Questões de Concurso Público Prefeitura de Arapongas - PR 2020 para Engenheiro Agrônomo
Foram encontradas 16 questões
I. As plantas absorvem enxofre através dos sulfatos e outros compostos que apresentam enxofre. II. Na produção de aminoácidos das plantas, o hidrogênio substitui o oxigênio na composição dos sulfatos. III. Os microorganismos decompõem os aminoácidos que contêm enxofre nos restos de animais e plantas, criando sulfeto de hidrogênio. IV. O enxofre é extraído do sulfeto, por bactérias e microorganismos, e os sulfatos são produzidos pela ação de microorganismos na combinação do enxofre com o hidrogênio.
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Em solos ácidos que apresentam elevados teores de ferro e alumínio, parte do fósforo disponível é fixada, formando compostos de ferro e alumínio; o fósforo torna-se indisponível para as plantas. II. A aplicação de gesso agrícola é uma maneira de melhorar a indisponibilidade de fósforo. III. O fósforo é absorvido pelas plantas sob a forma de ânions H2PO4. IV. No solo, o fósforo é pouco móvel, pois é firmemente retido não sendo um nutriente facilmente sujeito à perdas por percolação.
Assinale a alternativa CORRETA:
Cada um dos macronutrientes e dos micronutrientes exerce pelo menos uma função dentro do sistema vegetal e a sua deficiência ou excesso provoca sintomas de carência ou de toxidez, característicos. Para que o elemento seja considerado essencial, é necessário que este atenda a alguns critérios:
I. Um elemento é essencial se sua deficiência impede que a planta complete seu ciclo de vida.
II. Para que um elemento seja essencial ele não pode ser substituído por outro com propriedades similares.
III. O elemento deve participar ativamente no metabolismo da planta e que seu benefício não seja somente
relacionado ao fato de melhorar as características do solo, melhorando o crescimento da microflora ou algum
efeito similar.
A agricultura é uma atividade altamente dependente de condições climáticas como temperatura, pluviosidade, umidade do solo e radiação solar. Sobre o clima é possível afirmar que:
I. Preparo do solo – o solo, para ser manejado, não pode estar nem muito seco nem muito úmido. O ideal é entre 20% e 40% da capacidade de campo.
II. Semeadura - a semeadura deve ser realizada quando a disponibilidade de água no solo for suficiente para garantir a germinação, ou seja, menor que 70% da capacidade de campo.
III. Pulverização - a aplicação de defensivos exige tempo seco e com pouco vento. A ocorrência de chuva após a aplicação pode aumentar a eficiência do controle.
IV. Colheita - a realização da colheita exige condições secas. A chuva atrapalha o processo de secagem dos produtos e o manuseio de máquinas e homens no campo.
Assinale a alternativa CORRETA:
De acordo com o sistema Brasileiro de classificação de solos, em relação aos atributos diagnósticos, é possível afirmar que:
I. Material orgânico é aquele constituído por materiais originários de resíduos vegetais em diferentes estágios de decomposição incluindo raízes vivas, fragmentos de carvão finamente divididos e biomassa presentes no solo como resultado de processos naturais.
II. Material mineral é aquele formado predominantemente por compostos inorgânicos, em vários estágios de intemperismo.
III. Atividade da fração argila refere-se à capacidade de troca de cátions relativa à fração argila, sem correção para carbono, calculada pela expressão: Valor T (cmolc kg-1 ) x 1.000 / conteúdo de argila (g kg-1 ). Atividade alta (Ta) corresponde a valor igual ou superior a 27 cmolc kg-1 de argila, e atividade baixa (Tb), a valor inferior a 27 cmolc kg-1 de argila.
IV. Saturação por bases refere-se à proporção de cátions básicos trocáveis em relação à capacidade de troca determinada a pH 7. A expressão “alta saturação” se aplica a solos com saturação por bases igual ou superior a 50% (eutrófico) e “baixa saturação” a solos com valores inferiores a 50% (distrófico). Utiliza-se, ainda, o valor V ≥ 65% para identificação do horizonte A plíntico.
Assinale a alternativa CORRETA:
Em relação à concentração de sais no solo, é possível afirmar que:
I. Caráter salino: é a propriedade referente à presença de sais mais solúveis em água fria que o sulfato de cálcio, em quantidade tóxica à maioria das culturas, indicada por condutividade elétrica no extrato de saturação igual ou maior que 7 dS m-1 (a 25 °C), em alguma época do ano.
II. Caráter sálico: é a propriedade referente à presença de sais mais solúveis em água fria que o sulfato de cálcio, em quantidade que interfere no desenvolvimento da maioria das culturas, indicada por condutividade elétrica do extrato de saturação igual ou maior que 4 dS m-1 e menor que 7 dS m-1 (a 25 °C), em alguma época do ano.
III. Caráter solódico: é usado para distinguir horizontes ou camadas que apresentem saturação por sódio (100 Na+ / T) ≥ 15% em alguma parte da seção de controle que defina a classe.
IV. Caráter sódico: é usado para distinguir horizontes ou camadas que apresentem saturação por sódio (100 Na+ / T) variando de 6% a < 15% em alguma parte da seção de controle que defina a classe.
Assinale a alternativa CORRETA:
O emprego do teor de óxidos de ferro (expresso na forma Fe2 O3 e obtido por extração com ataque sulfúrico) possibilita uma melhor separação das classes de solos. Considerando-se os teores de óxidos de ferro, pode-se separar:
I. Perférrico - Solos com baixo teor de óxidos de ferro: teores < 80 g kg-1 de solo.
II. Férrico - Solos com médio teor de óxidos de ferro: teores variando de 80 g kg-1 a < 180 g kg-1 de solo. O termo “férrico” é aplicado também à classe dos Nitossolos que apresentem teores de Fe2 O3 (pelo H2SO4) ≥ 50 g kg-1 e < 180 g kg-1 de solo.
III. Mesoférrico - Solos com alto teor de óxidos de ferro: teores de 180 g kg-1 a < 360 g kg-1 de solo.
IV. Hipoférrico - Solos com muito alto teor de óxidos de ferro: teores ≥ 360 g kg-1 de solo.
Assinale a alternativa CORRETA:
Para realizar a classificação das diferentes classes de solos, são utilizados algumas bases e critérios específicos, como no exemplo abaixo:
Grupamento de solos pouco desenvolvidos com horizonte B incipiente.
• Base – pedogênese pouco avançada evidenciada pelo desenvolvimento da estrutura do solo, com alteração do material de origem expressa pela quase ausência da estrutura da rocha ou da estratificação dos sedimentos, croma mais alto, matizes mais vermelhos ou conteúdo de argila mais elevado que o dos horizontes subjacentes.
• Critério – desenvolvimento de horizonte B incipiente em sequência a horizonte superficial de qualquer natureza, inclusive o horizonte A chernozêmico, quando o B incipiente deverá apresentar argila de atividade baixa e/ou saturação por bases baixa.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a classe de solo descrita acima: