Questões de Concurso Público Prefeitura de Prudentópolis - PR 2024 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 20 questões

Q2464182 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O propósito da colheita é recolher grãos dos cultivos, separando-os do restante do material de colheita de modo adequado, com menor perda e a mais alta qualidade do grão. Há anos são registrados índices altos de perdas no país e várias pesquisas já foram realizadas gerando recomendações para diminuir essas perdas em todo o processo, desde a colheita, até o armazenamento. Assinale o conjunto de medidas mais adequado para alcançar reduções no índice de perdas de grãos durante a colheita e nas fases posteriores:
Alternativas
Q2464183 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Quanto ao efeito da umidade do grão na colheita, sabe-se que, quanto maior o teor de umidade, maior é o índice de amassamento; quanto menor o teor de umidade maior o índice de grãos quebrados. Portella (2000) apresentou dados sobre o efeito da umidade do grão de trigo na porcentagem de grãos danificados na cultura do trigo:

Q32.png (350×140)


De acordo com os dados apresentados, pode-se afirmar que a colheita deveria começar próxima ao teor de umidade de:
Alternativas
Q2464184 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O pH do solo é um dos fatores que influenciam a disponibilidade de nutrientes essenciais benéficos e tóxicos às plantas. Alguns outros fatores podem afetar a absorção dos nutrientes são:
Alternativas
Q2464185 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os nutrientes, para alcançar a superfície das raízes das plantas, são conduzidos por três processos de absorção, os quais são: 
Alternativas
Q2464186 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em relação a acidez do solo, não é correto afirmar que:
Alternativas
Q2464187 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Para maximizar o aproveitamento do nitrogênio pela planta é de fundamental importância o parcelamento e a incorporação adequada ao solo, tanto por ocasião da semeadura, como em cobertura. Isso é necessário pois:
Alternativas
Q2464188 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale a alternativa que apresenta fatores e/ou processos que não favorecem e/ou não causa a perda de nitrogênio no solo:
Alternativas
Q2464189 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Estima-se que o índice de aproveitamento pela planta do potássio aplicado seja de 50 a 70% em relação ao potássio, pode-se afirmar:
Alternativas
Q2464190 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O cultivo intensivo, o excesso de adubação fosfatada, a falta de reposição de alguns micronutrientes, a calagem e o aumento da produtividade são fatores que tem favorecido a redução da disponibilidade de nutrientes às plantas. O aumento do teor de micronutriente no solo ocorre quando:
Alternativas
Q2464191 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Considerando a forma de aplicação de micronutrientes via solo, não se deve realizar:
Alternativas
Q2464192 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale a alternativa incorreta. O conteúdo de água e a sua taxa de movimento no solo dependem, em grande parte, do tipo e da estrutura do solo (Taiz e Zeiguer, 2009). As características físicas do solo interferem no movimento da água devido ao fato de:
Alternativas
Q2464193 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Apenas alguns elementos são considerados essenciais na nutrição de plantas. A essencialidade de um nutriente no crescimento vegetal é justificada quando:
Alternativas
Q2464194 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os metabólitos secundários não apresentam papeis reconhecidos nos processos fisiológicos das plantas e são restritos a uma espécie vegetal ou a um grupo de espécies (Taiz e Zeiger, 2009). São funções dos metabolitos secundários:
Alternativas
Q2464195 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Do ponto de vista físico, o solo é um sistema trifásico, com uma fase sólida relativamente estável e com uma porosidade que pode ser ocupada com volumes variáveis de água, mas sempre complementares aos espaços ocupados por ar (Raij, 1981). Sendo a porosidade uma característica que pode variar em função do manejo adotado. Assinale a alternativa incorreta em relação à variação da porosidade: 
Alternativas
Q2464196 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A grande área da superfície das raízes e a sua capacidade em absorver da solução do solo íons inorgânicos em baixas concentrações, fazem da absorção mineral pelas plantas um processo muito eficaz (Taiz e Zeiguer 2009). Em relação à nutrição mineral de plantas não é correto afirmar:
Alternativas
Q2464197 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O desenvolvimento gradativo de vegetais, com a fixação do carbono a partir do CO2 atmosférico, incorporando nitrogênio em pequenas adições anuais, proveniente em parte das águas de chuva e em parte da fixação do nitrogênio atmosférico por meio dos microrganismos, permite o acúmulo progressivo de matéria orgânica nos solos. Essa matéria orgânica encontra-se em vários estágios de decomposição. Assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q2464198 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A cultura da soja tem sido cultivada obtendo o suprimento necessário de N com a fixação biológica de nitrogênio (FBN), por meio da inoculação de sementes de soja com bactérias do gênero Bradyrhizobium no momento da semeadura. Tem-se testado algumas formas de aplicação e para que seja eficiente, não é recomendado: 
Alternativas
Q2464199 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em relação ao plantio direto não é correto afirmar:
Alternativas
Q2464200 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A adoção do SPD é suficiente para garantir a conservação do solo e da água? 
Alternativas
Q2464201 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O percevejo-marrom-da-soja (Euschistus heros) é conhecido por ser uma das mais agressivas pragas da cultura da soja. Inicia a colonização da planta durante ou após a floração, no estádio reprodutivo (R1 ou R2), e os danos do inseto ocorrem após a fase de formação das vagens até o final do desenvolvimento das sementes (R3 a R7). Durante esse período, atacam ramos, hastes e vagens. Quando há danos nas vagens ocorre maior perda de produtividade, pois há má formação de grãos, ocorrendo casos de inviabilização da semente por abortamento, redução do vigor e do potencial germinativo, além da entrada de fungos e bactérias devido às lesões nas sementes (UFSM, 2024). Em relação ao ataque de percevejo marrom, em soja, a fase mais prejudicial é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: C
5: E
6: B
7: C
8: D
9: A
10: C
11: D
12: B
13: C
14: A
15: E
16: D
17: E
18: C
19: B
20: E