Questões de Concurso Público Prefeitura de Criciúma - SC 2019 para Professor - Geografia

Foram encontradas 35 questões

Q2702353 Português

Considere as frases abaixo:

I - “Falávamos à respeito do jogo de ontem.”

II - “À medida que o tempo passa, ele fica mais irresponsável.”

III - “Iniciaremos a refeição às 12h.

Assinale a alternativa certa quanto ao uso da crase:

Alternativas
Q2702429 Português

Considerando as normas ortográficas vigentes em língua portuguesa, qual sequência de palavras preenche adequadamente as lacunas do trecho abaixo?

“_____ você está sempre de bom humor? Sinceramente gostaria de saber o _____ de tanta alegria...” Renata respondeu prontamente: “_____ eu estou viva.”

Alternativas
Q2702430 Português

O poema ‘Canção do Exílio’ de Gonçalves Dias é um dos textos mais conhecidos em língua portuguesa e também um dos mais parodiados. A seguir podemos ler as duas primeiras estrofes do poema:


Minha terra tem palmeiras

Onde canta o sabiá;

As aves que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.


Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.


Abaixo, podemos ler uma paródia, escrita por Oswald de Andrade: ‘Canto de Regresso à Pátria’

Minha terra tem palmares

Onde gorjeia o mar

Os passarinhos daqui

Não cantam como os de lá


Minha terra tem mais rosas

E quase que mais amores

Minha terra tem mais ouro

Minha terra tem mais terra


Assinale a única alternativa ERRADA no que diz respeito à interpretação e comparação dos dois poemas.

Alternativas
Q2702431 Português

As ambiguidades (ou duplo sentido) estão presentes tanto em textos orais quanto em textos escritos. Por vezes, situações inusitadas são criadas em razão da ambiguidade na linguagem. Assinale a alternativa em que não há ambiguidade.

Alternativas
Q2702432 Português

Escrever é diferente de falar. Mesmos sons na fala podem ser grafados de maneira diferente. Por exemplo: a letra X, o G e o J, usar ou não o hífen. Tantos outros poderiam ser os exemplos de questões ortográficas. Considerando que um professor – de qualquer área – precisa conhecer a ortografia correta de palavras em língua portuguesa, qual das sequências a seguir apresenta TODAS as palavras escritas com ortografia correta?

Alternativas
Q2702433 Matemática

Dona Carla, mãe de Nestor, recorreu à bula para verificar a dosagem de um remédio que precisava dar a seu filho. Na bula, recomendava-se a seguinte dosagem: 5 gotas para cada 2 kg de massa corporal a cada 8 horas. Se a mãe ministrou corretamente 30 gotas do remédio a seu filho a cada 8 horas, então a massa corporal dele é de:

Alternativas
Q2702434 Matemática

Existem muitas atividades que estimulam o raciocínio, uma delas é jogar baralho. Um jogo tradicional é a Paciência, que utiliza 52 cartas. Inicialmente são formadas sete colunas com as cartas. A primeira coluna tem uma carta, a segunda tem duas cartas, a terceira tem três cartas, a quarta tem quatro cartas, e assim sucessivamente até a sétima coluna, a qual tem sete cartas, e o que sobra forma o monte, que são as cartas não utilizadas nas colunas.

A quantidade de cartas que forma o monte é:

Alternativas
Q2702435 Matemática

Dois retângulos R1 e R2 são tais que: a medida da base de R1 é o dobro da medida da base de R2 e a medida da altura de R1 é a metade da medida da altura de R2. Nessas condições podemos afirmar que:

Alternativas
Q2702436 Matemática

A Prefeitura do Munícipio vai recuperar a ciclovia que liga dois bairros importantes da cidade e será recuperada em três etapas. Na primeira etapa, será recuperado 1/6 da ciclovia e na segunda etapa mais 1/4 desta. Uma fração que corresponde à terceira etapa da recuperação é:

Alternativas
Q2702437 Matemática

A Secretaria de Educação do Município fez a distribuição de 120 livros infantis entre as 20 crianças do 2º ano de uma escola do bairro. O número de livros que cada criança recebeu corresponde a que porcentagem do total de livros que foram distribuídos?

