Questões de Concurso Público UFRPE 2024 para Assistente Social
Foram encontradas 30 questões
( ) O Serviço Social é uma profissão e, enquanto tal, não é uma ciência nem possui teoria específica. No entanto, na atualidade, também se constitui como uma área de produção de conhecimento.
( ) O debate étnico-racial no Serviço Social vem se dando de maneira apartada da dimensão do trabalho e da questão social, mesmo tendo ganhado centralidade nos últimos anos.
( ) O debate no Serviço Social está polarizado entre dois movimentos contraditórios: o de ruptura com o lastro do conservadorismo da origem da profissão e a retomada de uma resposta (neo)conservadora – explícita ou disfarçada.
( ) O debate sobre as implicações das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Assistência social problematiza o uso dessas ferramentas, pois elas representam restrição de direitos, superexploração do trabalho e violação de princípios éticos fundamentais.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
( ) O significado social e histórico da profissão situa-se na análise do Serviço Social em si mesmo, desconsiderando o contexto das relações sociais mais ampliadas, que constituem a sociabilidade burguesa.
( ) O processo de reprodução da totalidade das relações sociais é complexo e contraditório, pois refere-se à reprodução das formas de consciência social e de determinados modos de vida, valores, práticas sociais e políticas.
( ) As condições objetivas e subjetivas do trabalho do/a assistente social referem-se, respectivamente, às determinações sócio-históricas do exercício profissional nos variados contextos sociais, e à incorporação, na consciência profissional, do significado e direção social do seu fazer profissional.
( ) A concretização de parte do valor gerado pelo trabalho e apropriado pelos capitalistas e pelo Estado se expressam nos serviços sociais, que revelam a face humanitária e benevolente do Estado através das políticas públicas.
( ) Os serviços sociais, que incorporam o trabalho do/a assistente social, são expressão concreta dos direitos sociais das/os cidadãos, ao tempo em que validam o discurso da desigualdade e a concretização da igualdade de acesso aos serviços e políticas sociais.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
( ) A PNAS (2004) tem por funções a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos, e está organizada em um sistema centralizado e contributivo, similar ao modelo bismarckiano da política social.
( ) A PNAS (2004) estabelece a centralidade na família como uma das diretrizes para a implementação da Política de Assistência Social.
( ) Desempregados e trabalhadores em inserção precária não são indicados como público-alvo da Política Nacional de Assistência Social.
( ) Os Cras e os Creas são entidades de assistência social vinculadas ao SUAS através da celebração de convênios, contratos e/ou acordos com o poder público, podendo ser financiados integralmente pelo Estado.
( ) O Cadúnico, como instrumento de coleta de informações sobre as condições socioeconômicas das famílias, poderá ter caráter compulsório para os que buscam acesso aos programas sociais do governo federal.
A sequência correta, de cima para baixo, é: