Questões de Concurso Público PGE-MT 2016 para Analista – Bacharel em Direito

Foram encontradas 10 questões

Q764227 História e Geografia de Estados e Municípios
Considere o trecho a seguir:
O quadro de tensão no Prata levou o governo imperial a propor, em abril de 1864, o aumento do efetivo do Exército em tempos de paz para 22 mil homens. A câmara de Deputados aprovou a proposta mas, em fins de 1864, o Brasil dispunha de uns 18 mil soldados profissionais espalhados pelo país. Também não se tomou medida defensiva séria no território mais vulnerável do Império, o Mato Grosso, embora em 1863 o próprio Ministro da Guerra afirmasse que era necessário conservar uma força do Exército nessa província, pois seria ‘imprevidência’ enviá-la quando ‘circunstâncias inesperadas’ o exigissem.
(DORATIOTO, Francisco. Maldita Guerra. Nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 98)
A constatação da vulnerabilidade do Mato Grosso referida pelo autor, pode ser relacionada, no contexto histórico em questão,
Alternativas
Q764228 História e Geografia de Estados e Municípios
Considere o trecho a seguir:
Os colonizadores hispânicos, certamente, haviam transitado por terras que hoje constituem Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas nelas não se fixaram, ou, se o fizeram, suas vilas não progrediram e foram, mais tarde, abandonadas: Puerto de los Reyes, em pleno pantanal mato-grossense e Santiago de Xerez, na borda do Pantanal, próximo ao rio Miranda.
(SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História do Mato Grosso. Cuiabá: Entrelinhas, 2009, p.5)
Dentre as razões para que o território mencionado, no século XVI, não tivesse sido colonizado por espanhóis, está a
Alternativas
Q764229 História e Geografia de Estados e Municípios
Nos anos 1970, durante o Regime Militar, o Estado do Mato Grosso foi foco de vários programas federais de estímulos econômicos setoriais e de integração nacional, dentre os quais, havia o
Alternativas
Q764230 História e Geografia de Estados e Municípios

Considere os seguintes artigos da Lei Complementar nº 31, de 11/10/1977:


Art. 35 − O Senador eleito pelo Estado de Mato Grosso, cujo mandato termina em 31 de janeiro de 1983, representará o Estado em que, à época da respectiva eleição, tinha domicílio eleitoral.

Art. 36 − Nas eleições de 15 de novembro de 1978, para o Senado, no Estado que deva eleger três Senadores, o menos votado dos dois eleitos por sufrágio direto terá o mandato de quatro anos.

Parágrafo único − No Estado de Mato Grosso do Sul, a eleição do Senador a que se refere o § 2º do art. 41 da Constituição realizar-se-á no dia 28 de janeiro de 1979, pelo Colégio Eleitoral formado pela Assembléia Constituinte e Delegados das Câmaras Municipais.


(Disponível em: http://www.planalto.gov.br)


Levando-se em conta o teor desses artigos e seus conhecimentos sobre a História do Mato Grosso, é correto afirmar que dentre os interesses que motivaram a divisão do Estado de Mato Grosso, havia o propósito de

Alternativas
Q764231 História e Geografia de Estados e Municípios
A história do Mato Grosso é permeada por alguns momentos nos quais evidenciam-se tensões decorrentes de conflitos entre as elites político-econômicas provocando mudanças significativas no âmbito administrativo. Um episódio característico foi
Alternativas
Q764232 História e Geografia de Estados e Municípios
Considere as afirmações sobre a população mato-grossense.
I. Embora a densidade demográfica média do Estado seja de pouco mais de 3 hab/km2, é possível se encontrar vários Municípios com densidade demográfica superior a 30 hab/km2. II. Com uma esperança média de vida de 73,9 anos, observa-se que o grupo feminino apresenta maior longevidade. III. Nos últimos recenseamentos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística − IBGE tem-se observado redução contínua da população com idade superior a 60 anos.
Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q764233 História e Geografia de Estados e Municípios

Considere os textos e o mapa apresentados a seguir.


1. Alta Floresta e Matupá são os principais polos econômicos da macrorregião que tem a leste o Parque Indígena do Xingu. O sistema produtivo dos polos da região é muito semelhante e a pecuária é a principal atividade da macrorregião. Além disso, as estradas entre as cidades são boas e a comercialização de gado e insumos é intensa. A BR-163 atravessa a região.

2. A diversidade marca o sistema de produção desta macrorregião, situada sobre o bioma cerrado. Na porção oeste da macrorregião a pecuária é a atividade dominante, na porção norte o destaque é a agricultura. A porção central (Rondonópolis) é a mais diversificada e desenvolve as atividades citadas anteriormente.


 

Os textos 1 e 2 referem-se, respectivamente, às macrorregiões
Alternativas
Q764234 História e Geografia de Estados e Municípios
Sobre o agronegócio em Mato Grosso, considere.
I. O espaço rural mato-grossense, que já nasce diferenciado, sente os efeitos do agronegócio que se manifesta através do crescimento da renda no campo sobre a indústria e os serviços. II. A expansão do agronegócio tem possibilitado a reformulação da histórica estrutura fundiária, pois tem sido observada a redução do número e extensão dos latifúndios. III. Uma das críticas ao agronegócio é a degradação ambiental, tanto com a utilização de monoculturas e de químicas para a correção da acidez do solo, característico do cerrado, como com o uso dos defensivos agrícolas.
Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q764235 História e Geografia de Estados e Municípios

Considere o gráfico abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a dinâmica socioeconômica do Mato Grosso permitem afirmar corretamente que

Alternativas
Q764236 História e Geografia de Estados e Municípios

Considere o mapa do Estado do Mato Grosso.

Imagem associada para resolução da questão


A linha que une Cuiabá e São Felix do Araguaia atravessa área de predomínio

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: B
5: E
6: B
7: A
8: A
9: C
10: D