Alternativas
Q2702438 Pedagogia

O artigo 30 LDB 93.94/96 estabelece que a educação infantil será oferecida em creches ou entidades equivalentes para crianças de até

Alternativas
Q2702439 Pedagogia

De acordo com a Lei 8.069/90, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Q2702440 Pedagogia

De acordo com a LDB 93.94/96 a denominada Educação Básica é composta por:

Alternativas
Q2702441 Pedagogia

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação assegura o serviço de apoio especializado, ou atendimento educacional especializado, às pessoas com e deficiência ou seja, aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial; transtornos globais do desenvolvimento; altas habilidades/superdotação. Nesta direção, a Resolução CNE/CEB N o 4/09 instituiu as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Em relação ao AEE, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2702442 Pedagogia

Considerando a LDB 93.94/96 e suas atualizações, a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica de direito da criança de:

Alternativas
Q2702443 Geografia

Um Geógrafo coleta informações com seu GPS de mão (GARMIN). Sobre qual superfície está sendo referenciado sua coordenada de Latitude e Longitude. Assinale a resposta correta.

Alternativas
Q2702444 Geografia

Segundo Moreirão (2013),o desmatamento é uma ação antrópica de retirada da cobertura vegetal original que desequilibra o meio ambiente, gerando problemas para a natureza e para o ser humano. Entre os prejuízos ambientais, sociais e econômicos podemos citar:

Alternativas
Q2702445 Geografia

Analise as asserções a seguir. No mundo, estima-se que metade da população viva em aglomerados urbanos, em um processo de incremento contínuo, no qual já são contabilizadas 17 megacidades com mais de 10 milhões de habitantes. As características da urbanização brasileira fazem que esse processo seja não só um gerador de problemas ambientais, mas também um problema ambiental em si porque a urbanização cria não apenas novas paisagens, mas também novos ecossistemas, dependendo de grandes áreas externas para obtenção de energia, alimentos, água e outros materiais. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2702446 Geografia

Sobre o território catarinense, analise e faça a somatória das questões INCORRETAS:

03. a mesorregião do Vale do Itajaí possui como principal característica a colonização alemã, sendo importante polo da indústria têxtil, com destaque para a exportação através do Porto de Itajaí.

06. a mesorregião de Florianópolis foi colonizada por açorianos e espanhóis no século XVIII, apresenta um relevo litorâneo muitíssimo recortado, com pântanos, lagunas e falésias, e tem na pesca a atividade econômica mais importante.

10. no período de 1930 a 1970, passa por transformações que consolidarão seu padrão de produção e integração tanto em termos regionais quanto nacionais.

18. diferentemente de outros estados brasileiros, o planejamento catarinense foi descolado das diretrizes nacionais e apresenta reduzidas políticas econômicas e regionais e forte intervenção da iniciativa privada em setores considerados estratégicos.

22. o Sul do estado de Santa Catarina, cujos principais municípios são Criciúma, Tubarão, Gravatal, Araranguá e Urussanga, teve colonização predominantemente italiana e suas principais atividades econômicas são o turismo, a indústria do vestuário, o extrativismo mineral e a indústria cerâmica.

38. o Oeste catarinense foi a região que se consolidou mais tardiamente, tendo sido os interesses conflituosos entre Santa Catarina e Paraná (como a Guerra do Contestado), resolvidos apenas ao fim da década de 1910, uma das causas desse atraso.

Alternativas
Q2702447 Geografia

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: http://biologia11ecinco.blogspot.coml

A figura mostra depósitos em que aparecem fósseis de organismos animais e vegetais. As rochas em que se encontram esses fósseis são:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: A
5: C
6: B
7: A
8: A
9: C
10: C
11: A
12: D
13: C
14: C
15: D
16: B
17: B
18: C
19: A
20: C