Questões de Concurso Público Prefeitura de Imbituva - PR 2023 para Professor: Ensino Fundamental Anos Iniciais
Foram encontradas 15 questões
I - Os direitos e objetivos de aprendizagens são comuns, porém, os currículos são diversos, tendo em vista que esses devem ser elaborados em respeito a realidade local, social e individual da escola e de seus estudantes. II - Pelo motivo de ter que considerar a especificidade de cada região, fez-se necessária a elaboração do Referencial Curricular do Paraná: princípios, deveres, noções e orientações, o qual considera a realidade educacional do estado. III - Segundo Referencial Curricular do Paraná: ‘Um dos indicadores de qualidade é a existência, em cada instituição, de um projeto político pedagógico elaborado e revisado constantemente pelos profissionais que nela atuam, considerando “as orientações legais vigentes e [...] os conhecimentos já acumulados a respeito da educação infantil” (BRASIL, 2009, p. 37). IV - É no Projeto Político Pedagógico que se consolida o currículo e se definem as especificidades para o trabalho articulado entre o cuidar e o educar inerente à Educação Básica.
( ) Brincadeiras e interações acontecem diariamente entre as crianças e representam o direito à infância, a viver e crescer em um ambiente lúdico e prazeroso que lhes proporcione segurança e confiança. ( ) Contudo, isso não quer dizer que esses momentos dispensem a necessidade de intencionalidade e planejamento do trabalho pedagógico, pois os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento se tornam mais complexos ou diferentes em cada faixa etária, considerando as singularidades. ( ) Além dos eixos: interações e a brincadeira, a BNCC, compreendendo a criança como um ser integral, com necessidade de direitos essenciais de aprendizagem e desenvolvimento. ( ) A estruturação dos currículos prevista na BNCC com uma organização em campos de experiência reafirma as DCNEIs, em especial o seu artigo 9º.
A sequência correta de cima para baixo é:
1549 – 1759 – 1889 – 1964 – 1985
I - O Manifesto foi um documento escrito por educadores e circulou em âmbito nacional com a finalidade de oferecer _______________ para uma política de educação. II - Segundo o documento, a causa principal dos problemas na educação está na “na falta, em quase todos os planos e iniciativas, da ________________ dos fins de educação (aspecto filosófico e social) e da aplicação (aspecto técnico) dos métodos científicos aos problemas de educação”. III - O grupo defendia novos ideais de educação e lutavam contra o _________________ dominante. IV - A educação nova, segundo o Manifesto, propunha “servir não aos _______________ de classes, mas aos do indivíduo, e que se funda sobre o princípio da vinculação da escola com o meio social”. V - O documento defendia ainda a educação como uma função essencialmente pública. A ________________ no Brasil era um dos pontos importantes abordado no Manifesto. Nesse sentido, o governo federal deveria defender bases e princípios únicos para a educação, mas sem ignorar as características regionais de cada comunidade.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM (1) Conviver. (2) Expressar. (3) Brincar. (4) Participar.
PROPOSTA ( ) ____________ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando. ( ) ________________com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas. ( ) ________________cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. ( ) _____________________como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
I - O termo educação “pré-escolar” foi utilizado no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a Educação Infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização, que só teria seu começo no Ensino Fundamental. II - Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a 4 anos de idade torna-se dever do Estado. Posteriormente, com a promulgação da LDB, em 1996, a Educação Infantil passa a ser parte integrante da Educação Básica, situandose no mesmo patamar que o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. III - A partir da modificação introduzida na LDB em 2006, que antecipou o acesso ao Ensino Fundamental para os 5 anos de idade, a Educação Infantil passa a atender a faixa etária de zero a 4 anos. IV - Embora reconhecida como direito das crianças e dever do Estado, a Educação Infantil passa a ser obrigatória para as crianças de 4 e 5 anos apenas com a Emenda Constitucional nº 59/2009, que determina a obrigatoriedade da Educação Básica dos 4 aos 17 anos. Essa extensão da obrigatoriedade é incluída na LDB em 2013, consagrando plenamente a obrigatoriedade de matrícula de todas as crianças de 4 e 5 anos em instituições de Educação Infantil.
Art. 31: I - Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. II - Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional. III - Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral. IV - Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas. V - Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.