Questões de Concurso Público DPE-RR 2015 para Biblioteconomista
Foram encontradas 26 questões
I. Independentemente do número de bibliotecários envolvidos com a gestão da coleção, todas as atividades devem ser cuidadosamente coordenadas ou a coleção perde foco e coerência.
II. O desenvolvimento de coleções é algumas vezes chamado tanto uma arte como uma ciência. Ele combina criatividade com conhecimento empírico. A prática dá significado à teoria, refina o desempenho e constrói a maestria.
I. A memória corporativa, aquele conjunto de dados, informação e conhecimento que reside em arquivos, mas também primariamente na memória do pessoal, é valiosa como uma fonte de conhecimento para formular os objetivos e alvos estratégicos de uma organização.
II. A forma como a mudança é administrada se tornou tão importante quanto o próprio resultado do processo de mudança.
III. Os teóricos apontam dois tipos de mudança. A mudança fundamental é baseada na preservação de aspectos bem sucedidos do que já foi criado e a construção da mudança sobre eles. A mudança incremental é baseada no abandono do existente, desafiando velhos conceitos e buscando fazer as coisas de uma forma completamente nova.
IV. A mudança é algumas vezes custosa para implementar, ainda que inevitável no atual ciclo de vida de bibliotecas e outras organizações intensivas em conhecimento.
I. Conjunto de investigações que permitem planejar e melhorar os sistemas de informação.
II. Indagação sistemática de características, necessidades, conduta e opiniões dos usuários reais e potenciais dos sistemas de informação.
É correto afirmar que
I. Perguntas abertas.
II. Perguntas fechadas.
III. Perguntas neutras.
IV. Perguntas encorajadoras.
a. Tendem a restringir o foco de forma distinta a um assunto ou fonte específicos e ajudam a aumentar o entendimento do bibliotecário sobre a necessidade de informação do usuário.
b. Ajudam o bibliotecário a ver a pergunta, tanto quanto possível, do ponto de vista do usuário, e a ter uma melhor noção do contexto que levou à pergunta.
c. Buscam obter respostas descritivas e tipicamente começam com “o que", “quando", “onde" e “como".
d. Ajudam o bibliotecário a não tirar conclusões precipitadas sobre as necessidades do usuário, baseadas em experiência, preconceito ou história passada com aquele usuário.
I. Elementos textuais.
II. Mancha.
III. Posfácio.
a. Matéria informativa ou explicativa, posterior à conclusão do texto que, de alguma forma, altere ou confirme seu conteúdo.
b. Área de grafismo de um leiaute ou página.
c. Parte do trabalho em que é exposta a matéria.
I. GUNCHO, M. R. A educação à distância e a biblioteca universitária. In: SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 10., 1998, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Tec Treina, 1998. 1 CD-ROM.
II. EMBRAPA. Unidade de Apoio, Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária (São Carlos, SP). Paulo Estevão Cruvinel. Medidor digital multissensor de temperatura para solos. BR n. PI 8903105-9, 26 jun. 1989, 30 maio 1995.
III. BRASIL. Medida provisória no 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Estabelece multa em operações de importação, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p. 29514.
IV. BARROS, Raimundo Gomes de. Ministério Público: sua legitimação frente ao Código do Consumidor. Revista Trimestral de Jurisprudência dos Estados, São Paulo, 19(139):53-72, ago. 1995.
A afirmativa está
I. Sistema push (empurrar; impulsionar).
II. Sistema pull (puxar, arrancar).
a. Busca em bases de dados.
b. Serviço de disseminação seletiva de informações.
c. Prestação de serviço via correio eletrônico.
d. Usuário tem ação pró-ativa.
I. registro público;
II. disseminação;
III. meio de obtenção de prestígio e reconhecimento.
Ocorre que
I. Doutrina.
II. Legislação.
III. Jurisprudência.
a. Confere ao direito uma dinâmica na interpretação da norma jurídica ao caso concreto, amoldando-o às necessidades do momento.
b. Gera modelos dogmáticos ou hermenêuticos, pois desempenha frequentemente uma posição de vanguarda, esclarecendo o significado dos modelos jurídicos correspondentes a fatos e valores, sendo utilizada como meio de auxílio e orientação.
c. Emana de autoridade competente, é difundida pelos meios oficiais de publicação, sendo dotada de generalidade, abstração, permanência, sanção, obrigatoriedade.
I. Segundo a NBR 12676, a qualidade na indexação depende, entre outros fatores, da linguagem de indexação usada. Esta deve ser consistente e não admitir novos termos ou mudanças na terminologia.
III. A principal decisão de uma política de indexação diz respeito à exaustividade, a qual corresponde ao número de termos atribuídos, em média, aos documentos, porém, ela redundará em menor precisão nas buscas.
IV. Uma das principais vantagens proclamadas para se adotar um vocabulário controlado é que ele melhorará a coerência na representação do conteúdo temático.
Interculturalidade, direito e direitos indígenas, por V. Teixeira. Tese. USP.
Resumo: Analisa um paradigma intercultural para o direito na América Latina, tendo em vista a integração jurídica e a consolidação democrática no continente e os direitos indígenas. Na conclusão, apontam-se alguns campos de pesquisa interculturais para a teoria do direito.
Assuntos: Interculturalidade e direito na América Latina, Direitos indígenas, América Latina, Integração jurídica, Democracia, Teoria do direito.
Para representar o conteúdo temático do documento, a bibliotecária empregou a indexação