Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Laranjeiras - PR 2024 para Nutricionista
Foram encontradas 20 questões
A alternativa que completa adequadamente as lacunas acima é:
( ) As quatro Leis da Alimentação consistem em: qualidade, quantidade, sustentabilidade e adequação.
( ) A lei da adequação propõe o respeito à individualidade, devendo a alimentação ser adequada a complexidade do sujeito e ao seu contexto ambiental, considerando características sociais, econômicas e culturais.
( ) A lei da sustentabilidade diz respeito ao fornecimento de uma alimentação capaz de promover a saúde humana, respeitar o meio ambiente, proteger os recursos naturais e apoiar sistemas alimentares equitativos e éticos.
( ) Segundo a lei da quantidade, a alimentação deve ser ofertada em quantidade suficiente e adequada para suprir a demanda energética do indivíduo.
( ) A lei da qualidade postula que uma alimentação balanceada deve conter uma combinação harmônica de todos os nutrientes essenciais, respeitando a proporcionalidade, para atender adequadamente às necessidades do organismo.
A sequência que preenche adequadamente as lacunas, na ordem de cima para baixo é:
I - Pacientes com taxa de filtração glomerular > 60 ml/minuto geralmente não necessitam de orientações específicas quanto à alimentação, salvo àquelas preconizadas para uma vida saudável.
II - Pacientes com taxa de filtração glomerular < 60 ml/minuto, devem realizar acompanhamento nutricional, recebendo orientações específicas quanto à qualidade da ingestão proteica e a restrição do consumo de alimentos ricos em sódio.
III - A dieta para o tratamento conservador é baseada na restrição de proteínas da alimentação e existem dois tipos desse regime: dieta convencional restrita em proteínas e cetodieta.
IV - A cetodieta é uma dieta muito restrita em proteínas, na qual o paciente é suplementado com aminoácidos essenciais e cetoácidos em cápsulas.
V - A cetodieta reduz as toxinas do sangue e, com isso, retarda a progressão da doença renal.
É correto o que se afirma em:
( ) O diagnóstico nutricional baseado exclusivamente no índice de massa corporal para idade (IMC/I) e nas medidas de peso corporal e estatura fornece informações precisas do estado nutricional do paciente oncológico pediátrico.
( ) Medidas antropométricas como prega cutânea tricipital (PCT), circunferência do braço (CB) e circunferência muscular do braço (CMB) permitem avaliar a composição corporal, contribuindo para determinar um diagnóstico nutricional mais preciso, porém, são de difícil aplicabilidade no público infantil.
( ) Em crianças, a perda de peso maior ou igual a 5% deve ser considerada como fator de risco nutricional. De igual modo, um aumento rápido e inesperado de peso também indica esse risco.
( ) A avaliação nutricional pré-operatória visa a corrigir ou amenizar possíveis carências nutricionais, que podem aumentar o risco de complicações após a cirurgia, principalmente infecções.
( ) A avaliação nutricional deve ser realizada no momento da admissão hospitalar ou em um período de, no máximo, 96 horas após a internação.
A sequência que preenche adequadamente as lacunas, na ordem de cima para baixo, é:
A alternativa que completa adequadamente a lacuna acima é:
( ) O volume sanguíneo da mulher aumenta em quase 50% até o fim da gestação. Esse volume sanguíneo aumentado resulta em concentrações diminuídas de hemoglobina, albumina sérica, outras proteínas séricas e vitaminas hidrossolúveis.
( ) Em contrapartida, as concentrações séricas de vitaminas lipossolúveis e outras frações lipídicas, como triglicerídeos, colesterol e ácidos graxos livres, aumentam para garantir o transporte suficiente para o feto.
( ) Durante a gestação, o aumento da concentração de progesterona relaxa a musculatura uterina para possibilitar o crescimento fetal, ao mesmo tempo que diminui a motilidade gastrintestinal com aumento da reabsorção de água, geralmente resultando em constipação intestinal.
( ) Na gestação a função do sistema digestório muda de várias maneiras que afetam o estado nutricional. O relaxamento do esfíncter esofágico inferior e a pressão do útero em crescimento sobre o estômago podem causar regurgitação e refluxo gástrico.
A sequência que preenche adequadamente as lacunas, na ordem de cima para baixo, é: