Questões de Concurso Público DPE-SP 2010 para Agente de Defensoria - Comunicação Social

Foram encontradas 19 questões

Q32000 Comunicação Social
A 1º Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) terminou na noite do dia 17 de dezembro de 2009, aprovando 672 propostas que podem, no futuro, virar projetos de lei ou balizar políticas públicas da área. Entre elas, está a
Alternativas
Q32005 Comunicação Social
Marcelo Pimenta e Silva publicou, no Observatório da Imprensa (1/9/2009), um artigo sobre o Príncipe Eletrônico de Octávio Ianni. Para o autor, o príncipe de Ianni se desenvolve em decorrência dos outros dois exemplos: o de Maquiavel e o de Gramsci. Para o primeiro, há o sentido de que o príncipe é uma pessoa como metáfora do Estado. Figura política que se sobressai com destaque pelo poder de liderança frente aos demais de seu círculo social. O "poder" dele vem do atributo de conciliar a capacidade de situação e liderança (virtù) com as condições sociopolíticas (fortuna) que o rodeiam... Já o moderno príncipe de Gramsci se diferencia do modelo teorizado por Maquiavel no século 16. O moderno não é representado por uma figura política de uma pessoa - um líder visto como personificação e síntese da própria política -, mas uma organização composta por figuras que de maior ou menor espaço político influem um estado de participação, o que faz com que o partido tenha o poder." O "príncipe eletrônico, não é nem a pessoa política definida por Maquiavel, nem o partido ressaltado por Gramsci."

O príncipe de Ianni, segundo o autor é representado
Alternativas
Q32006 Comunicação Social
Há um processo de edição de sons e imagens em que a sequência pode ser alterada em qualquer momento da operação sem prejuízo do resultado planejado. Esse acesso randômico é característica
Alternativas
Q32007 Comunicação Social
Os editores de organizações jornalísticas responsáveis estão ficando cada vez mais cautelosos a respeito do uso de fontes secretas. Sua preocupação parece centralizarse no seguinte: 1) a possibilidade de que a mídia esteja sendo usada por fontes que insistem no sigilo ou por repórteres que inventam as coisas e as colocam nas suas matérias, atribuindo-as às chamadas fontes confidenciais; 2) a possibilidade de perda de credibilidade, sempre que os leitores ou telespectadores não recebam a informação exata a respeito das fontes específicas de informações importantes; e 3) as dificuldades de defesa em processos por difamação, quando os juizes se recusam a considerar a prova da exatidão das matérias em disputa, desde que baseadas em fontes que a mídia se recusa a identificar.
(http://www.igutenberg.org/analise1.html. Acesso em 12/01/2009)

Em jornalismo essa forma de veicular informação é chamada de
Alternativas
Q32009 Comunicação Social
Imagem 004.jpg

Originais gráficos, como a tira acima, são chamados de originais
Alternativas
Q32010 Comunicação Social
A Justiça de São Paulo determinou que a SPTrans não poderá mais exigir exames para conceder a isenção de tarifa a deficientes físicos e mentais. Agora a empresa somente pode exigir os requisitos especificados na lei municipal onze mil duzentos e cinquenta barra noventa e dois. A liminar foi obtida por ação da Defensoria Pública do Estado que atendeu pedido de representantes dos deficientes.


(Adaptado de matéria da Folha Online - 03/12/2009)

O número da lei municipal foi escrito por extenso para
Alternativas
Q32011 Comunicação Social
Em fotografia digital, a sigla CCD significa
Alternativas
Q32014 Comunicação Social
Há um processo de impressão destinado a grandes volumes de trabalho que se caracteriza por usar uma matriz que é constituída de um cilindro de aço revestido por uma camada de cobre onde o grafismo é gravado em baixo relevo. A máquina utilizada nesse processo chega a 60 mil rotações por hora. Apresenta a vantagem de executar com rapidez os trabalhos de muito bom nível e usar tinta com secagem rápida. Entretanto essa alta tecnologia tem matrizes de alto custo e a alimentação do suporte só pode ser feita por bobina.

Trata-se da impressão
Alternativas
Q32016 Comunicação Social
No dia 26 de maio, os órgãos de imprensa destacaram a participação do consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, no II Fórum Nacional de TVs Públicas. Na ocasião Bechara revelou a importância do Canal da Cidadania, que será implementado pelo Ministério:

A ideia do Canal da Cidadania é ser o canal da cidade. Os municípios precisam se mostrar. O canal será um espaço para as comunidades. Também vamos permitir a programação dos poderes locais, o que vai dar mais transparência ao cidadão. Além disso, será o canal da governança eletrônica. Isso vai permitir que serviços públicos possam ser prestados utilizando a interatividade.

O consultor jurídico destacou que o cidadão poderá
Alternativas
Q32017 Comunicação Social
Relacione os seguintes conceitos:

a. Consiste em ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir clientes. (Saul Fruta Bekin)

b. Setor planejado com objetivos definidos para viabilizar toda a interação possível entre a Organização e seus empregados. (Margarida M. K. Kunsch)

c. Objetiva conquistar simpatia, credibilidade e confiança, realizando como meta finalista a influência político- social. (Margarida M. K. Kunsch) aos nomes:

I. Comunicação Institucional.

II. Comunicação Interna.

III. Endomarketing.
Alternativas
Q32021 Comunicação Social
Considere as figuras abaixo.

Imagem 005.jpg

Os sinais convencionais de correção de provas gráficas significam, respectivamente,
Alternativas
Q32022 Comunicação Social
Segundo Manuel Castells, as transformações que nos levam à sociedade da informação, estão em estágio avançado nos países industrializados e definirão um paradigma, o da tecnologia da informação, que interfere nas relações sociais e na economia. Para o autor, as características fundamentais desse paradigma são:
Alternativas
Q32025 Comunicação Social
Cadeia continua lotada mesmo com remoção de 31 detentas

Apesar da remoção de 14 mulheres ontem e de mais 17 previstas para hoje, a cadeia feminina de Votorantim continuará superlotada. Ontem ela amanheceu com 147 detentas, número que nesta sexta-feira deve baixar para 116, caso não haja novas prisões nesta data. Ocorre que a população carcerária no local é 2,4 vezes maior que a capacidade da unidade, de 48 pessoas.
(Jornal Cruzeiro do Sul Online - 4/12/2009)
O título e o lead dessa matéria apresentam um vício condenado por boa parte dos editores. Eles são textos
Alternativas
Q32026 Comunicação Social
Um membro da Defensoria Pública reclama a um dos Agentes de Comunicação Social que o seu blog tem pouca visibilidade. O Agente disse ao Defensor Público que é necessário fazer uma análise das tags para saber se elas favorecem o SEO. O responsável pelo blog deve entender que tags
Alternativas
Q32027 Comunicação Social
O Conselho Superior da Defensoria Pública solicitou aos Agentes de Comunicação Social um plano para aproximar a entidade dos cidadãos. Os agentes apresentaram um projeto de interatividade visando provocar no receptor da mensagem uma resposta direta. Para isso sugeriram a criação de linhas telefônicas gratuitas, disponíveis 24 horas por dia, em todos os dias da semana. Este tipo de estratégia tem o nome de Marketing
Alternativas
Q32028 Comunicação Social
Para uniformizar as ações do público interno e intermediários, algumas organizações criam folhetos para esses públicos explicando como será a campanha de propaganda ou a promoção relacionada à atividade em que se foca a ação. Esses folhetos são conhecidos no meio por
Alternativas
Q32029 Comunicação Social
Em 1996, uma revista americana, defensora de uma moderna linha teórica da área de Comunicação, publicou um artigo do físico Alan Sokal denominado Transgredindo as fronteiras: Em direção a uma hermenêutica transformativa da gravitação quântica. Tempos depois, o autor revelou que seu artigo era uma farsa e que ele pretendia mostrar as incongruências cometidas pelos defensores da moderna teoria. Com Jean Bricmont escreveu depois "Imposturas Intelectuais" (livro) onde analisam textos de Lacan, Kristeva, Baudrillard, Deleuze, Virilio, entre outros. As criticas de Sokal são dirigidas, principalmente, aos defensores
Alternativas
Q32033 Comunicação Social
A substituição que mantém o sentido e a correção originais é a de
Alternativas
Q32034 Comunicação Social
Considere as afirmativas abaixo.

I. Hoje convivemos muito mais com amigos e desconhecidos, e, nesse caso, ser afável é uma vantagem (linhas 24 a 26). Se o período for iniciado por "Ser afável é uma vantagem", estará correto iniciar o segundo termo por "em que pese".

II. No período as boas maneiras, além de não serem apenas coisa de um passado mítico de galanteria, ainda ficaram mais importantes na vida contemporânea (linhas 20 a 22), as orações articulam-se com sentido de adição.

III. A oração subordinada ser afável (linha 26) tem valor de substantivo, e pode ser corretamente substituída por a afabilidade.

Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: A
5: A
6: D
7: D
8: E
9: C
10: A
11: C
12: A
13: D
14: D
15: E
16: C
17: B
18: A
19: D