Questões de Concurso Público SEGEP-MA 2016 para Analista Ambiental – Engenheiro Agrônomo
Foram encontradas 34 questões
A Legislação Federal (Lei no 9.974/2000 e Decreto no 4.074/2002) determina que a destinação correta das embalagens vazias de defensivos agrícolas cabe a todos os agentes atuantes na produção agrícola: agricultores, canais de distribuição/cooperativas, indústria fabricante e poder público.
As embalagens de defensivos agrícolas são classificadas em dois grandes grupos: laváveis e não laváveis. As embalagens laváveis são rígidas (plásticas, metálicas ou de vidro) e servem para acondicionar formulações líquidas para serem diluídas em água.
As embalagens plásticas rígidas vazias de defensivos agrícolas colocadas no mercado são as do tipo lavável e podem ser recicladas, desde que corretamente limpas. O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) instrui que:
Uma das opções para a produção de energia a baixo custo nas áreas rurais é o biogás. Apesar de ser conhecido há muito tempo, só mais recentemente os processos de obtenção de biogás vêm se desenvolvendo.
As figuras abaixo apresentam 2 tipos de biodigestores.
O modelo
As técnicas de plantio impactam de diferentes formas o solo, sendo que algumas conservam mais as características físicas do solo e devem ser aplicadas. Considere as recomendações de I a V.
I. Adubo verde não deve ser usado em áreas de cultivo intensivo, pois há maior uso de arado, grade em implementos para seu plantio aumenta a compactação do solo.
II. Grade pesada provoca a quebra da camada compactada em subsuperfície chamada "pede-grade".
III. Plantio direto é recomendado mesmo com a aplicação de herbicidas.
IV. Crotalária não deve ser usada como adubo verde em lavouras de milho mecanizada, pois suas sementes se misturam aos grãos colhidos por colheitadeiras de plataforma.
V. Capina com enxada rotativa deve ser evitado por facilitar a erosão devido a desagregação de partículas.
São recomendações para o preparo do solo APENAS:
Uma estação agroclimatológica tem por finalidade fornecer informações para estudar a influência do clima sobre as culturas, além de realizar observações que determinam o crescimento e desenvolvimento das culturas. O local onde é instalada deve ser representativo da região, coberto com grama rasteira, cercado com tela. Na estação se destaca o abrigo meteorológico que consiste numa caixa de madeira, pintada de branco com teto duplo, paredes e porta de venezianas, voltada para o sul.
Além do termômetro de máxima, psicrômetro e termohigrômetro, no abrigo ficam
O conhecimento das proporções dos diferentes tamanhos de partículas em um solo é importante para o entendimento do comportamento e manejo do solo. A textura de um solo é considerada uma propriedade básica do solo e é importante para manejo de máquinas, cultivos e aplicação de herbicidas. Na tabela abaixo são fornecidos os resultados de três solos: RQ, LVA e LVdf.
Utilizando a escala de Classes Texturais acima, pode-se definir os solos como:
A principal função da embalagem é proteger o produto até o momento do seu consumo. Embalagens adequadas podem contribuir para diminuir o elevado índice de perdas pós colheita. Estima-se que 20 a 30% das hortaliças e frutas produzidas saem do campo mas não chegam ao consumidor final. As embalagens mais utilizadas são as de madeira, papelão e plástico.
Suas principais características são:
Sistema de irrigação é um conjunto de equipamentos, acessórios, formas de operação e manejo que, de forma organizada, realiza o ato de irrigar culturas. Os principais sistemas podem ser: Convencional; Inundação, Mecanizado; Gotejamento; Sulcos, Elevação de lençol freático; Gotejamento subsuperficial; Microaspersão. O método ou a maneira de como irrigar pode ser: aspersão, superfície, subterrânea, localizada.
Considere as afirmativas sobre os sistemas de irrigação.
I. Os sistemas de sulco e inundação são os mais utilizados no método de irrigação subterrânea.
II. Os sistemas gotejamento e gotejameto subsuperficial são os mais utilizados no método de irrigação subterrânea.
III. Os sistemas gotejamento e microaspersão são os mais utilizados no método de irrigação localizada.
IV. Os sistemas mecanizado e elevação do lençol freático são os mais utilizados no método de irrigação de superfície.
V. Os sistemas convencional e mecanizados são os mais utilizados no método de irrigação por aspersão.
Está correto o que se afirma APENAS em
Considere:
I. 6CO2 + 12NADPH2 → C6H12O6 + 12NADP + 6H2O.
II. 6O2 + C6H12O6 → 6H2O + 6CO2.
III. Milho, Sorgo.
IV. CAM, C4 e C3.
V. Rubisco.
Os itens acima representam, respectivamente:
Calcular a Capacidade de Troca Catiônica a pH7 (CTC), Soma de Bases (SB) e Saturação de Bases (V%).
A Necessidade de Calagem (NC), em t/ha de CaCO3, para se conseguir uma Saturação de Bases (V%) de 70%, é de, aproximadamente,
A falta ou a insuficiência de nutrientes debilita e atrasa o desenvolvimento das plantas que passam a apresentar sintomas de deficiência nutricional. A identificação visual de deficiência nutricional ajuda a diagnosticar problemas com lavouras ou plantas isoladas. Considere os sintomas de deficiência de alguns macronutrientes essenciais abaixo.
I. Redução do crescimento foliar, clorose e/ou amarelecimento e queda das folhas. Sintomas aparecem primeiro nos caules e/ou nas folhas mais velhas.
II. Redução do crescimento do caule e radicular, aparecimento de necroses nas folhas e pecíolos. Folhas mais velhas ficam avermelhadas.
III. Malformação das folhas mais jovens, encurvamento dos ápices, clorose marginal que evolui para necrose, levando a folha a morrer da extremidade para o centro, Redução do crescimento radicular.Os sintomas acentuam-se nas partes mais jovens das plantas.
Os sintomas descritos correspondem, respectivamente, a deficiências de
Considere as afirmativas a respeito da compostagem.
I. Os fertilizantes minerais nitrogenados não podem ser adicionados em materiais orgânicos a serem compostados, pois inibem o processo de compostagem.
II. A maturidade do composto ocorre quando a decomposição microbiológica se completa e a matéria orgânica é transformada em húmus.
III. No processo de compostagem a energia produzida pelos microrganismos promove um incremento de temperaturas. Quando essas encontram-se superiores a 40 °C começam a predominar os microrganismos termófílicos, responsáveis pela decomposição acelerada da matéria orgânica. Nessa fase, as temperaturas ultrapassam os 55 °C, promovendo a eliminação dos microrganismos patogênicos para os humanos ou para as plantas.
IV. Durante o processo de compostagem é possível observar três fases: uma primeira inicial e rápida de fitotoxicidade ou de composto cru ou imaturo, seguida de uma segunda fase de semi-cura ou bioestabilização, para atingir finalmente a terceira fase, a humificação, acompanhada da mineralização de determinados componentes da matéria orgânica.
V. A relação C/N (peso em peso) ideal para a compostagem é frequentemente considerada como 4. Dois terços do carbono são liberados como dióxido de carbono que é utilizado pelos microrganismos para obter energia e o outro terço do carbono é utilizado para constituir CO2.
É correto o que se afirma APENAS em