Mariana, 34 anos, resolveu consultar com seu clínico geral p...
Mariana, 34 anos, resolveu consultar com seu clínico geral para uma consulta de rotina pois era vegetariana desde os 15 anos de idade e tinha escutado de alguns amigos e lido na Internet que alguns cuidados específicos eram necessários nesta situação. Percebeu que nos últimos meses estava um pouco mais desanimada, com cansaço fácil e nas últimas semanas tinha iniciado com alguns formigamentos nas mãos e pés. Não tinha outros problemas de saúde, não estava tomando outros remédios e não era adepta de fumar ou beber álcool. Ao contar essa história para o colega o mesmo prosseguiu ao exame, com os seguintes achados:
Bom estado geral, lúcida e orientada no tempo e no espaço. Descorada, hidratada, eupnêica, ictérica 1+/4+ e afebril. Bom estado nutricional. Enchimento capilar satisfatório. FC 96bpm PA 110/70mmHg FR 15rpm SAT 98% EM AA
Exame físico aparelho respiratório, cardiovascular e cabeça e pescoço sem alterações.
Exame físico abdominal sem alterações.
Sobre o caso acima o diagnóstico mais provável e achado laboratorial seria de:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e identificar a alternativa correta.
A alternativa correta é a Alternativa C - Anemia megaloblástica e hemograma com aumento de volume corpuscular médio.
Para compreender essa escolha, precisamos considerar os sintomas e o histórico da paciente. Mariana é vegetariana de longa data e apresenta sintomas como cansaço, desânimo e formigamentos. Esses sintomas são sugestivos de uma deficiência de vitamina B12 ou folato, nutrientes frequentemente ausentes em dietas vegetarianas restritas, levando à anemia megaloblástica.
No exame laboratorial, a anemia megaloblástica é identificada pelo aumento do volume corpuscular médio (VCM), que indica que as células vermelhas do sangue são maiores que o normal, um achado típico dessa condição.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
A) Anemia ferropriva e hemograma com anemia microcítica com aumento de RDW: Anemia ferropriva causa células vermelhas menores (microcíticas), não se encaixando com o aumento de VCM observado em Mariana.
B) Anemia falciforme e aumento de reticulócitos em exame laboratorial: Este tipo de anemia é genética e não compatível com os sintomas dietéticos e achados laboratoriais de Mariana.
D) Anemia megaloblástica e diminuição de folato e hemograma com diminuição de volume corpuscular médio: A descrição está incorreta quanto ao VCM. Na anemia megaloblástica, há aumento, não diminuição do VCM.
E) Anemia sideroblástica e hemograma com aumento de volume corpuscular médio: Essa anemia tem outra fisiopatologia e o aumento de VCM não é o achado principal.
Ao analisar o caso clínico e os dados laboratoriais, a Alternativa C se encaixa perfeitamente com os sintomas de Mariana. Lembre-se sempre de correlacionar sintomas, história clínica e achados laboratoriais para chegar ao diagnóstico correto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo