Questões de Concurso Público Prefeitura de Iguatu - CE 2022 para Médico Pediatra
Foram encontradas 15 questões
Alguns sintomas possíveis:
I - Vômito com sangue vivo ou escurecido (como borra de café). II - Dor abdominal. III - Palidez.
I - A vitamina K tem papel importante na hemostasia, uma vez que é necessária para modificação e ativação dos fatores de coagulação II, VII, IX, X, proteínas C e S e outras proteínas presentes nos ossos, rins e pâncreas.
II - A filoquinona, forma dietética predominante da vitamina, é absorvida pelo intestino através do sistema linfático. Sua principal via de entrada nos tecidos ocorre por meio da depuração dos remanescentes de quilomícrons pelos receptores de apolipoproteína E (ApoE).
III - Na ausência da vitamina K, o fígado fará a síntese de proteínas precursoras inativas e, por ser uma vitamina lipossolúvel, ela é absorvida no intestino na presença de sais biliares. Além disso, a capacidade de armazenamento da vitamina é baixa e a meiavida dos fatores dependentes da vitamina K é curta, portanto sua deficiência ocorre rapidamente quando a ingesta é insuficiente.
I - Aumento do volume ou surgimento de massa no abdômen podem ser sintomas de tumor de Wilms (que afeta os rins) ou neuroblastoma.
II - Tumores sólidos podem se manifestar pela formação de massa, visível ou não, e causar dor nos membros. Esse sintoma é frequente, por exemplo, no osteossarcoma (tumor no osso em crescimento), mais comum em crianças até 4 anos.
III - Nas leucemias, pela invasão da medula óssea por células anormais, a criança se torna mais sujeita a infecções, pode ficar pálida, ter sangramentos e sentir dores ósseas.
Sobre desidratação em pediatria e analisando o exemplo prático apresentado, analise os itens e assinale a alternativa correta:
I - O volume hídrico é estimado pelos deficits, perdas contínuas e requisitos de manutenção.
II - As perdas contínuas por diarreia são medidas pesando-se as fraldas dos lactentes antes da colocação e depois com o material diarreico.
III - O total de deficit hídrico para uma perda de 1 kg = 1 L.
IV - As necessidades basais de manutenção de acordo com o peso, baseadas no método de Holliday-Segar, são de 100 mL/kg × 10 kg = 1.000 mL/dia = 1.000/24 horas ou 40 mL/hora.
V - Estimam-se as perdas eletrolíticas resultantes de diarreia (Deficits estimados de eletrolíticos de acordo com a causa) em um paciente eunatrêmico em 80 mEq de sódio e 80 mEq de potássio.
I - O pan-hipopituitarismo pode ocorrer secundário a tumores hipofisários, vários outros tumores e granulomas e, raramente, na infecção ou no trauma com destruição do tecido hipofisário. Em pessoas mais jovens, o pan-hipo-hipofisarismo pode ocorrer secundário a um craniofaringioma.
II - Pacientes com pan-hipo-hipo-hipofisarismo têm função tireoidiana e gonadal deprimida e hipoglicemia. Coma também pode ocorrer quando há insuficiência adrenal secundária sintomática.
III - O teste com CRH pode ser utilizado para diferenciar causas hipotalâmicas e hipofisárias, mas raramente é empregado na prática clínica.
I - Embora a asma possa se desenvolver em qualquer idade, ela começa mais frequentemente na infância, especialmente nos primeiros cinco anos de vida.
II - A asma é uma das doenças crônicas da infância mais comuns, afetando mais de seis milhões de crianças nos Estados Unidos. Ela ocorre mais frequentemente em meninos antes da puberdade e em meninas após a puberdade.
III - A maioria das crianças com asma é capaz de participar das atividades normais da infância, mesmo durante as crises.
Sobre insuficiência respiratória aguda, analise as alternativas e responda a correta:
I - A SDRA é dividida em 3 categorias de gravidade: leve, moderada e grave, com base nas deficiências de oxigenação e em critérios clínicos. A categoria leve corresponde à categoria anteriormente denominada lesão pulmonar aguda (LPA).
II - Hipoxemia aguda pode causar dispneia, inquietação e ansiedade. Os sinais incluem confusão ou alteração de consciência, cianose, taquipneia, taquicardia e diaforese. Arritmia cardíaca e coma podem resultar.
III - No geral, a mortalidade da SDRA era muito alta (40 a 60%), mas diminuiu nos anos recentes para 25 a 40%, provavelmente devido a aprimoramentos na ventilação mecânica e no tratamento da sepse.
I - Temperatura da pele - Fria, úmida e pegajosa.
II - Pressão arterial - Diminuída (PAS > 90 mmHg).
III - Frequência cardíaca - Aumentada (< 100 Bpm).
I - A meningite viral é a causa mais comum da meningite asséptica.
II - O vírus Zika e o vírus Chikungunya às vezes causam meningite. Antes, ambos os vírus estavam presentes somente em poucas partes do mundo, porém hoje se espalharam.
III - O cérebro e a medula espinhal estão cobertos por três camadas de tecidos chamadas meninges. O espaço subaracnóideo está localizado entre a camada média e a camada interna das meninges, que cobrem o cérebro e a medula espinhal. Ele contém o líquido cefalorraquidiano que flui entre as meninges, preenche as cavidades intracerebrais e ajuda a amortecer o cérebro e a medula espinhal.