Questões de Concurso Público Prefeitura de Marabá - PA 2019 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 20 questões

Q1631685 Terapia Ocupacional
Sobre a assistência psiquiátrica e a intervenção terapêutica ocupacional em saúde mental, é correto afirmar o seguinte
Alternativas
Q1631686 Terapia Ocupacional
A resolução nº 425, de 8 de julho de 2013 dispõe sobre o código de ética em Terapia Ocupacional, observando os dispositivos dessa resolução marque a alternativa correta:
Alternativas
Q1631687 Terapia Ocupacional
Sobre os tipos e a finalidade de órteses para membros superiores, que podem ser prescritas pelo terapeuta ocupacional, é correto afirmar o seguinte:
Alternativas
Q1631688 Terapia Ocupacional
Maria, 8 anos, apresenta sequelas de Encefalopatia Crônica não Evolutiva da Infância – ECNEI, demonstrando como principal característica a hipotonia muscular. Recentemente, sua genitora referiu como queixa a terapeuta ocupacional que atende Maria, a dificuldade da menina em realizar atividades como segurar o copo para beber líquidos ou ainda de segurar o lápis para pintar. Diante da dificuldade da criança, a terapeuta ocupacional elencou como um dos objetivos de tratamento promover a preensão funcional de Maria. Sobre a preensão assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1631689 Terapia Ocupacional
Segundo a AOTA (2015), no documento Estrutura da Prática de Terapia Ocupacional: Domínio e Processo, ocupações são fundamentais para a identidade e o senso de competência de um cliente (pessoa, grupo ou população) e tem significado especial e valor para este. Sobre as ocupações em Terapia Ocupacional é correto afirmar o seguinte:
Alternativas
Q1631690 Terapia Ocupacional
O documento Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio e Processo (AOTA, 2015) relata que, ao longo do processo, os profissionais de Terapia Ocupacional estão continuamente envolvidos em raciocínio clínico sobre o desempenho ocupacional de cada cliente. O raciocínio clínico permite aos profissionais identificar as múltiplas demandas, as habilidades necessárias e o potencial significado das atividades e ocupações, bem como permite obter uma compreensão mais profunda das inter-relações dos aspectos do domínio que afetam o desempenho e apoiam as intervenções centradas no cliente e nos resultados. Sobre o raciocínio clínico em Terapia Ocupacional é correto afirmar o seguinte:
Alternativas
Q1631691 Terapia Ocupacional
Sobre a oncologia, ciência que estuda o câncer em suas diversas formas, e a atuação do terapeuta ocupacional em oncologia, é correto afirmar o seguinte:
Alternativas
Q1631692 Terapia Ocupacional
K. F. G., sexo feminino, 76 anos, veio encaminhada de um hospital de atendimento primário com história de rebaixamento súbito do nível da consciência, com diagnóstico de Acidente Vascular Encefálico – AVE. Ao exame de entrada, a paciente apresentava-se do ponto de vista clínico com hipertensão arterial. O exame neurológico revelou desvio do olhar conjugado para direita, resposta motora ausente em hemicorpo esquerdo, localizava à dor no dimídio direito, paresia facial central direita. Reflexo cutâneo-plantar sem resposta à esquerda, em flexão à direita. Apresentava assimetria de reflexos comparando-se os hemicorpos. Os familiares relataram antecedente pessoal da paciente de hipertensão arterial de controle irregular. Sobre o AVE e a atuação do terapeuta ocupacional na reabilitação do usuário com sequelas de AVE, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q1631693 Terapia Ocupacional
Sobre a doença de Parkinson e a atuação do terapeuta ocupacional junto ao paciente acometido por ela é INCORRETO afirmar o seguinte:
Alternativas
Q1631694 Terapia Ocupacional
A Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA, é uma doença fatal e o paciente tem expectativa de vida de quatro anos após o diagnóstico. A principal causa de óbito é a insuficiência respiratória, geralmente associada à disfagia com bronco-aspiração. Sobre a atuação do terapeuta ocupacional junto ao indivíduo com sequela de ELA é INCORRETO afirmar o seguinte:]
Alternativas
Q1631695 Terapia Ocupacional
Paciente hipertenso de 50 anos, procedente do Município de Cametá, é encaminhado para a unidade de pronto atendimento de Belém com diagnóstico de traumatismo crânio-encefálico – TCE – devido a queda de uma palmeira de açaí, a uma altura de 3 metros. Acompanhantes relataram inconsciência de duração menor que 3 minutos no local e negaram a ocorrência de uma crise convulsiva. O paciente foi encaminhado para hospital local com alteração do nível de consciência, confusão mental e vômitos. Deu entrada neste serviço em regular estado geral, rebaixamento do nível de consciência e em Glasgow 11 (AO: 3 – RV: 2 – RM: 6). Nega alergias medicamentosas e não soube informar de quais medicamentos faz uso contínuo. Sobre o TCE e a atuação do terapeuta ocupacional junto ao paciente com sequela de TCE é correto afirmar o seguinte:
Alternativas
Q1631696 Terapia Ocupacional
Na perspectiva da Terapia Ocupacional, crianças são consideradas com atraso ou desvio no desenvolvimento quando não são capazes de se engajar ou desempenhar uma ocupação, ou seja, realizar tarefas com um propósito dentro de um ambiente, apresentando transtornos no desempenho ocupacional (PARLISANO, LAURIE e ORLIN, 2004). Sobre o atraso e os testes utilizados na avaliação de crianças a fim de identificar atraso no desenvolvimento é correto afirmar o seguinte:
Alternativas
Q1631697 Terapia Ocupacional
Sobre Encefalopatia Crônica Não Evolutiva da Infância – ECNEI – e a atuação do terapeuta ocupacional junto a crianças com sequelas dessa desordem neuromotora, é correto afirmar o seguinte:
Alternativas
Q1631698 Terapia Ocupacional
R.P.M., de 10 anos, apresenta hidrocefalia com derivação ventrículo-peritoneal – DVP –, mielomeningocele, bexiga neurogênica e paralisia nos membros inferiores – MMII. Aos 30 dias de vida foi submetido a cirurgia da mielomeningocele e aos 8 meses, cirurgia para hidrocefalia. No ano de 2016, fez cirurgia de correção dos pés (tendões de aquiles), no entanto, evoluiu sem prognóstico de marcha. Atualmente, foram diagnosticados insuficiência renal sem controle dos esfíncteres, escoliose e hiperlordose. Com relação a hidrocefalia, a mielomeningocele e a atuação terapêutica ocupacional, considerando o caso clínico descrito, é INCORRETO afirmar o seguinte:
Alternativas
Q1631699 Terapia Ocupacional
O terapeuta ocupacional é um profissional que compõem as equipes dos programas de reabilitação de idosos, estes programas possuem o objetivo de viabilizar práticas que diminuem o crescimento de incapacidades funcionais, que resultam em diminuição da independência e autonomia da pessoa idosa. Sobre o envelhecimento e a atuação do terapeuta ocupacional junto ao idoso. Marque a alternativa correta:
Alternativas
Q1631700 Terapia Ocupacional
A catarata se caracteriza por um processo de opacificação — parcial ou total — do cristalino, a principal ―lente‖ do olho humano, responsável por capturar e acomodar as imagens lançadas na retina. Com a anomalia, o cristalino se turva, assume tons de branco, amarelo, marrom e até preto. As causas são várias, como fatores hereditários, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus (ou herpes-vírus, o mais frequentemente transmitido para um feto em desenvolvimento), radiações, etc. Visando a favorecer a aprendizagem da criança, algumas adaptações podem ser propostas pelo terapeuta ocupacional, como
Alternativas
Q1631701 Terapia Ocupacional
A capacidade que a pessoa possui de perceber o ambiente e localizar-se, é denominada de orientação, enquanto que a mobilidade é a capacidade do indivíduo de movimentar-se. Para a pessoa com deficiência visual a mobilidade é a capacidade de coordenar os movimentos corporais de maneira organizada e eficaz. Sobre os tipos de mobilidade que podem ser orientados pelo terapeuta ocupacional na assistência a pessoa com deficiência visual, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q1631702 Terapia Ocupacional
Considere o texto ―Direitos do Paciente Terminal‖ a seguir: Tenho o direito de ser tratado como pessoa humana até que eu morra. Tenho o direito de ter esperança, não importa que mudanças possam acontecer. Tenho o direito de ser cuidado por pessoas que mantêm o sentido da esperança, mesmo que ocorram mudanças. Tenho o direito de expressar à minha maneira, sentimentos e emoções diante da minha morte. Tenho o direito de participar das decisões referentes a meus cuidados e tratamentos. Tenho o direito de receber cuidados médicos e de enfermagem mesmo que os objetivos "de cura" muidem para objetivos "de conforto". Tenho o direito de não morrer sozinho. Tenho o direito de ser aliviado na dor e no desconforto. Tenho o direito de que minhas questões sejam respondidas honestamente. Tenho o direito de não ser enganado. Tenho o direito, ao aceitar a minha morte, de receber ajuda de meus familiares e que estes também sejam ajudados. Tenho o direito de morrer em paz e dignidade. Tenho o direito de conservar minha individualidade e não ser julgado por minhas decisões que possam ser contrárias às crenças dos demais. Tenho o direito de discutir e aprofundar minha religião e/ou experiências religiosas, seja qual for seu significado para os demais. Tenho o direito de esperar que o meu corpo humano seja respeitado. Tenho o direito de ser cuidado por pessoas sensíveis, humanas e competentes que procurarão compreender e responder às minhas necessidades e me ajudem a enfrentar a morte e garantir minha privacidade. Texto resultado de um seminário sobre Paciente Terminal, como ajudá-lo, em Lansing, Michigan, EUA - (p.210) - in:- Padre Leocir Pessini – Bioética, 1996.
Sobre os cuidados paliativos e a atuação do terapeuta ocupacional nessa área é correto afirmar que
Alternativas
Q1631703 Terapia Ocupacional
O transtorno do espectro autista – TEA – é um transtorno do desenvolvimento humano que vem sendo analisado pela ciência há aproximadamente seis décadas. No entanto, ainda existem questões desconhecidas e divergências sobre o tema. Sobre o TEA e as possibilidades de intervenção do terapeuta ocupacional junto à pessoa com TEA é correto afirmar o seguinte:
Alternativas
Q1631704 Terapia Ocupacional
Sobre a história da Terapia Ocupacional no Brasil é correto afirmar o seguinte:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: D
5: D
6: A
7: D
8: D
9: A
10: C
11: A
12: C
13: A
14: D
15: B
16: B
17: A
18: B
19: B
20: B