Para realizar a classificação das diferentes classes de solo...
Para realizar a classificação das diferentes classes de solos, são utilizados algumas bases e critérios específicos, como no exemplo abaixo:
Grupamento de solos pouco desenvolvidos com horizonte B incipiente.
• Base – pedogênese pouco avançada evidenciada pelo desenvolvimento da estrutura do solo, com alteração do material de origem expressa pela quase ausência da estrutura da rocha ou da estratificação dos sedimentos, croma mais alto, matizes mais vermelhos ou conteúdo de argila mais elevado que o dos horizontes subjacentes.
• Critério – desenvolvimento de horizonte B incipiente em sequência a horizonte superficial de qualquer natureza, inclusive o horizonte A chernozêmico, quando o B incipiente deverá apresentar argila de atividade baixa e/ou saturação por bases baixa.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a classe de solo descrita acima:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sobre o Espodossolo
Solos constituídos por material mineral, apresentando hor. B espódico imediatamente abaixo de hor. E, A ou hor.Hístico.
Horizontes diagnósticos de subsuperfície:
- Horizonte B incipiente: espessura superior a 10 cm, mas sem atributos diagnósticos que permitam classificá-lo como qualquer outro, define os Cambissolos.
Cambissolos:
Solos com horizonte B incipiente, sem predomínio de nenhum processo pedogenético. São bastante comuns em locais de relevo mais movimentado e declivoso, onde as elevadas taxas de erosão impedem o desenvolvimento do solo.
Solos relativamente rasos, muitos com evidências de erosão do horizonte A, de baixa ou alta fertilidade natural; perfis de solo contendo a sequência de horizontes com B incipiente, ainda em formação.
Fonte: Estratégia Concursos (PDF).
Gabarito: C) Cambissolos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo