Questões de Concurso Público CISMEPAR - PR 2016 para Psicólogo
Foram encontradas 15 questões
I. Integralidade: Este princípio considera as
pessoas como um todo, atendendo a todas as
suas necessidades. Para isso, é importante a
integração de ações, incluindo a promoção da
saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a
reabilitação.
II. Humanidade: Tem a finalidade de prever um olhar
voltado questões humanas. Para que este princípio
seja universal, fazem-se necessárias articulações
de todas as equipes, na criação de postulados e
regras gerais de tratamento a população.
III. Eqüidade: O objetivo desse princípio é diminuir
desigualdades. Apesar de todas as pessoas
possuírem direito aos serviços, as pessoas não
são iguais e, por isso, têm necessidades distintas.
Em outras palavras, eqüidade significa tratar
desigualmente os desiguais, investindo mais onde
a carência é maior.
IV. Integralidade: Este princípio considera as
pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a
integração de ações, incluindo a promoção da
saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a
reabilitação.
V. Participação Popular: A sociedade deve
participar no dia-a-dia do sistema. Para isto, devem
ser criados os Conselhos e as Conferências de
Saúde, que visam formular estratégias, controlar e
avaliar a execução da política de saúde.
A Promoção da Saúde tem como referencial teórico a Carta de Ottawa e a busca da redução das iniquidades em saúde, visando o empoderamento dos indivíduos ou grupos. Julgue se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:
( ) O texto da PNPS aponta como prioridade de ação temas como: alimentação saudável, prática corporal e atividade física, prevenção e controle do tabagismo, redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas, redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito, prevenção da violência e estímulo à cultura de paz e promoção do desenvolvimento sustentável.
( ) Os princípios da Promoção da Saúde foram incorporados pelo Movimento da Reforma Etária na Constituição Federal de 1986 e no Sistema Único de Saúde (SUS), e sua efetiva institucionalização ocorreu em 2001, com a aprovação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) pela Comissão dos Direitos Humanos.
( ) O Comitê Gestor da PNPS - CGPNPS envolve diferentes secretarias e áreas do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
( ) A PNPS estabelece como objetivo promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidades e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.
( ) A Promoção tem como finalidade criar um mecanismo de controle com fins de aferir onde estão aplicados os recursos financeiros em cada esfera, impedindo assim as gestões das comunidades atuarem sobre fatores financeiros que afetam sua saúde e qualidade de vida, com pouca participação no controle deste processo.
1. Behaviorismo
2. Gestalt
3. Psicanálise
( ) A mente organiza a cena como um todo perceptivo, de modo que o desenho seja visto de maneira especifica. A grande descoberta desta teoria é que a mente percebe o mundo de uma forma organizada, que não pode ser dividida em seus elementos constituintes.
( ) A vivência do sujeito é extremamente valorizada nessa teoria, sendo compreendida e ultrapassada no seu sentido aparente. Chega-se a uma experiência mais profunda da experiência imediata.
( ) Nesta abordagem, o condicionamento operante é a forma de aprendizagem relacionada com alterações nas respostas emitidas, como uma função de suas com sequências.
( ) Surgiu no início do século XX na Alemanha, tendo como principais representantes Wetheimer (1880-1943), Koffka (1886-1941) e Kohler (1887- 1967). Partiam da experiência imediata e adotavam o método fenomenológico.
I. Existe patologia biológica, mas não existe patologia física, nem química, nem mecânica. Há duas coisas nos fenômenos da vida: primeiro, o estado de saúde; segundo, o estado de doença. Daí, duas ciências distintas: a fisiologia, que trata dos fenômenos do primeiro estado, e a patologia, que tem como objeto os fenômenos do segundo.
II. Um ser vivo é normal em um determinado meio na medida em que ele é a solução morfológica e funcional encontrada pela vida para responder a todas as exigências do meio. Em relação a qualquer outra forma da qual se afasta, esse ser vivo é normal, mesmo se for relativamente raro, pelo fato de ser normativo em relação a essa forma, isto é, desvalorizando-a antes de eliminá-la.
III. A anomalia e a mutação são, em si mesmas, patológicas. Elas não exprimem outras normas de vida possíveis. Se essas normas forem superiores quanto à instabilidade, à fecundidade e à variabilidade da vida, às normas específicas anteriores, serão chamadas patológicas.
IV. Se é verdade que os fenômenos patológicos são modificações regulares dos fenômenos normais, não se pode tirar, dos primeiros, nenhum esclarecimento relativo aos segundos, a não ser que se tenha percebido o sentido original dessa modificação. Portanto, é preciso começar por compreender que o fenômeno patológico revela uma estrutura individual modificada. É preciso ter sempre em mente a transformação da personalidade do doente.
V. Para definir o estado anormal de um organismo, Goldstein leva em conta o comportamento não privilegiado; para compreender a doença é preciso levar em conta a reação de harmoniosa. Por comportamento privilegiado entende-se o fato de serem realizadas, e, de certa forma, preferidas, todas as reações de que um organismo é capaz, em condições experimentais.
Sobre os modos de funcionamento normal e patológico do psiquismo humano, identifique, dentres as assertivas acima, as corretas:
Enumere conforme as especificações abaixo:
1. John Broadus Watson.
2. Jean Piaget.
3. Burrhus Frederic Skinner
( ) Foi o fundador do movimento comportamentalista e definiu a Psicologia como um ramo objetivo e experimental das ciências naturais. Para ele, embora o comportamento humano seja mais refinado, ele pode ser explicado pelos mesmos princípios que o comportamento de qualquer animal.
( ) Segundo esse pesquisador, aprendemos quando ganhamos uma compensação por ter realizado uma determinada ação. Assim, por exemplo, se uma criança pequena, ao ceder um brinquedo para a outra, é elogiada e beijada pela mãe ou pela professora, sua tendência será repetir esse comportamento, demonstrando ter aprendido uma conduta socialmente aceita.
( ) Foi um incessante estudioso do desenvolvimento humano que realizou uma carreira científica extraordinariamente fecunda. Nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896 e morreu em 1980, aos 84 anos de idade. Desde criança, interessou-se por questões científicas.
( ) Em seu início de carreira, interessou-se pela
Psicanálise e mudou-se para Paris, onde foi
convidado por Simon a fazer a padronização do
teste de inteligência de Binet e Simon (o famoso
QI).
Assinale a alternativa que contém a sequência
correta, de cima para baixo:
Enumere conforme a especificidade das seguintes modalidades de terapias:
1. Terapia Comportamental
2. Terapia de Apoio
3. Terapia Interpessoal
( ) Baseia-se nas teorias e nos princípios da aprendizagem para explicar o surgimento, a manutenção e a eliminação dos sintomas.
( ) O objetivo desta terapia é mudar padrões de relações interpessoais e dar menor ênfase a mudança de cognições. Não são utilizadas interpretações transferenciais e o objetivo maior é alívio dos sintomas.
( ) A terapia é focal, centrada no problema, no relato e na discussão. A transferência raramente é interpretada, a não ser que ela implique em resistência.
( ) É uma terapia breve, de tempo limitado de 12 a 20 sessões, sendo o paciente estimulado a identificar emoções sentidas em suas relações e a expressá- las em seu contexto social.
( ) Esta terapia baseia-se inicialmente em realizar uma avaliação detalhada dos problemas do paciente, como por exemplo, quais seus sintomas, as condições que determinaram o seu aparecimento, seus antecedentes e suas consequências, bem como eventuais desencadeantes.