade de manter em equilíbrio a produção de todas as linhagens celulares do sangue: as hemácias, os leucócitos e as plaquetas. Tendo como foco a leucopoese, processo pelo qual são produzidos os leucócitos, analise as afirmativas a seguir:

I - Os neutrófilos segmentados são glóbulos brancos responsáveis pela proteção do organismo e são encontrados em concentração elevada, geralmente em processos infecciosos de causa bacteriana. II - Os eosinófilos são glóbulos brancos responsáveis pela proteção do organismo e tem sua produção aumentada, geralmente na ocorrência de infecção parasitária e/ou em processos alérgicos. III - Os bastonetes são células jovens, em geral, pouco visualizadas em sangue periférico, especialmente na ocorrência de infecções bacterianas agudas. IV - Os eritrócitos são células sanguíneas, da mesma linhagem dos leucócitos, responsáveis pela defesa do organismo frente aos microrganismos, bactérias, vírus, fungos e outros diversos tipos de antígenos. V - Os megacariócitos são fragmentos celulares, denominados plaquetas, responsáveis pela maturação dos leucócitos em condições patológicas.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas 
Alternativas
Q2026237 Técnicas em Laboratório
Leia o enunciado para responder ao que se pede:
Um técnico em patologia clínica realizou dosagem de glicose em uma amostra controle obtendo o resultado de 96 m/dl de glicose. Após a avaliação das especificações do fabricante, considerou que o equipamento utilizado para a análise está apto para proceder aos demais exames de glicose, agora dos pacientes testes. A concentração de glicose da amostra controle descrita pelo fabricante era de 100 mg/dl (valor alvo), permitindo-se uma variabilidade de +/- 10% para validação da técnica e leitura do equipamento de análise.
Considerando o enunciado, analise as afirmativas I e II a seguir: 

I) O técnico interpretou corretamente o resultado para validação da leitura de glicose realizada no equipamento, considerando os dados descritos pelo fabricante.
PORQUE
II) O técnico avaliou que o erro analítico apresentado estava dentro dos parâmetros de variação estabelecidos pelo fabricante da amostra controle, fato que permite a tomada de decisão para validação da rotina laboratorial do exame em questão.

A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2026238 Técnicas em Laboratório
A conversão de unidades de medidas é extremamente importante para ajustar medidas de volume ou de massa às necessidades das técnicas laboratoriais. Essa ação garante maior acurácia na execução dos ensaios laboratoriais e facilita a rotina do técnico executor do procedimento.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Diluição de amostras, jun. 2022.

Para o preparo de uma determinada solução para uso laboratorial, são utilizados 0,3 ml de reagente A; 0,05 ml de reagente B e 0,5 ml de reagente C. Considerando esses volumes muito pequenos para medi-los em vidrarias, o técnico optou por pipetar tais reagentes utilizando pipetas de volume fixo com unidade de medida em microlitros. Para a CORRETA pipetagem dos reagentes A, B e C, são necessárias pipetas de volume fixo de quantos microlitros, respectivamente? 
Alternativas
Q2026239 Técnicas em Laboratório

As vidrarias utilizadas no laboratório têm finalidades diversas, algumas são produzidas para medir volumes, outras para a quantificação de massas de compostos químicos, preparo de soluções, reagente e todas importantes para a obtenção de procedimentos técnicos de qualidade ajustadas cada uma à sua finalidade de utilização. Abaixo estão enumeradas de I a V algumas vidrarias de laboratório. Observe-as. 



Imagem associada para resolução da questão



Os nomes das vidrarias são:




Alternativas
Q2026240 Técnicas em Laboratório
Alguns reagentes utilizados nos laboratórios de análises clínicas, denominados corantes, são empregados para coloração de amostras biológicas impregnadas em lâmina microscópica para posterior análise do bioquímico, farmacêutico ou biomédico. Essa prática permite a análise de variados tipos de amostras, graças à finalidade para a qual cada um dos corantes foi desenvolvido.
Sobre a utilização de corantes laboratoriais para a realização de exames laboratoriais, considere as afirmativas a seguir:

I - A coloração do esfregaço sanguíneo para realização da contagem diferencial dos leucócitos e análise da morfologia das hemácias pode ser feita com um kit rápido de coloração denominado panótico. II - O kit para realização da coloração de Ziehl Neelsen é aplicado usualmente na pesquisa do bacilo álcool-ácido resistente (BAAR), em amostra de escarro. III - O kit para coloração de GRAM é empregado em diversos materiais biológicos, como secreções, urina, fezes e escarro, e sua finalidade é classificar as bactérias em gram positivas (cor rosa) e gram negativas (cor roxa).

Está CORRETO o que se afirma apenas em: 
Alternativas
Q2026241 Técnicas em Laboratório

O exame de urina é comumente realizado na rotina laboratorial. Além de fácil execução, fornece parâmetros muito importantes para a avaliação do estado de saúde do sistema urinário dos pacientes. Durante a realização do exame físico-químico da urina, há alterações que podem sugerir modificações distintas, importante para o diagnóstico de patologias.


Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Exame de urina rotina. 2022


Considere os dados laboratoriais dos pacientes A e B referentes a um resultado de exame físico-químico de urina a seguir. 


Imagem associada para resolução da questão



Considere os resultados dos exames físicos e químicos da urina dos pacientes A e B para analisar as afirmativas a seguir.


I - O resultado de urinálise do paciente A exibe alterações características que podem levar à suspeita de infecção do trato urinário, devido à identificação química dos leucócitos. II - O resultado de urinálise do paciente B exibe alterações características de uma hematúria maciça, visível a olho nu e confirmada pela presença da hemoglobinúria. III - O aspecto turvo da urina pode ser devido à presença de elementos anormais na urina, como por exemplo, leucócitos no paciente A e hemácias no paciente B.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s) descrita(s) em:




Alternativas
Q2026242 Biomedicina - Análises Clínicas
Leia os trechos a seguir, extraídos de procedimentos operacionais padrão dos métodos de análise parasitológicos, para responder a essa questão.


I - Preparar uma suspensão de 1 parte de fezes, para aproximadamente 10 partes de água; filtrar para um cálice de sedimentação, usando gaze dobrada 4 vezes; acrescentar mais água até que o nível líquido fique a aproximadamente 2 cm da borda do cálice; deixar sedimentar, no mínimo, por 2 horas; e executar a leitura do sedimento entre lâmina e lamínula. II - Colocar cerca de 3g a 4g de fezes no centro de um quadrilátero de gaze, previamente dobrada 4 vezes; unir as pontas da gaze em diagonal e fixar o conjunto na borda de um cálice de sedimentação com o auxílio de um "clips" para papel; colocar água à temperatura de 40 a 42 graus centígrados pelas paredes do cálice, de forma que as fezes fiquem parcialmente submersas; deixar em repouso por 1 hora; retirar, com uma pipeta, uma amostra do líquido do fundo do cálice; e examiná-la. III - Preparar uma suspensão de fezes em solução saturada de cloreto de sódio na proporção de 1:10; filtrar, em gaze dobrada 4 vezes, para um tubo de Wassermann, até bem próximo da borda; com uma pipeta ou contagotas, acrescentar mais solução até a formação de um menisco positivo; colocar uma lamínula sobre o tubo, de forma que entre em contato com o líquido; deixar em repouso por 5 a 10 minutos; transferir a lamínula para uma lâmina com uma gota de lugol; e examinar.

Fonte: MACEDO, H. W. Exame parasitológico de fezes. Universidade Federal Fluminense. Niterói – RJ, 2010. Disponível em: https://www.professores.uff.br/yaraadami/wp-content/uploads/sites/155/2017/10/ApostEPF2010_R1.pdf. Acesso em: 16 jun. 2022.

Os métodos parasitológicos em I, II e III correspondem, respectivamente, ao
Alternativas
Q2026508 Português
 Texto 01

Você é feliz no seu trabalho?


        Tenho percebido, nos últimos tempos, índices muito altos de pedidos de demissão. O que antigamente eram reclamações corriqueiras, hoje viraram razões concretas para esses pedidos. Motivados por insatisfações com a remuneração, cultura da empresa, atitudes da liderança, eminência de burnout e pela filosofia de que podemos trabalhar com o que gostamos, centenas de milhares de brasileiros deixaram os seus empregos nos últimos meses. Isso nos traz uma sensação de liberdade. Entretanto, quando cruzamos essa linha, nos deparamos com uma pergunta inevitável: “E agora?” [...]
        De forma concreta, não sabemos aonde essa vontade de mudar de emprego vai nos levar. O que sabemos, sim, é que mudanças desse tipo, por muitas vezes, depois de um tempo, colocam-nos no mesmo lugar de insatisfação profissional do qual partimos. Criamos, assim, um ciclo sem fim, que só pode ser interrompido com um olhar profundo sobre as nossas carreiras.    
        Sem esse olhar, seguiremos fugindo, buscando soluções milagrosas para que o trabalho seja mais prazeroso e nos traga felicidade, quando, na verdade, em grande parte das vezes, a possibilidade de um trabalho que nos ofereça uma vida feliz já está ao nosso alcance, mas ainda não conseguimos encontrar [...].
Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/analise. Acesso em: 12 jun. 2022. Adaptado.
De acordo com o texto, é CORRETO afirmar:

I. As pessoas pedem demissão de seus empregos com muito mais frequência hoje do que pediam no passado. II. O perfil da empresa e a forma como agem seus líderes estão entre os motivos pelos quais se pede demissão atualmente. III. As mudanças de emprego podem tornar-se repetitivas, quando não se analisa o motivo pelo qual não se encontra satisfação no trabalho. IV. A mudança de emprego muitas vezes não quer dizer que seja impossível encontrar aquele que traga mais satisfação e felicidade. V. A mudança frequente de emprego é sempre positiva, pois, além da sensação de liberdade, cada um desses empregos gera um tipo diferente de satisfação.

Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q2026509 Português
 Texto 01

Você é feliz no seu trabalho?


        Tenho percebido, nos últimos tempos, índices muito altos de pedidos de demissão. O que antigamente eram reclamações corriqueiras, hoje viraram razões concretas para esses pedidos. Motivados por insatisfações com a remuneração, cultura da empresa, atitudes da liderança, eminência de burnout e pela filosofia de que podemos trabalhar com o que gostamos, centenas de milhares de brasileiros deixaram os seus empregos nos últimos meses. Isso nos traz uma sensação de liberdade. Entretanto, quando cruzamos essa linha, nos deparamos com uma pergunta inevitável: “E agora?” [...]
        De forma concreta, não sabemos aonde essa vontade de mudar de emprego vai nos levar. O que sabemos, sim, é que mudanças desse tipo, por muitas vezes, depois de um tempo, colocam-nos no mesmo lugar de insatisfação profissional do qual partimos. Criamos, assim, um ciclo sem fim, que só pode ser interrompido com um olhar profundo sobre as nossas carreiras.    
        Sem esse olhar, seguiremos fugindo, buscando soluções milagrosas para que o trabalho seja mais prazeroso e nos traga felicidade, quando, na verdade, em grande parte das vezes, a possibilidade de um trabalho que nos ofereça uma vida feliz já está ao nosso alcance, mas ainda não conseguimos encontrar [...].
Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/analise. Acesso em: 12 jun. 2022. Adaptado.
Assinale a alternativa que contraria o significado do termo “corriqueiras” empregado no texto. 
Alternativas
Q2026510 Português
 Texto 01

Você é feliz no seu trabalho?


        Tenho percebido, nos últimos tempos, índices muito altos de pedidos de demissão. O que antigamente eram reclamações corriqueiras, hoje viraram razões concretas para esses pedidos. Motivados por insatisfações com a remuneração, cultura da empresa, atitudes da liderança, eminência de burnout e pela filosofia de que podemos trabalhar com o que gostamos, centenas de milhares de brasileiros deixaram os seus empregos nos últimos meses. Isso nos traz uma sensação de liberdade. Entretanto, quando cruzamos essa linha, nos deparamos com uma pergunta inevitável: “E agora?” [...]
        De forma concreta, não sabemos aonde essa vontade de mudar de emprego vai nos levar. O que sabemos, sim, é que mudanças desse tipo, por muitas vezes, depois de um tempo, colocam-nos no mesmo lugar de insatisfação profissional do qual partimos. Criamos, assim, um ciclo sem fim, que só pode ser interrompido com um olhar profundo sobre as nossas carreiras.    
        Sem esse olhar, seguiremos fugindo, buscando soluções milagrosas para que o trabalho seja mais prazeroso e nos traga felicidade, quando, na verdade, em grande parte das vezes, a possibilidade de um trabalho que nos ofereça uma vida feliz já está ao nosso alcance, mas ainda não conseguimos encontrar [...].
Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/analise. Acesso em: 12 jun. 2022. Adaptado.
Considere o período retirado do texto: “De forma concreta, não sabemos aonde essa vontade de mudar de emprego vai nos levar.” Sobre a organização morfossintática desse trecho, é CORRETO afirmar que

 I. a vírgula, conforme a norma, foi usada para intercalar a expressão adverbial de modo antecipada.  II. o termo “aonde” foi usado facultativamente, pois poderia ser substituído, com correção, por “onde”. III. o pronome “essa” foi usado como um elemento de coesão, uma vez que retoma uma ideia anterior. IV. o pronome pessoal oblíquo “nos”, segundo a norma, poderia ser colocado depois do verbo “levar”.  V. a forma “nos vai levar” poderia ter sido empregada, embora esse uso não seja o mais recorrente.

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q2026511 Português
Sobre o texto 02, infere-se as seguintes ideias:

  I. Ter como pagar as contas pode ser um motivo para se permanecer no emprego.  II. Considerar chata a atividade profissional pode ser um motivo de pedir demissão. III. Executar atividades burocráticas não traz satisfação para alguns profissionais. IV. Pedir demissão pode ser uma atitude fácil, desde que não se precise trabalhar.  V. Fazer atividades burocráticas é o que motiva os funcionários em uma repartição.

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q2026512 Português
Sobre o texto 02, é CORRETO afirmar que


I. a temática nele abordada estabelece relação com argumentos apresentados no texto 01. II. o uso da expressão “mais um” significa que fazer relatórios é uma atividade bem rotineira. III. os verbos usados no gerúndio indicam ações do passado que foram totalmente finalizadas. IV. a palavra “motivado” foi usada com sentido positivo, pois a tarefa a ser feita trará satisfação. V. a onomatopeia, usada no segundo quadro, contribui para a construção semântica do texto.

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q2026513 Português

Texto 03


Pensando em desistir?


    Todos nós podemos explicar e até justificar os nossos fracassos. Os motivos para que determinada empreitada não vingue são abundantes. Conheci inúmeros empreendedores que fracassaram. Nossas conversas mostraram as causas do insucesso. Em alguns casos, havia sido a falta de capital. Em outros, os sucessivos planos econômicos. Não faltaram aqueles que culparam a concorrência “desonesta” dos chineses e até a falta de sorte. Como contestar esses fatos tão evidentes?

    Embora cada um tenha explicações razoáveis, a pergunta que deve ser feita é esta: “Será que tentaram tudo o que estava ao seu alcance para resolver seus problemas?”.

    Será que insistiram uma, duas, três, vinte, trinta vezes? Quem sabe 50 vezes ou mais. É muito? Mas quem disse que os resultados são encontrados nas primeiras tentativas?

    Muitos vencedores se depararam com a solução que procuravam após insistirem quase no limite de suas forças. Olharam para frente e viram todas as saídas obstruídas. Mesmo assim, foram experimentando uma a uma até descobrirem, quase no final da peregrinação, aquela que estava aberta.


Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/analise. Acesso em: 12 jun. 2022. Adaptado.

De acordo com o texto, para vencer é preciso 
Alternativas
Q2026514 Português

Texto 03


Pensando em desistir?


    Todos nós podemos explicar e até justificar os nossos fracassos. Os motivos para que determinada empreitada não vingue são abundantes. Conheci inúmeros empreendedores que fracassaram. Nossas conversas mostraram as causas do insucesso. Em alguns casos, havia sido a falta de capital. Em outros, os sucessivos planos econômicos. Não faltaram aqueles que culparam a concorrência “desonesta” dos chineses e até a falta de sorte. Como contestar esses fatos tão evidentes?

    Embora cada um tenha explicações razoáveis, a pergunta que deve ser feita é esta: “Será que tentaram tudo o que estava ao seu alcance para resolver seus problemas?”.

    Será que insistiram uma, duas, três, vinte, trinta vezes? Quem sabe 50 vezes ou mais. É muito? Mas quem disse que os resultados são encontrados nas primeiras tentativas?

    Muitos vencedores se depararam com a solução que procuravam após insistirem quase no limite de suas forças. Olharam para frente e viram todas as saídas obstruídas. Mesmo assim, foram experimentando uma a uma até descobrirem, quase no final da peregrinação, aquela que estava aberta.


Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/analise. Acesso em: 12 jun. 2022. Adaptado.

Tendo em vista as ideias defendidas no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. O número de justificativas que as pessoas apresentam para o insucesso é muito grande e diversificado. II. Todas as justificativas apresentadas pelas pessoas para o fracasso são muito boas, portanto, procedem. III. As pessoas, muitas vezes, encontram a solução para um determinado problema quando já estão prestes a desistir. IV. A saída para determinado problema, às vezes, não existe, sendo assim, é inútil continuar tentando. V. Uma solução sempre haverá de existir para aqueles que são resilientes e seguem com persistência.

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q2026515 Português

Texto 03


Pensando em desistir?


    Todos nós podemos explicar e até justificar os nossos fracassos. Os motivos para que determinada empreitada não vingue são abundantes. Conheci inúmeros empreendedores que fracassaram. Nossas conversas mostraram as causas do insucesso. Em alguns casos, havia sido a falta de capital. Em outros, os sucessivos planos econômicos. Não faltaram aqueles que culparam a concorrência “desonesta” dos chineses e até a falta de sorte. Como contestar esses fatos tão evidentes?

    Embora cada um tenha explicações razoáveis, a pergunta que deve ser feita é esta: “Será que tentaram tudo o que estava ao seu alcance para resolver seus problemas?”.

    Será que insistiram uma, duas, três, vinte, trinta vezes? Quem sabe 50 vezes ou mais. É muito? Mas quem disse que os resultados são encontrados nas primeiras tentativas?

    Muitos vencedores se depararam com a solução que procuravam após insistirem quase no limite de suas forças. Olharam para frente e viram todas as saídas obstruídas. Mesmo assim, foram experimentando uma a uma até descobrirem, quase no final da peregrinação, aquela que estava aberta.


Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/analise. Acesso em: 12 jun. 2022. Adaptado.

Considere o trecho “Embora cada um tenha explicações razoáveis, a pergunta que deve ser feita é esta: ‘Será que tentaram tudo o que estava ao seu alcance para resolver seus problemas?’”.
Sobre a organização morfossintática do texto, analise as afirmativas a seguir.
I. A conjunção subordinativa adverbial “embora” insere no trecho uma ideia de concessão.
II. A vírgula foi usada depois de “razoáveis” para intercalar uma oração adverbial antecipada. III. O pronome demonstrativo e coesivo “esta” poderia, com correção, ser substituído por “essa”. IV. O termo “o”, antes do “que”, foi usado como um pronome demonstrativo, significando “aquilo”. V. A forma verbal “tenha” foi empregada estabelecendo relação com o uso do termo “embora”

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q2026516 Português
Umas das ideias veiculadas pelo texto é:
Alternativas
Q2026517 Português
As aspas presentes no texto marcam o uso do(a)
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: A
5: B
6: E
7: D
8: D
9: A
10: C
11: D
12: B
13: A
14: C
15: A
16: E
17: B
18: A
19: D
20: C