Questões de Concurso Público AL-MS 2016 para Jornalista
Foram encontradas 31 questões
Considere:
I. atrair a atenção inicial do leitor.
II. complementar uma informação da matéria.
III. traçar o perfil de um personagem.
IV. ter como objetivo a compra da publicação.
Admitindo-se como principais características, é correto afirmar que se referem
A primeira delas trata-se de um espaço que é publicado com certa regularidade. A segunda procura explicar um fato noticiado e que tem desdobramentos.
Essas são, respectivamente, definições de
A RAC − Reportagem Assistida por Computador é, inegavelmente, fruto dos avanços da informática e sua utilização é cada vez maior nas redações de todos os veículos de comunicação. Assim sendo, considere:
I. O seu exercício está marcado pelo uso de planilhas de cálculo.
II. Na coleta de material, desprezam-se as fontes primárias.
III. Lança-se mão, prioritariamente, de bancos de dados.
IV. Navega-se na Internet coletando inúmeras informações.
Sobre a RAC, está correto o que consta APENAS em
Sangramento é um recurso utilizado na diagramação de fotos e ilustrações, como pode-se constatar nas ilustrações abaixo:
Sobre isso, considere:
I. O sangramento cria a ilusão de que a imagem continua para fora da página.
II. O sangramento acaba destruindo parte da moldura, eliminando o padrão da página.
III. O exemplo X é mais recomendável que o Y, pois apresenta mais elementos ilustrativos.
IV. Chama-se sangramento, pois, ao se refilar a publicação, corta-se uma parte da imagem.
Está correto o que se afirma APENAS em
A interpretação da sociedade contemporânea como um espaço mundial, com trocas desiguais de toda ordem, inclusive de informações, permitiu pensadores como Herbert Schiller a criar o conceito de imperialismo cultural, descrito como o conjunto de processos pelos quais uma sociedade [nacional] é introduzida no sistema moderno mundial, e a maneira pela qual sua camada dirigente é levada, por fascínio, pressão, força ou corrupção, a moldar as instituições sociais para que correspondam aos valores e estruturas do centro dominante do sistema ou ainda para lhe servir de promotor dos mesmos (apud MATTLEARD, Armand e Michéle: História das Teorias da Comunicação. São Paulo: Loyola, 1999, p. 117)
Esta forma de abordagem para interpretar o fluxo cultural entre nações se fundamenta no arcabouço teórico-metodológico da
Considere:
I. A internet é uma rede formada por cabos e dispositivos de radiofrequência que interligam servidores, clientes e redes de computadores de todo o mundo numa única malha.
II. A world wide web é uma teia de documentos em formatos hipermídia (sites, portais etc.) que podem ser acessados por estarem hospedados em servidores conectados à internet.
III. A internet, ou também world wide web, é uma rede mundial de computadores que liga dispositivos fixos ou móveis para tráfego de informações de diversos tipos.
IV. Na internet é possível rodar tanto conteúdos específicos da world wide web quanto de outras plataformas, como protocolos para trocas de arquivos ou envio de mensagens simples de texto.
Está correto o que se afirma APENAS em