Questões de Concurso Público Câmara de Lidianópolis - PR 2021 para Médico
Foram encontradas 16 questões
O Cálculo do IMC (índice de massa corporal) é dado pela expressão IMC = peso/(altura)2 , seu resultado classifica se o indivíduo está dentro do peso esperado em relação a sua altura, assim a pessoa pode estar abaixo, dentro do ideal ou acima do esperado. Qual é o valor do IMC de uma pessoa que tem 80 quilos e mede 1,60 metros de altura?
Em um paciente com hepatite B crônica, o fator que indica tratamento medicamentoso, independente de outros fatores, é:
A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal idiopática, que acomete o trato digestivo de boca a ânus, podendo evoluir com diversas complicações como fístulas, estenoses e neoplasia de cólon. Assinale a alternativa que contempla uma característica de doença de Crohn, que ajuda a diferenciar de retocolite ulcerativa:
Paciente do sexo masculino, 64 anos, com cirrose hepática por álcool, está abstinente há mais de 1 ano e possui como complicações ascite moderada e varizes de esôfago de médio calibre. Nega outras comorbidades. Está em uso de propranolol 40mg 12/12h, espironolactona 200mg ao dia e furosemida 40mg ao dia. Desenvolve episódio de mal estar, mialgias, inapetência, oligúria e leve confusão mental de evolução há 24 horas, sem febre. Ao exame físico possui sinais vitais normais, com encefalopatia grau II e leve desconforto à palpação do abdome. Demais aparelhos e sistemas sem alterações. Sobre esse caso marque a alternativa correta:
Paciente do sexo feminino, 46 anos, obesa, dislipidêmica, consulta com o médico da Unidade Básica de Saúde com queixa de poliúria, polidipsia e polifagia, sendo submetida a dosagem de glicemia aleatória, sem jejum, com resultado de 230mg/dl. Qual a conduta mais adequada para o caso:
Sobre o tratamento das dislipidemias, marque a alternativa incorreta:
Sobre o manejo da obesidade assinale a alternativa correta:
A pneumonia é uma infecção pulmonar comum, que vigora entre uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. Diversos são os escores criados na tentativa de avaliar a gravidade do quadro e orientação de local e agressividade no tratamento. Entre eles, um dos mais recomendados é o CURB65, que já foi validado para avaliar a gravidade da pneumonia adquirida na comunidade. Assinale abaixo o critério que não é contemplado neste escore.
Mariana, 34 anos, resolveu consultar com seu clínico geral para uma consulta de rotina pois era vegetariana desde os 15 anos de idade e tinha escutado de alguns amigos e lido na Internet que alguns cuidados específicos eram necessários nesta situação. Percebeu que nos últimos meses estava um pouco mais desanimada, com cansaço fácil e nas últimas semanas tinha iniciado com alguns formigamentos nas mãos e pés. Não tinha outros problemas de saúde, não estava tomando outros remédios e não era adepta de fumar ou beber álcool. Ao contar essa história para o colega o mesmo prosseguiu ao exame, com os seguintes achados:
Bom estado geral, lúcida e orientada no tempo e no espaço. Descorada, hidratada, eupnêica, ictérica 1+/4+ e afebril. Bom estado nutricional. Enchimento capilar satisfatório. FC 96bpm PA 110/70mmHg FR 15rpm SAT 98% EM AA
Exame físico aparelho respiratório, cardiovascular e cabeça e pescoço sem alterações.
Exame físico abdominal sem alterações.
Sobre o caso acima o diagnóstico mais provável e achado laboratorial seria de:
O anti-hipertensivo para tratamento de hipertensão na gestação que possui como efeito colateral síndrome lúpus-like é o/a:
O distúrbio ácido-base mais comum em pneumonia bacteriana e que é compatível com a gasometria abaixo é:
pH= 7,49
pCO2= 33mmHg
HCO3= 23mEq/l
pO2= 100mmHg
BE= 0
Em que situação abaixo não se justifica o tratamento da bacteriúria assintomática?
Os anti-inflamatórias não esteroidais (AINE’s) estão entre as medicações mais utilizadas no momento. São utilizadas em diversas situações na clínica médica, reumatologia, ortopedia, entre outros. Estas medicações, porém, não são isentas de efeitos colaterais, podendo atuar em diversos órgãos. Sobre os efeitos destas medicações assinale a alternativa incorreta.
Sobre a Lei 8080/90 que regula o funcionamento do SUS marque a alternativa incorreta:
A Artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que afeta homens e mulheres de todas as idades, caracterizada pelo envolvimento insidioso das articulações, podendo levar a diversas deformidades, e podendo acometer diversos órgãos do corpo. Sobre esta afecção marque a alternativa correta.
Sobre o manejo de insuficiência cardíaca, assinale a medicação que tem efeito em termos de redução de sintomas em paciente com insuficiência cardíaca sistólica, sem melhora de sobrevida.