Questões de Concurso Público Prefeitura de Cândido de Abreu - PR 2024 para Médico Veterinário

Foram encontradas 11 questões

Q2453390 Veterinária
De acordo com a Instrução Normativa (IN) nº 76, de 2018, e a IN nº 55, de 2020, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), leite cru refrigerado é o leite produzido em propriedades rurais, refrigerado e destinado aos estabelecimentos de leite e derivados sob serviço de inspeção oficial. Na refrigeração do leite e no seu transporte até o estabelecimento, devem ser observados os seguintes limites máximos de temperatura.

I – Recebimento do leite no estabelecimento: 7,0° C, admitindo-se, excepcionalmente, o recebimento até 11,0° C.
II – Conservação e expedição do leite no posto de refrigeração: 4,0° C.
III – Conservação do leite na usina de beneficiamento ou fábrica de laticínios antes da pasteurização: 5,0° C.
IV – A temperatura de conservação do leite cru refrigerado na unidade de beneficiamento de leite e derivados pode ser de até 7° C, quando o leite estocado apresentar contagem microbiológica máxima de 300.000 UFC/ mL anteriormente ao beneficiamento.
Conforme o exposto nas afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2453391 Veterinária
A Instrução Normativa nº 77, de 2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), permite o uso de tanques comunitários para refrigeração do leite. Após cada ordenha, o leite deve ser imediatamente transportado do local de produção para o tanque de uso comunitário, em latões com identificação do produtor, sendo proibido o recebimento de leite previamente refrigerado. O titular e o responsável pela recepção do leite devem fazer a seleção dos leites pelo teste do Álcool/Alizarol de cada latão. Qual é a concentração mínima que deve ter o Álcool/Alizarol no momento do recebimento do leite?
Alternativas
Q2453392 Veterinária
De acordo com o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Leite Cru Refrigerado (IN nº 76 de 2018), o leite cru refrigerado deve atender aos seguintes parâmetros físico-químicos.
Alternativas
Q2453393 Veterinária
Os procedimentos de controle da Listeria monocytogenes em produtos de origem animal prontos para o consumo tem como objetivo monitorar e assegurar a inocuidade desses produtos. Segundo a Instrução Normativa nº 9, de 2009, do Mapa, quais devem ser as características físico-químicas dos produtos onde o monitoramento da Listeria monocytogenes é obrigatório?
Alternativas
Q2453394 Veterinária
Na inspeção de aves, a etapa de gotejamento é destinada ao escorrimento da água da carcaça decorrente da operação de pré-resfriamento. Ao final dessa fase, a absorção da água nas carcaças de aves submetidas ao pré-resfriamento por imersão não deverá ultrapassar qual porcentagem de seus pesos?
Alternativas
Q2453395 Veterinária
Na indústria de produtos de origem animal, as análises de autocontrole são efetuadas pelos estabelecimentos para controle de processo e monitoramento da conformidade das matérias-primas, dos ingredientes, dos insumos e dos produtos. Com relação a esse assunto, o que é a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC)?
Alternativas
Q2453396 Veterinária
A capacidade de sobrevivência e a multiplicação dos microrganismos em um alimento estão relacionadas às caraterísticas próprias dos alimentos (fatores intrínsecos) e aos fatores ambientais do lugar onde os alimentos se encontram (fatores extrínsecos). Qual alternativa a seguir descreve apenas fatores intrínsecos associados ao crescimento microbiano?
Alternativas
Q2453397 Veterinária

O controle da umidade dos alimentos pode ser feito por alguns processos tecnológicos. A ______________ controla os microrganismos pela remoção da umidade, prevenindo alterações físicas e químicas. A ______________ aumenta a pressão osmótica, promove a desidratação do protoplasma e leva à ruptura da membrana plasmática dos microrganismos. A ______________ baseia-se na aplicação de fumaça aos alimentos com o objetivo de gerar caraterísticas sensoriais, secagem e produção de compostos bactericidas/bacteriostáticos, que, junto ao calor, atuam como conservante.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas acima.

Alternativas
Q2453398 Veterinária
Os microrganismos indicadores de qualidade de um alimento podem apontar para a ocorrência de contaminação de origem fecal, provável presença de patógeno, deterioração potencial e condições sanitárias inadequadas de processamento, produção ou armazenamento. Qual alternativa a seguir contém somente microrganismos indicadores de contaminação fecal e da qualidade higiênico-sanitária do alimento? 
Alternativas
Q2453399 Veterinária
Os estabelecimentos de produtos de origem animal que realizam comércio interestadual e internacional, sob inspeção federal, são classificados em: I – de carnes e derivados; II – de pescado e derivados; III – de ovos e derivados; IV – de leite e derivados; V – de produtos de abelhas e derivados; VI – de armazenagem. Baseado no Decreto nº 9.013, de 2017, atualizado pelo Decreto nº 10.468, de 2020, do MAPA, assinale a alternativa CORRETA sobre esse assunto.
Alternativas
Q2453400 Veterinária
O tratamento térmico aplicado na indústria de alimentos, processo tecnológico que visa aumentar o tempo de prateleira dos alimentos e garantir a segurança alimentar, pode promover modificações indesejáveis, por exemplo, a cor pode sofrer alterações pelo aparecimento de substâncias coloridas, como nas reações de caramelização e reação de Maillard. Assinale a alternativa que contém um exemplo de alimento que passa por esse tipo de alteração.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: C
5: C
6: D
7: A
8: A
9: A
10: D
11: A