Questões de Concurso Público Prefeitura de Bom Jesus do Sul - PR 2020 para Nutricionista

Foram encontradas 15 questões

Q1728752 Nutrição

De acordo com as Boas Práticas para Serviços de Alimentação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A edificação e as instalações devem ser projetadas de forma a possibilitar um fluxo ordenado e sem cruzamentos em todas as etapas da preparação de alimentos e a facilitar as operações de manutenção, limpeza e, quando for o caso, desinfecção. O acesso às instalações deve ser controlado e independente, não comum a outros usos.

( ) O dimensionamento da edificação e das instalações deve ser compatível com todas as operações. Deve existir separação entre as diferentes atividades por meios físicos ou por outros meios eficazes de forma a evitar a contaminação cruzada.

( ) As instalações físicas como piso, parede e teto devem possuir revestimento liso, impermeável e lavável. Devem ser mantidos íntegros, conservados, livres de rachaduras, trincas, goteiras, vazamentos, infiltrações, bolores, descascamentos, dentre outros e não devem transmitir contaminantes aos alimentos.

( ) As instalações devem ser abastecidas de água corrente e dispor de conexões com rede de esgoto ou fossa séptica. Quando presentes, os ralos devem ser mantidos abertos sem as grelhas com dispositivo para fechamento para evitar que o funcionário precise colocar as mãos no ralo ao realizar a limpeza do ambiente.

( ) A ventilação deve garantir a renovação do ar e a manutenção do ambiente livre de fungos, gases, fumaça, pós, partículas em suspensão, condensação de vapores dentre outros que possam comprometer a qualidade higiênico-sanitária do alimento. O fluxo de ar deve incidir diretamente sobre os alimentos para auxiliar na manutenção da temperatura adequada.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q1728753 Nutrição

Sobre a higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios em Unidades de Alimentação e Nutrição, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

I. As instalações, os equipamentos, os móveis e os utensílios devem ser mantidos em condições higiênico-sanitárias apropriadas. As operações de higienização devem ser realizadas por funcionários comprovadamente capacitados e com frequência que garanta a manutenção dessas condições e minimize o risco de contaminação do alimento.

II. A área de preparação do alimento deve ser higienizada quantas vezes forem necessárias e imediatamente após o término do trabalho. Devem ser tomadas precauções para impedir a contaminação dos alimentos causada por produtos saneantes, pela suspensão de partículas e pela formação de aerossóis. Substâncias odorizantes e/ou desodorantes em quaisquer das suas formas não devem ser utilizadas nas áreas de preparação e armazenamento dos alimentos.

III. Os produtos saneantes utilizados devem estar regularizados pelo Ministério da Saúde. A diluição, o tempo de contato e modo de uso/aplicação dos produtos saneantes devem obedecer às instruções recomendadas pelo fabricante. Os produtos saneantes devem ser identificados e guardados em local reservado para essa finalidade.

IV. Os utensílios e equipamentos utilizados na higienização devem ser próprios para a atividade e estar conservados, limpos e disponíveis em número suficiente e guardados em local reservado para essa finalidade. Os utensílios utilizados na higienização de instalações devem ser distintos daqueles usados para higienização das partes dos equipamentos e utensílios que entrem em contato com o alimento

V. Os funcionários responsáveis pela atividade de higienização das instalações sanitárias devem utilizar uniformes apropriados e diferenciados daqueles utilizados na manipulação de alimentos.

Alternativas
Q1728754 Nutrição
Sobre as Boas Práticas no preparo dos alimentos em uma Unidade de Alimentação e Nutrição, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1728755 Nutrição
Assinale a alternativa que apresenta apenas vitaminas lipossolúveis.
Alternativas
Q1728756 Nutrição
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
I. A biodisponibilidade do cálcio está relacionada a três hormônios (hormônio da paratireoide, do colecalciferol e da calcitonina) que agem diretamente na absorção intestinal de cálcio, na reabsorção renal, na excreção e nos estoques dos ossos, para manter a concentração sérica de cálcio em níveis constantes. II. A anemia ferropriva, com diminuição anormal na concentração de hemoglobina no sangue, é considerada a principal consequência da deficiência de ferro, causada pela ingestão inadequada, absorção deficiente ou pela perda excessiva deste elemento. III. As principais funções do selênio são: controle oxidativo, participação na homeostase dos hormônios da tireóide, proteção contra metais pesados e xenobióticos e aumento da resistência do sistema imunológico.
Alternativas
Q1728757 Nutrição
Os exames laboratoriais fazem parte da avaliação do estado nutricional e são de extrema importância para complementar as informações obtidas na anamnese, nos exames físicos, na avaliação antropométrica e na avaliação do consumo alimentar para obtenção do diagnóstico nutricional, para o acompanhamento dietoterápico e para a prescrição dietética. Sobre os exames laboratoriais para diagnóstico nutricional assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1728758 Nutrição
A desnutrição energético-proteica constitui-se em um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil. Atinge, principalmente, os grupos vulneráveis da população, em especial a criança pequena. O quadro clínico das formas leves se manifesta inicialmente no nascimento, com baixo peso ou peso insuficiente. Nos primeiros anos de vida pode ocorrer diminuição ou parada do crescimento linear, parada ou perda de peso e mais tarde alterações do comportamento e fraco desenvolvimento escolar.
Assinale a alternativa que contém as formas graves de desnutrição energético-proteica.
Alternativas
Q1728759 Nutrição
Os Bancos de Leite Humano (BLH) foram iniciados na década de 1940. No Brasil, o primeiro foi inaugurado em outubro de 1943 no Instituto Fernandes Figueira, seguido pelos BLH de Porto Alegre (1955), do Servidor Público Estadual de São Paulo (1967) e do HCFMRP -USP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo). A partir de 1985, por meio de uma ação conjunta realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno – PNIAM – Ministério da Saúde, foi observada uma expansão qualitativa e quantitativa dos BLH no país.
Analise as afirmativas a seguir sobre as atividades que competem aos Bancos de Leite Humano e assinale a alternativa CORRETA.
I.Desenvolver ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, como programas de incentivo e sensibilização sobre a doação de leite humano. II.Executar as operações de coleta, seleção e classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano ordenhado em conformidade com os dispositivos legais vigentes. III.Registrar as etapas do processamento do leite humano ordenhado no Banco de Leite, avaliação do transporte para os Postos de Coleta, porém sem a necessidade de estabelecer procedimentos que permitam a rastreabilidade do leite. IV.Estabelecer ações que permitam a rastreabilidade do leite humano ordenhado.
Alternativas
Q1728760 Nutrição
O ____________ é um elemento-traço fundamental para a síntese dos hormônios tireoidianos e sua deficiência está relacionada com o desenvolvimento de bócio, prejuízos no desenvolvimento e metabolismo, complicações na gestação, incluindo morte fetal e anomalias congênitas.
Assinale a alternativa que completa ADEQUADAMENTE a afirmação anterior.
Alternativas
Q1728761 Nutrição
A gastrite é definida como o processo de inflamação da mucosa gástrica, também chamada de irritação ou erosão, apresentando-se de modo agudo ou crônico. As causas mais frequentes de gastrite aguda são o consumo excessivo de álcool e o uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroides, além de poder se desenvolver após grandes cirurgias, traumas, queimaduras ou infecções graves. Já a apresentação crônica costuma ser causada por infecções, em especial pela bactéria helicobacter pylori, por refluxo do conteúdo biliar, estresse e algumas doenças autoimunes. Os sintomas mais comuns da gastrite são dor, indigestão, distensão abdominal, náuseas, vômito e anemia perniciosa.
Assinale a alternativa que NÃO contém uma orientação nutricional adequada para o paciente com gastrite.
Alternativas
Q1728762 Nutrição
“Efeito adverso à saúde devido a uma resposta imunológica específica que ocorre de forma reprodutível após a exposição a determinado alimento. Pode ser mediada por imunoglobulina E (IgE), não IgE mediada ou mista, podendo acometer o sistema respiratório, gastrointestinal, cutâneo ou desencadear uma reação sistêmica com risco de vida, denominada anafilaxia.” Assinale a alternativa que corresponde à descrição anterior
Alternativas
Q1728763 Nutrição
As dietas hospitalares podem sofrer 3 tipos de modificações: na consistência, nos nutrientes e na composição. As dietas modificadas em consistência são aquelas que sofrem alterações na textura dos alimentos e preparações, adequando assim, a alimentação do paciente a condição clínica, física ou neuropsicomotora. Assinale a alternativa que corresponde à dieta modificada em consistência descrita a seguir.
“É indicada para pacientes que possuem alguma dificuldade de mastigação/deglutição, estejam em recuperação de algum procedimento pós-operatório ou com alterações clínicas e/ou fisiológicas. Pode ser utilizada como uma dieta de transição entre a dieta pastosa e a dieta geral. É uma dieta composta de 5 a 6 refeições diárias (desjejum, colação, almoço, lanche da tarde, jantar, ceia), que atendam as recomendações calóricas e de nutrientes. São excluídos desta dieta as hortaliças folhosas e legumes crus, frituras, condimentos, doces concentrados, embutidos e alimentos de consistência dura.”
Alternativas
Q1728764 Nutrição
Relacione as colunas a seguir acerca da complexidade dos nutrientes em dietas enterais industrializadas e assinale a alternativa CORRETA.
1.Dieta enteral polimérica 2.Dieta enteral oligomérica 3.Dieta enteral elementar.
( ) É aquela em que os macronutrientes, em especial a proteína, apresentam-se na sua forma totalmente hidrolisada. ( ) É aquela em que os macronutrientes, em especial a proteína, apresentam-se na sua forma intacta. ( )É aquela em que os macronutrientes, em especial a proteína, apresentam-se na sua forma parcialmente hidrolisada.
Alternativas
Q1728765 Nutrição

Acerca das atribuições do SUS previstas constitucionalmente, analise as assertivas a seguir.


I – É atribuição do SUS controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde.

II - É atribuição do SUS executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica.

III – É atribuição do SUS a defesa e a valorização do patrimônio cultural brasileiro.


Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q1728766 Nutrição
De acordo com o site uol.com.br, a cidade de Boa vista em Roraima editou uma lei que “limita o atendimento de estrangeiros na rede pública de saúde”. Ainda, de acordo com a reportagem, a legislação estabelece “o limite máximo de 50% dos serviços públicos de saúde disponibilizados a estrangeiros”. (https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/02/16/ lei-saude-venezuelanos-justica.htm)
Com base nisso, ante os princípios e diretrizes do SUS estabelecidos na lei 8080/1990, pode-se afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: C
5: D
6: C
7: C
8: A
9: B
10: D
11: C
12: D
13: C
14: C
15: A