O percevejo-marrom-da-soja (Euschistus heros) é conhecido p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2464201 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O percevejo-marrom-da-soja (Euschistus heros) é conhecido por ser uma das mais agressivas pragas da cultura da soja. Inicia a colonização da planta durante ou após a floração, no estádio reprodutivo (R1 ou R2), e os danos do inseto ocorrem após a fase de formação das vagens até o final do desenvolvimento das sementes (R3 a R7). Durante esse período, atacam ramos, hastes e vagens. Quando há danos nas vagens ocorre maior perda de produtividade, pois há má formação de grãos, ocorrendo casos de inviabilização da semente por abortamento, redução do vigor e do potencial germinativo, além da entrada de fungos e bactérias devido às lesões nas sementes (UFSM, 2024). Em relação ao ataque de percevejo marrom, em soja, a fase mais prejudicial é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não faz o menor sentido pra mim a resposta certa da pergunta de "...fase mais prejudicial é:" ser um texto enorme que fala sobre o controle do percevejo-marrom sem nem citar uma fase se quer do desenvolvimento da planta de soja!

Concordo, Vithor. Questão mal formulada!

O percevejo-marrom, praga-chave da soja, prejudica essa cultura sugando as vagens em desenvolvimento. O período de desenvolvimento da soja entre a fase de “canivetinho” (R3) e o final do enchimento de grãos (R6) é o mais crítico aos danos desse inseto sugador.

Fonte: https://revistacultivar.com.br/artigos/controle-de-percevejos-em-soja-e-milho

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo